#69. Uma vida no estilo Eclesiastes

Espalhe este texto!

#69. Uma vida no estilo Eclesiastes

Estou bem | Salve-me | EclesiastesSua vida tem sido uma bagunça? Você tem vivido sem saber o que fazer, para onde ir ou com quais propósito viver? Se você disse sim para alguma dessas perguntas, começo te dizendo o seguinte: Viva com ao menos um propósito, pois como diz o trecho de uma canção, para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve, mas eu sei bem onde vou... O meu destino é o céu!

01. É tudo ilusão!
Para começar este post, vou relatar uma experiência pessoal: Sou jovem, estudo, trabalho e sou cristão. Às vezes, paro e observo como a vida é curta, passageira e muitas vezes nos prendemos demais às coisas terrestres, que logo passarão... Priorizamos coisas bobas, valorizamos futilidades, perdemos tempo em apreciar lances que não nos acrescentarão nada de positivo e enfim... Há sempre algo que buscamos mais, que desejamos e, mesmo quando alcançamos, haverá um outro desejo de conquistar um pouco mais. Há também os momentos de dúvida, em que dá para se perguntar se o que realmente fazemos vai valer a pena, terá recompensas e será de real utilidade, se o tempo, o valor, a dedicação investida valerá a pena ou não, mas em meio a esse cenário de dúvidas eis que o Senhor com Sua graça sem fim nos completa e nos faz entender que tudo é vaidade! É ilusão... Tudo ilusão!

“É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso?”
{Eclesiastes 1:2-3 - NTLH}

02. Questão de perspectiva
Como mencionado no parágrafo anterior, às vezes, me sinto ocupado com uma série de coisas: Coisas do trabalho, faculdade, curso e, talvez se você não tiver um propósito bem definido (e que agrade a Deus), as chances de abandonar tudo são muitas, porém quando você as encara como “pontes” que te levarão a algo bem melhor no futuro, aí a persistência e o foco falam mais alto que as dúvidas. Digo isso, em um contexto mais “humano”, mas agora vamos falar de uma situação mais espiritual: O que nos motiva a vivermos? Quais nossos propósitos enquanto seres humanos? Por que levantar todos os dias e querer viver uma vida que parece tão sofrida e injusta, cheia de decepções? Lembra-se que tudo é ilusão? E é mesmo! Porém, precisamos entender que os seres humanos são imperfeitos, vivendo aqui na terra estamos sujeitos a nos decepcionarmos e sofrermos, entretanto o fato de você levantar a cada manhã e saber que pode ajudar pessoas, que pode se entregar a Deus e se disponibilizar a ajudar o próximo faz as coisas terem um brilho a mais! Você pode trabalhar sem egoísmo, pode estudar com o intuito de ser um profissional que pode ajudar outras pessoas a serem mais felizes, isso é motivador!

“Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã.”
{Eclesiastes 7:14 - NTLH}

03. Qual é o nosso propósito? Viver ou morrer?
Como exemplo, vou usar a mim mesmo mais uma vez: Às vezes, vem dúvidas de como pode ser teu futuro, se o que você faz valerá a pena ou até mesmo você se cansa das coisas que vê, que sabe e que descobre, porém tudo depende de um ponto de vista; Quando se há propósitos de agradar a Deus, de entender que a vida sem Ele é vazia e sem sentido, viver não é apenas existir, é entrega diária ao Seu amor! Se a vida é curta demais e parece tão monótono viver, pense diferente: Renasça no Espírito, ame mais, cuide mais da tua família, ajude o quanto você puder, seja a mudança que você quer ver nos outros, reclame menos, ouça mais, observe, analise e retenha o lado bom da vida. Viver também é entender que morrer é preciso e que não há porque teme-la quando se há uma vida com Cristo. Para viver de verdade, é necessário morrer para nós mesmos, aprender que se for preciso morrer para que alguém tenha a oportunidade de viver em nosso lugar, uma entrega é imprescindível.

“É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.”
{Eclesiastes 7:2 - NTLH}

04. A conclusão é que...
Para finalizar, apenas duas dicas; Primeiro: Viva no estilo Eclesiastes! Aí você pode se perguntar “- O que é isso?!”. Respondo: Viva cada dia como se não houvesse amanhã, como se Jesus voltasse hoje, tendo total consciência do que você está fazendo. Até porque Eclesiastes é um livro fantástico! Depois que você o lê de uma forma disposta a entender a vida, não dá para pensar da mesma forma! Super recomendo a leitura desse belo livro da Bíblia!

Segundo: Se tudo é ilusão, passageiro e satisfaz apenas por um momento, a única saída é vivermos para o nosso Criador. Não por medo, obrigação ou algo assim, mas somente por amor e nada mais. A vida vai além do que vemos, não se limita à terra. Viva tendo consciência de que a qualquer instante poderemos estar face a face com o Rei Jesus e poder abraça-Lo e adorá-Lo para todo sempre será maravilhosamente lindo, fantástico, inefável!

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus! \o/

“De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar conta a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.”
{Eclesiastes 12:13-14 - NTLH}
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.