#14. O que é guardar o coração?

Espalhe este texto!

#14. O que é guardar o coração?

O que é guardar o coração?Você tem guardado o teu coração? Ou você não sabe o que é isso? Pois bem, observe um belo conselho que a Bíblia nos ensina:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
(Provérbios 4:23)

A dica é objetiva: Se você tiver que escolher guardar qualquer coisa, escolha guardar o teu coração, afinal é dele que saem todas as coisas! Tá vendo como é importante guardar o nosso coração?! Você tem feito isso? Agora veja algumas outras dicas importantes:

01. Não se corrompa! 
Daniel, quando foi à Babilônia com seus amigos, estava diante de várias coisas que desagradavam (e desagradam ao Senhor), tais como idolatria, vários manjares oferecidos pelo inimigo, creio eu que esses manjares eram tipo prostituição ou algo assim. Mas, Daniel teve algo muito especial chamado firmeza de propósito! Ele simplesmente escolheu guardar o coração no Senhor e não se corrompeu com os costumes mundanos daquela época. Isso é lindo, principalmente quando colocado em prática por nós que queremos agradar ao Senhor em tudo.

02. Cuidado com a soberba! 
Sabe quando as pessoas começam a te exaltar, dizendo que você é bom nisso ou naquilo e aí você começa a se achar “o tal” e aí pronto: O orgulho, a falta de humildade começam a entrar no coração e você já não é mais o mesmo. Se acha melhor que os outros só por causa de uma tal habilidade que você tem. Você acha que isso agrada a Deus? Nananinanão!!!! Nem um pouco!

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”
(Provérbios 16:18)

Os elogios servem para te testar, te provar:

“Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores.”
(Provérbios 27:21)

Se você tem algum dom, talento... Alguma habilidade para algo, isso não é errado. Use isso para o crescimento da obra do Pai e para trabalhar para Ele e por Ele! Se as pessoas te parabenizarem, glória a Deus! É isso que você tem que fazer: Glorificar ao Senhor! Tudo que temos vem do Senhor e não nos é dado em vão!

“Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.”
(Salmos 115:1)

03. Relacionamentos amorosos e as “paixonites” adolescentes. 
Creio que isso já acontece com a maioria dos adolescentes, principalmente com aqueles que estão começando a “descobrir” as coisas... Aí com mais ou menos 15 anos você diz que se apaixonou por alguém e que ela é o grande amor da tua vida, planeja um monte de coisas, depois não acontece da forma que você imaginou e aí? Você fica com a cara no chão e sofre que só... Pois é! Isso é um dos resultados de você não guardar o coração! Fica em paz, jovem! (também sou um! hahahaha) A pessoa que Deus tem preparado para te fazer feliz por toda a vida chegará no momento certo. O Senhor vai te dar ela não é quando você achar que tem que ser... É quando você estiver preparado! (Aconselho a leitura deste post)

04. Quais são os teus tesouros? 
Jamais se apegue a objetos materiais nem ame a ninguém mais do que a Deus! Cuidar e zelar de tudo o que você tem é válido. Sim, temos que zelar da nossa casa (materialmente falando), dos nossos objetos pessoais, tipo, celulares, computadores, porém, se prender a eles jamais!

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
(Mateus 6:19-21)

Referente à pessoas, é óbvio que amamos muuiiittoooo nossos pais, amigos, irmãos, companheiros e outras pessoas. Porém, cuidado se você espera demais de alguém. Não é que você vai ter que ficar o tempo todo com a “pulga atrás da orelha”, mas, é apenas questão de acreditar em algumas pessoas, porém confiar totalmente de todo o nosso coração somente no Senhor Jesus e em mais ninguém! E cuidado com aquela história de que “por você eu ponho a mão no fogo”.

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
(Jeremias 17:5,7,9-10)

05. Fuja dos sentimentos perversos. 
Pesquisas científicas dizem que guardar ressentimentos, rancor e mágoas aumenta a probabilidade de alguém ter câncer. Nessa lista de sentimentos perversos, podemos incluir a ira, o rancor, o ódio, a mágoa, a inveja, o egoísmo, a falta de perdão e muitos outros sentimentos que acabam com o nosso coração. Deus é amor! No nosso coração não pode ter lugar para essas coisas horríveis! E nada dessa história de pagar os outros na mesma moeda, nem se vingar.

(Recomendados: 1Ts 5:15 + Rm 12:14-21 + Mt 5:7 + Mt 18:21-22)

“Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.”
(Eclesiastes 11:10)

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
(Efésios 4:31-32)

“Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”
(Levítico 19:18)

É isso! O Senhor é bom! Guarde o teu coração, não em qualquer lugar, mas, entregue ele por completo ao Senhor Jesus. Ele não vai passar um remendo, um curativo ou algo assim... Ele vai te dar um coração novo!

Deus te abençoe grandemente em nome do Senhor Jesus! \o/

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”
(Ezequiel 36:26)
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.