#31. Por que eu não posso pecar?

Espalhe este texto!

#31. Por que eu não posso pecar?

Por que não posso pecar? | O que é pecado?Por que não devemos pecar? O que é pecado? O que ele pode fazer em minha vida? Essas são algumas perguntas que talvez muitos de nós sabemos as respostas (ou não)! :)  Pois bem, vamos lá:

01. O que é pecado?
A primeira questão é: O que é pecado? Imagino que muitos de nós vamos responder imediatamente que pecado é aquilo que desagrada a Deus (e é), mas, se você for pesquisar em um dicionário, encontrará a definição dizendo que pecado é uma transgressão; Mas, o que é transgressão? Bem, transgredir algo é passar de algum limite, ou seja: quando alguém te diz pra você não passar da frente do sofá, por exemplo, e você vai e passa, você transgrediu o limite que te foi dado. Isso é transgressão.

No nosso caso, transgredimos quando não obedecemos aos mandamentos do nosso Deus, quando Ele nos orienta a fazermos algo e nós não fazemos ou vice-versa: quando Ele nos orienta a não fazermos algo, mas, nós fazemos. Pecamos por atitudes, pensamentos, faltas, excessos, dúvida, etc. Enfim, o Senhor nosso Deus é zeloso, Ele quer sempre o nosso bem. Ele sabe que há coisas que não nos fará bem e consequentemente, Ele se desagradará se as fizermos, e por isso, Ele nos deixou um manual de instruções chamada Bíblia! Temos que conhece-la e praticá-la, não transgredindo os ensinamentos que lá estão, assim não pecando!

02. Quais as consequências do pecado?

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:22-23)

A Palavra é clara em dizer que o salário do pecado é a morte. Sabemos que salário é aquilo que recebemos em troca de alguma obra, e o que ganhamos se pecarmos? A morte! Não apenas a morte física em si, mas, também uma morte espiritual... O pecado nos afasta de Deus e isso não é bom! O mesmo versículo ainda complementa dizendo que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus! Aleluia! É algo que ganhamos de graça e só o Senhor Jesus pode nos dar: a salvação, a vida eterna! \o/

03. Por que eu não posso pecar?

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:2)

Antes de dizer o porquê de não pecarmos, saiba que Deus nunca se afasta de nenhum de nós, mas, infelizmente, às vezes nós que nos afastamos dEle. O nosso pecado nos separa do amor tão grande do Pai.

Continuando, repare que os pecados são satisfações ilusórias, que muitas vezes achamos que é algo bom, mas, é pura ilusão! Satisfaz a carne e nos afasta do Pai, e isso acaba com nossa vida espiritual. Cara, nada se compara a estar na presença de Deus, adorando a Ele, dizendo que só Ele é Santo, que não há outro igual a Ele! É incomparável essa sensação, não há nada melhor do que sentir a presença do Senhor! É algo indescritível, você precisa sentir para saber como é!

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14:12)

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
(1 João 2:17)

Mas, por que eu não posso pecar? Bem, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu que tudo nos é lícito fazer, mas, há coisas que não nos convém fazer. São coisas que não nos edificarão espiritualmente e que nos afastarão de Deus. Um exemplo: Na Bíblia não fala que é proibido fumar, mas, sabemos que o fumo prejudica o nosso organismo, estamos ferindo o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo, além do que fumar não nos acrescenta nada de bom e é algo que está transgredindo o mandamento de cuidar do nosso corpo. Pecar nos afasta de Deus e ficar longe dEle é horrível!

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1 Coríntios 10:23)

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."
(1 João 2:1)

Outra coisa: Escolha não pecar, não apenas para você ir para o céu, não peque não somente para você não ir para o inferno. Escolha não pecar, apenas para agradar ao Senhor Deus, para viver em santidade, para não ficar longe dEle, porque ficar longe de Deus é algo terrível!! Não peque, por obediência e por amor ao Deus bondoso que se importa comigo e contigo! 

04. Há esperança para mim e para você! \o/
O nosso Deus é onisciente, Ele sabe tudo sobre cada um de nós! Ele sabe que somos pecadores inatos (já nascemos no pecado, por consequência do pecado original de Adão e Eva), mas, Ele não quer que vivamos no pecado. E sabendo disso, Ele já providenciou a redenção, a cura, a salvação! O pecado destrói, nos afasta do Pai, mas, o Senhor Jesus veio nos resgatar. Ele carregou os nossos pecados e está pronto para nos dar vida e vida em abundância! O pecado gera morte, mas, o Senhor Deus nos dá de graça a vida eterna através do Senhor Jesus! \o/

Erramos muitas vezes, fazemos coisas que desagradamos ao Pai, talvez achamos que não há perdão, mas, o Senhor Jesus está sempre disposto a nos perdoar. A Sua infinita misericórdia é a causa de não sermos consumidos. Então se você pecou, se arrependa de verdade que o Senhor Jesus é fiel para te perdoar.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”
(1 João 1:8-9)

05. Escolha viver em santidade
Finalizando, saiba que a vontade do Senhor é que todos nós sejamos salvos e que venhamos viver em santidade, de uma forma diferente, que agrade a Ele. Sozinho nada podemos fazer, precisamos da total ajuda do Espírito Santo. É Ele quem nos ensina, quem nos capacita a viver de uma maneira agradável ao Pai. Feche todas as brechas para o inimigo em tua vida, fuja das coisa que te fazem pecar, enfim, escolha ser santo, como Santo é o Senhor, pois pecado e santidade são coisas opostas, contrárias.

E pra terminar, sugiro que você leia outros posts aqui do blog que trazem um conteúdo vindo da parte do Senhor para o meu e teu coração, cujos temas complementam o conteúdo desse post:

E não deixe de buscar cada vez mais a presença de Deus em tua vida. Ore, medite na Sua palavra, só Ele pode nos ajudar e nos salvar. Ele é tudo que precisamos. Fique na gloriosa paz do Pai, o Senhor Jesus te abençoe e até mais! \o/
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.