• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 4 de abr de 2014

    #66 Escolhas e consequências

    Escolhas e consequências | DecisõesEm algum momento, você se entristeceu pelo fato de alguma coisa não acontecer da forma que você esperou ou se chateou, e proferiu palavras dizendo “– Oh, Deus, por que isso?” ou algo semelhante? Já se perguntou o porquê de algumas pessoas serem “felizes” e terem uma “vida boa” por meios ilícitos? Enfim... Vamos à Palavra do Pai:


    “É melhor ser pobre e honesto do que mentiroso e tolo. Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho. A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o Senhor.”
    {Provérbios 19:1-3 - NTLH}

    01. São escolhas...

    Não atribua a Deus culpa alguma pelas coisas ruins que acontecem. As coisas negativas que acontecem no mundo não são culpa dEle, assim como, Ele não quer que elas aconteçam. O fato é que Ele até permite, mas as escolhas (e as consequências delas) são nossas. Certo que em alguns casos não foi especificamente nós que erramos; Um exemplo: Adão e Eva pecaram, e como consequência, o pecado e a morte entraram no mundo. Deus não quis que isso acontecesse, mas foi o fruto de uma escolha do homem. A culpa não é de Deus; Há coisas que Ele permite acontecer (para aprendermos algo ou porque nós mesmos semeamos), mas não é necessariamente a vontade soberana dEle.

    “A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o Senhor.”
    {Provérbios 19:3 - NTLH}

    02. Às vezes, nos decepcionamos por insistirmos em coisas que não darão em nada

    Graças a Deus por Ele não nos dar tudo o que pedimos! Se Ele fosse como um pai que faz todas as vontades dos filhos, ai de nós! Porém, Ele em Sua soberania, nos mostra que nem tudo o que queremos é o melhor para nós. Como seres humanos, vemos apenas o que queremos ou o que está à nossa frente, enquanto o Senhor vê toda a situação. Ele sabe o que faz.

    Em alguns casos, por insistirmos demais em algo que não é bom para nós, o Senhor pode até permitir que as coisas aconteçam da forma que desejamos, porém no fim Ele nos mostra que aquilo não é bom para nós. Deus é maravilhoso! Medite em 2 Reis 2:12-18 e note que algo parecido ocorre com alguns homens e o profeta Eliseu.

    “Mas eles insistiram, até que ele mudou de ideia e deixou que fossem. Os cinquenta foram e durante três dias procuraram Elias por toda parte, porém não o acharam. Então voltaram a Jericó, onde Eliseu estava esperando. Eliseu disse: - Eu não falei para vocês não irem?”
    {2 Reis 2:17-18 - NTLH}

    03. Não façamos as coisas da forma que achamos que devem ser feitas, nem por emoção

    Por impulsão ou agindo de forma emocional, talvez com propósitos que fogem dos princípios da Palavra do Senhor, fazemos coisas que não darão em nada, nem nos trarão coisas boas. Nesses casos, é bom sempre lembrar:

    “Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho.”
    {Provérbios 19:2 - NTLH}

    04. É melhor a honestidade do que muitas riquezas

    No começo do post, há duas perguntas; Uma delas é se você já se perguntou o porquê de algumas pessoas serem “felizes” e terem uma “vida boa” por meios ilícitos? Pois bem: As palavras “felizes” e “vida boa” estão entre aspas porque essas condições em algumas pessoas são apenas aparentes! A felicidade verdadeira e uma vida real estão apenas em Jesus e Ele quer nos dar uma vida em abundância com coisas muito melhores do que as que estão aqui na terra! Leia também este post: O que é felicidade?

    “É melhor ser pobre e honesto do que mentiroso e tolo.”
    {Provérbios 19:1 - NTLH}

    05. Plante coisas boas e não se preocupe em recebe-las. É automático!

    Já que falamos de escolhas e consequências, nada melhor que fazer escolhas guiadas por Deus e plantar coisas boas, semear Sua Palavra e não se preocupar em receber nada de volta. Não merecemos, mas se plantarmos coisas boas o resultado positivo é certo. Caso contrário, não dá para plantar espinhos e esperar colher uvas! {Leia: Mateus 7:16-18} Colhemos o que plantamos; Observe o que você semeia e saberás o que vai colher. No mais, as outras coisas são como experiências, e se você errar busque se consertar e aprenda com os erros.

    Deus te abençoe grandiosamente em nome do Senhor Jesus!

    “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.”
    {Gálatas 6:7}
    Mais textos de Exortação:

    Escrito por:Vítor Macedo

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo