#7. Não desobedeça a Deus por causa dos outros

Espalhe este texto!

#7. Não desobedeça a Deus por causa dos outros

Desobediência a DeusNeste post vamos entender que não temos que dar ouvidos à críticas destrutivas e opiniões alheias quanto a certos assuntos (opiniões e críticas construtivas são sempre bem-vindas), mas, quando se tem o intuito de desmoralizar ou há despeito, elas devem ser descartadas! Mas, o foco mesmo é entendermos que não temos que desobedecer a Deus nunca, principalmente por causa da influência de outras pessoas! Citarei somente duas passagens de 1 Samuel e um verso de Efésios. Vamos lá?!

“E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.”
1 Samuel 13:8-14

O início do capítulo 13 do primeiro livro de Samuel fala sobre os filisteus que haviam se reunido em grande quantidade para pelejar contra Israel. Os israelistas estavam angustiados e com medo dos filisteus... Nessa situação desceram para outras terras e lá aguardavam por Samuel. Saul, que naquela ocasião era o líder, também estava esperando pelo profeta, só que até determinado momento, Samuel ainda não tinha voltado, e com isso, o povo ia se afastando de Saul. O rei (Saul) juntou as duas situações: A impaciência (pelo fato de Samuel ainda não ter voltado) com a atitude e opinião do povo e acabou desobedecendo ao que Samuel lhe tinha dito:

“Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.”
1 Samuel 10:8

Samuel tinha dito a Saul pra ele esperar, porque quem sacrificaria os holocaustos seria ele (Samuel), mas, como já foi dito, por causa da impaciência e da pressão do povo ao redor, Saul acabou desobedecendo e o resultado: Deus ia confirmar o reino de Saul em Israel para sempre, mas por causa da desobediência, o reino dele (de Saul) não permaneceu! E aí Deus já tinha buscado por um homem segundo o Seu coração, que no decorrer da história, percebe-se que é Davi (Atos 13:22).

Ainda no tema de desobediência ao Senhor por se deixar levar pela pressão dos outros, recomendo a você que leia 1 Samuel 15. Deixo aqui um pouco resumida a história descrita nessa passagem e um versículo:

Deus usa Samuel para falar com Saul a respeito dele (Saul) ir ferir o povo de Amaleque e tudo o que tiver lá, desde mulheres, crianças, bois, vacas, carneiros, etc. e não poupar nada! (1 Sm 15:1-3)

Porém Saul mais uma vez não obedeceu a Deus! Ao invés de acabar com tudo, ele salvou ovelhas, vacas e cordeiros, e ainda por cima levou o rei amalequita vivo. (1 Sm 15:7-9)

No decorrer do capítulo, Samuel foi se encontrar com Saul e percebeu que o rei salvou alguns animais de Amaleque e também ficou sabendo que o rei amalequita (Agague) ainda estava vivo! Desse encontro surge um versículo muito interessante:
[..] Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; [..]
1 Samuel 15:22

Sabe qual foi a “desculpa” que Saul deu a Samuel?!

“Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.”
1 Samuel 15:24

Ou seja: Saul desobedeceu a Deus porque temeu ao povo e deu ouvido à voz de outras pessoas! E mais uma vez lá no versículo 28 desse mesmo capítulo (15), o Senhor confirma mais uma vez a queda do reinado de Saul!

Fica a dica pra todos vocês: NÃO DEIXEM DE FAZER A VONTADE DEUS POR CAUSA DA OPINIÃO DOS OUTROS!! INFELIZMENTE TEM GENTE QUE SE DESVIA DOS CAMINHOS DO SENHOR PORQUE OLHAM PARA PASTORES, IRMÃOS E OUTRAS PESSOAS! MANTENHA O FOCO SEMPRE EM CRISTO QUE MORRER PARA TE DAR VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA!!

Vi esta frase no Twitter a algum tempo e ela é muito interessante. Diz mais ou menos assim:

“Viva não pensando com o que os outros vão pensar sobre você! Viva pensando no que é que Deus tá pensando sobre você!”

Apenas duas considerações sobre a frase acima:

01. Há pessoas que vivem para agradar aos outros, infelizmente; Não podemos ser assim! Temos que pensar sempre em nossas ações e pensamentos: "- Será que isso que estou fazendo agrada a Deus?!"

02. O fato de não se importar com o que os outros vão pensar é relativo. Lembre-se que você foi separado pra fazer a diferença! Para ser sal e luz dessa terra! Você não vai fazer tudo o que te der vontade, achando que “ah, eu não ligo pra opinião dos outros!” Tem que ter cautela! E se o que você for fazer escandalizar o Nome de Cristo?! {Leia este post que fala sobre esse tema.}

Permaneça na Paz do Pai! Fiquem com Deus! =D

“Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.”
Efésios 6:6-7
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.