#68. O valor do silêncio

Espalhe este texto!

#68. O valor do silêncio

O valor do silêncio | Falar na hora certaJá ouviu dizer que palavras tem poder? Pois bem, poder elas não têm, todavia elas não voltam quando ditas e é de extrema importância sabermos usá-las. Neste post, veremos vários versículos da palavra do Pai referentes às nossas palavras e como proceder em relação ao uso delas. De uma forma ou de outra é melhor começar pelo que o rei Salomão escreveu:

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. [Há] tempo de ficar calado e tempo de falar.”
{Eclesiastes 3:1,7}

01. A sabedoria está em ouvirmos mais e falarmos menos. Nos momentos de raiva, controle-se! Freie os lábios. O silêncio evita coisas piores em uma briga. Você não é tolo(a) se ouvir coisas duras e ficar calado(a).

NOTA: Em Jó 20:2, Zofar responde a Jó dizendo que, por ser pressionado, acabava respondendo logo. Cuidado! Nunca responda nada emocionalmente. Pensar é sempre melhor e agir sem pensar não é bom! {Leia Provérbios 19:2}

"Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova."
{Tiago 1:19-20 - NTLH}

"A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva."
{Provérbios 15:1 - NTLH}

02. Fuja de mentiras, de fuxicos e não murmure!

NOTA: No livro de Provérbios, Salomão lista sete coisas que Deus detesta. Essa listagem está no capítulo 6, dos versos 16 a 19. Uma dessas coisas é a testemunha falsa que diz mentiras e outra (a que o Senhor mais abomina) é a pessoa que provoca briga entre amigos, espalhando contendas. Se inventarem mentiras sobre alguém, saia desse meio! =]

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”
{Tiago 4:11}

“Quem engana os outros e diz que é brincadeira é como um louco brincando com uma arma mortal.”
{Provérbios 26:18-19 - NTLH}

"É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir. Não deixe que as suas próprias palavras o façam pecar. [...]"
{Eclesiastes 5:5-6 - NTLH}

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
{1 Tessalonicenses 5:18}

03. Evite palavrões, piadas de duplo sentido, conotações sexuais e quaisquer outros tipos de palavras que manchem nosso testemunho, escandalizando a Cristo.

NOTA: Leia Lucas 11:53-54 e note que os fariseus esperavam Jesus vacilar em alguma palavra para acusá-lo, mas o Mestre foi prudente! =]

"Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus."
{Efésios 5:3-4 - NTLH}

"Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não creem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles. Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa!"
{Colossenses 4:5-6 - NTLH}

“Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito.”
{Tito 2:8 - NTLH}

04. Não deixe que tuas palavras te façam entrar em más situações. Seja alguém que motiva os outros para o bem!

NOTA: Quando você estiver estressado(a), tenha cuidado para não abrir a boca e soltar “mísseis” que podem atingir pessoas que não tem nada a ver com o que você está passando. Leia Tiago 3:1-12 e perceba a importância de dominar a língua.

"Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz."
{Provérbios 21:23 - NTLH}

"O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado."
{Provérbios 18:21 - NTLH}

"Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem."
{Efésios 4:29 - NTLH}

05. Para concluir:

NOTA: Para terminar este post, seguem mais três versículos que destacam a importância de falarmos apenas quando necessário. É bom ajudar os outros com palavras de ânimo, não nos conformarmos e quebrarmos o silêncio, porém há situações em que é necessário nos calarmos por um tempo ou, se for necessário dizer algo, que seja com prudência e sabedoria vinda de Deus.

“Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.”
{Salmos 34:12-13 - NTLH}

“Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr.”
{Provérbios 4:12 - NTLH}

" ... Pois a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado."
{Mateus 12:34-37 - NTLH}

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus! =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.