• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 29 de dez de 2013

    #53 Um ano novo sem coisas velhas

    Jogar fora o que não serve2013 está chegando ao fim, o próximo ano está na porta, e, junto com o novo ano um monte de pessoas fazem planos, projetos, estabelecem metas a serem alcançadas, mas, nem sempre conseguem concretizá-las e assim, infelizmente, a mesma história se repete ano após ano em um ciclo vicioso. Mas, é preciso fazer uma faxina em nossas vidas...

    01. Jogue fora o que não te faz bem, liberando espaço para coisas boas

    Para começo, observe os dois versos abaixo:

    “Se vocês obedecerem às minhas leis e aos meus mandamentos, fazendo tudo o que eu ordeno, as colheitas serão tão grandes, que vocês precisarão jogar fora o trigo velho para terem lugar onde guardar o novo.”
    {Levítico 26:3,10 - NTLH}

    “Jesus também fez esta comparação: - Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos.”
    {Lucas 5:36-38 - NTLH}

    Em síntese, uma das lições que podemos aprender com as passagens acima é que não adianta querer algo novo se continuamos com velhas atitudes. É preciso uma reforma em nosso coração, em nossas atitudes. E o principal: Obedecendo a Deus sempre, guardando Seus mandamentos e praticando-os! Sem isso, você não vai a lugar algum, e se for, corre o risco de ser uma grande ilusão, pois sem Ele nada podemos fazer. Tudo é dEle, por Ele e para glória e honra dEle! \o/

    02. Se ligue no exemplo do cérebro e do HD

    Outro exemplo interessante é o que acontece dentro de nosso cérebro e dentro do HD de um computador.

    Nosso cérebro não tem um espaço de armazenamento ilimitado. À medida que aprendemos algo novo (isso foi redundante, eu acho! hehehe), as coisas velhas que estão lá dentro e não são usadas, não são colocadas em prática são “apagadas” dando espaço para coisas novas entrarem em nosso cérebro. Ou seja: Se você aprende algo, mas, não pratica, a tendência é que você se esqueça, abrindo espaço para aprender outras coisas. Com o HD de um computador ocorre algo parecido. O HD é a peça do PC onde todos os arquivos, fotos, músicas, vídeos e programas ficam armazenados. Quando deletamos algo, esse arquivo vai para a Lixeira, mas, enquanto ela não é esvaziada, o arquivo continua ocupando espaço na memória do HD. Quando esvaziamos a Lixeira, os arquivos ainda continuam no HD, mas, à medida que você adiciona arquivos novas ao computador, esses vão ocupando o lugar dos antigos. Ou seja: Os arquivos novos subscrevem os antigos.

    Entendeu a analogia do cérebro e do HD? É preciso uma faxina em nossa vida, em nossa mente, em nosso coração, jogando fora o que é ruim, o que não serve, o que nos afasta de Deus, o que não nos faz bem, o que não edifica para que coisas boas, vindas de Deus, tenham espaço para ficar! E o principal novamente: O espaço total precisa ser de Deus, o Seu amor que nos faz amá-Lo e amar também as pessoas ao nosso redor. =]

    03. O melhor presente é o amor de Deus transbordar cada vez mais em nossos corações!

    Pra finalizar, deixo mais duas passagens bíblicas que ressaltam que o nosso maior desejo para cada ano que se inicie não sejam vitórias, bênçãos e afins, mas, sim mais e mais da presença de Deus, negando o nosso eu, pedindo cada vez mais amor pelas vidas, mais humildade e renúncia da nossa própria carne. Ele dá vitórias e bênçãos sim, claro! Mas, não se prenda a elas se nossas vidas só fazem sentido com o Senhor Deus reinando por inteiro em nossos corações!

    “Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.”
    {Salmos 37:3-5}

    “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.”
    {Provérbios 16:1-3 - NTLH}

    04. Não reclame e tenha um 2014 de Deus para você e tua família em nome do Senhor Jesus!

    Não reclame dizendo que 2013 foi ruim, porque não foi! Sim, eu não sei o que você tem passado, mas, há pessoas que não tiveram a oportunidade de ver o ano terminar, e nós estamos vivos para glória de Deus tendo mais uma chance de recomeçar, de nos consertamos, de nos doarmos mais ao Pai.

    E não diga que vai mudar. Apenas se disponha por inteiro nas mãos do Senhor e deixe Ele te moldar conforme a vontade dEle. Mude por amor a Ele. Só ressaltando: Não diga que vai mudar; Mude sem aviso prévios, pedindo direção, sabedoria e humildade ao Senhor Deus em tudo e mude para glória dEle, só dEle!

    Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus e tenha um 2014 na presença do Pai, vivendo para honra e glória dEle! ;)
    Mais textos de Edificação:

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo