• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 21 de mai de 2014

    #73 Multiplicar sim, dividir não

    Divisões e contendas na igrejaÉ normal nos decepcionarmos com as pessoas, até porque todos nós falhamos e sempre estamos sujeitos a errarmos, e quando falhas vem de nossos irmãos na fé, de pessoas que congregam no mesmo lugar que você... E quando há divisões na igreja? Será que é algo normal? Não, não! (Entenda divisão no contexto deste post como contendas. Se for para dividir, que sejam coisas boas, no sentido de repartir.) Observe: 

    “Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção. Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã.”
    {1 Coríntios 1:10, 3:1 - NTLH}

    O post será breve, com algumas explanações precisas a respeito de contendas e divisões entre pessoas dentro da igreja.

    01. Não faça como uma criança embirrada
    O apóstolo Paulo escreve para os coríntios de tal forma como se eles estivessem agindo feito crianças mimadas, que só pensavam em seus próprios interesses. Crianças geralmente brigam por brinquedos ou para serem o centro das atenções, e infelizmente há nas igrejas mania de status entre nós. Muitas vezes, queremos pregar com “palavras bonitas” para mostrar que sabemos falar ou para ver todo mundo dar glória; Quando não, pessoas querem estar à frente do louvor, enquanto outras desapontadas, criticam por não terem a mesma oportunidade. ISSO NÃO É DE DEUS! Precisamos muito, e diariamente, aprendermos a ceder, a não pensar apenas em nós mesmos, em nossos próprios interesses, tudo isso vai passar!

    “Não seria melhor aguentar a injustiça? Não seria melhor ficar com o prejuízo? Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.”
    {1 Coríntios 6:7b, 10:24 - NTLH}

    02. Cego, surdo e mudo...
    Algo que destrói relacionamentos, amizades e é algo terrível é a fofoca. Muitas brechas são dadas através de coisas desnecessárias como ouvir um comentário sobre isso ou aquilo, por curiosidade querer saber sobre o que está acontecendo com algo ou alguém e assim, os mexericos vão destruindo corações aos poucos. Como cristão, devemos evitar ao máximo esse tipo de coisa. Se te perguntarem se você está sabendo algo da vida de alguém, ignore. Seja educado na forma de responder, mas prefira nem ouvir. Se brigarem, deixe as pessoas resolverem entre si, não entre na discussão {Leia Provérbios 26:17} e fuja o máximo possível das fofocas, dos barracos, das discussões ou seja lá o que acontecer com as pessoas. Evite rodas de conversas onde os assuntos são as “novidades” sobre as pessoas. Em momentos assim, é melhor não ver, não ouvir e não falar nada.

    “Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoas que provoca brigas entre amigos.”
    {Provérbios 6:16-19 - NTLH}

    03. Cristãos não ficam de mal com as pessoas
    Para finalizar, algo que sempre devemos ter em mente é o amor ao próximo. Certo que não guardar mágoas, nem rancor ou ódio de alguém é uma tarefa fácil, mas o Senhor Jesus nos ensina a perdoar sempre que possível. Procure resolver seus problemas com alguém de forma sadia, evitando que o assunto se espalhe, e sem fazer alarde para as outras pessoas, até porque o problema não é delas. Não é preciso fazer um escândalo para todo mundo ver. Com diálogo e com um coração aberto, as coisas se resolvem. Aprenda a perdoar de coração (mesmo que não seja fácil) e não fique com ódio, nem de mal com as pessoas, seja ela cristã ou não.

    “Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.”
    {Mateus 5:23-24 - NTLH}


    Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus! =]
    Mais textos de Exortação:

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo