#65. Servos inúteis, escravos por opção

Espalhe este texto!

#65. Servos inúteis, escravos por opção

Servo inútil | Servir | Escravo por opçãoCalma! Não é para você pensar que não serve para nada, não, não é isso! Somos servos inúteis no sentido de que fazemos apenas o que nos é mandado e sempre há algo mais que pode ser melhorado, não para nossa própria glória, nem para recebermos bênçãos em troca, mas apenas para glória de Deus, como servos obedientes e escravos por opção.

Observe o verso abaixo:

“E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” {Lucas 17:7-10}

01. Somos servos inúteis

Na passagem mencionada acima, o Senhor Jesus nos ensina que quando fizermos aquilo que nos é mandado, não devemos nos vangloriar, achando que fizemos obras grandiosas. Pelo contrário: Ele nos ensina a dizermos que somos servos inúteis, pois fizemos apenas o que devíamos fazer, ou seja, não adianta pensarmos “Sou um filho obediente, e por meus próprios méritos, Deus me dará o que eu quiser.” [Leia este post também]

É claro que Jesus pode nos dar, segundo a Sua vontade, mas não é porque merecemos ou porque somos servos “bonzinhos”. Não são nossas obras, nossas boas ações, nossos próprios méritos que nos salvam, é somente a graça do Senhor Jesus. As boas obras foram feitas para que nós as fizéssemos e, ainda assim, não precisamos mostrar para todo mundo o que fazemos para Deus. Agir assim, seria vanglória nossa.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” {Efésios 2:8-10}

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.” {Mateus 6:1-4}

02. Dependentes de Jesus

Outro detalhe é que por maiores que sejam as nossas obras, elas nem se comparam com a grandiosa obra de amor que o Senhor Jesus fez por nós. Não adianta dizer que fazemos coisas para Deus, coisas grandes e dignas de serem aplaudidas, porque isso é o mínimo! Sempre dá para melhorar. Às vezes, nos frustramos, nos decepcionamos com nós mesmos, com aquele remorso de que poderíamos fazer algo por alguém, mas não fizemos e é nesse ponto que podemos usar esse verso como uma motivação: “Sou um servo inútil. Sempre dá para melhorar para glorificar cada vez mais o nome do Senhor.” Logo, note que não é um ensinamento para nos entristecermos, achando que não valemos nada. Pelo contrário: O Senhor não precisa de nós para nada, mas Ele conta conosco. É um ensinamento motivacional e também para reconhecermos que sem Jesus nada podemos fazer, que somos limitados, dependentes dEle para tudo e todas as coisas.

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” {João 15:5}

03. Escravos por opção (Assista esta pregação)

Quando um escravo é libertado por seu senhor, a ideia mais óbvia, talvez, seja a que ele possa correr e fazer aquilo que sempre quis, mas não podia, certo? Digamos que a resposta seja relativa. Pense comigo: E se o escravo amar muito o seu Senhor que o libertou? Bem provavelmente, ele vai querer agradá-lo ou tentar agradecer de alguma forma. Pois bem: Éramos escravos do pecado, porém o Senhor Jesus nos libertou! \o/ Toda glória e honra a Ele!! Ao ouvirmos o termo “liberdade”, geralmente pensamos em fazermos o que quisermos, pois nada mais nos prende. Certo. Tudo nos é permitido fazer, porém há coisas que não convém serem feitas. Jesus não nos escraviza, Ele nos liberta, mas não é porque somos livres que vamos fazer tudo aquilo que nos der vontade. Observe:

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” {Gálatas 5:13}

Esse versículo é muitíssimo interessante! Note dois detalhes: Primeiro, não podemos usar da liberdade que Cristo nos deu para fazermos o que nossa carne quer. Segundo, é o fato de usarmos dessa liberdade para servir uns aos outros, com amor! Aí entra o complemento do servo inútil: O amor não se ensoberbece {Leia: 1 Coríntios 13:4}, não precisa querer se destacar na multidão e receber elogios e elogios. Ele não se conforma e sempre quer melhorar, sem precisar receber nada em troca.

03. Para concluir

Concluindo este post, não se entristeça achando que você não presta para nada. É simples: Tenha a motivação de fazer sempre algo, por amor ao Senhor e para ajudar alguém, sem esperar receber recompensas do homem, nem achando que tua obra foi grande. Sempre dá para melhorar e isso não nos faz melhores que ninguém. É tudo por amor. Seja escravo, servo do Senhor Jesus por opção. Use da total liberdade que Ele te dá para viver por Ele e para Ele, morrendo para qualquer sentimento carnal. Para finalizar, medite no que o apóstolo Paulo escreveu, inspirado pelo Espírito Santo, e serve para nós também a cada dia:

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”  
{Atos 20:24}

Deus abençoe tua vida em nome do Senhor Jesus! =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.