#78. Sete lições megainteressantes encontradas em 1 Reis 13

Espalhe este texto!

#78. Sete lições megainteressantes encontradas em 1 Reis 13

1 Reis 13 | O velho profeta de JudáA Bíblia é realmente extraordinária! Um livro sem igual, onde cada verso, cada capítulo traz algo que o Senhor Deus quer falar com cada um de nós. Este post traz algumas lições interessantes e bastante práticas encontradas no capítulo 13 do primeiro livro dos Reis de Israel e Judá. Algumas passagens serão citadas de forma isolada, mas é totalmente recomendada a leitura de todo o capítulo (disponível aqui).

Leia também este texto sobre os erros de Jeroboão e este estudo sobre o livro de 1 Reis.

01. O homem de Deus: Um servo anônimo e destemido

A Bíblia relata em 1 Reis 12:26-33 que um dos reis de Israel - na época Jeroboão – por cobiça, ensinou mentiras ao povo, incentivando-os a adorarem bezerros de ouro, tudo isso por cobiça, mas o Senhor Deus (único e digno de adoração por tudo que Ele é), designou uma tarefa a alguém que a Bíblia não expõe o nome, mencionando-o apenas como “um homem de Deus”. A tarefa desse homem era profetizar contra aquela adoração desviada que Jeroboão fazia e ainda levava o povo israelita a fazer. Aí, duas características interessantes são notadas:

ü  Seu nome não foi revelado – O que nos mostra que ao fazermos algo que o Senhor nos orienta não é necessário esperarmos reconhecimento humano, aplausos, elogios... O importante é que o Senhor cresça e nós diminuamos.
ü  Ele era um servo disposto a obedecer à ordem do Senhor ao ponto de não temer as ameaças do rei Jeroboão. Ou seja: Além de ser servo do Pai ele era alguém destemido, pois sabia que se o Senhor o havia enviado, Ele estava à frente de tudo.

02. A disposição em orar por aqueles que nos perseguem

Em 1 Reis 13:4-6, é relatado que quando o rei Jeroboão ouviu a palavra do homem de Deus, ele, bem provavelmente, ordenou a seus guardas que prendessem o profeta. Nesse instante, o Senhor Deus interviu e, a mão de Jeroboão ficou seca, imóvel. Vendo isso, o rei pediu ao profeta que orasse a Deus em favor dele e, assim o homem de Deus fez: Ele orou em favor daquele que estava a fim de prendê-lo e o Senhor ouviu! O Senhor Jesus nos orientou a fazer o mesmo, orando pelos que nos perseguem e nos maltratam. {Leia: Mateus 5:44 e Romanos 12:14}

03. Obedecer a Deus e renunciar as propostas contrárias à Sua vontade

Entre os versos 7 a 10, Jeroboão tenta persuadir o homem de Deus, convidando-o a ir com ele para sua e que lá ele daria um presente ao profeta. Foi uma proposta tentadora, mas o homem de Deus tinha em seu coração o propósito de obedecer ao Senhor e ele rejeitou a sugestão de Jeroboão falando a ele da ordem que havia recebido de Deus: “Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.” E, realmente, a Bíblia relata que o homem de Deus obedeceu, indo por outro caminho e rejeitando a proposta do rei Jeroboão.

04. Após fazer aquilo que Deus tem ordenado, não se distrair nem se acomodar

Dos versos 11 a 14 é dito que um velho profeta de Betel foi em busca do profeta de Judá, encontrando-o assentado debaixo de uma árvore. A partir deste momento, a situação do homem de Deus começava a tomar outro rumo bem triste, talvez porque ele se distraiu, se acomodou... Isso acontece conosco quando o Senhor nos dá uma ordem, nós a cumprimos, mas depois não vigiamos, não continuamos orando, não agimos como devíamos agir e, infelizmente, brechas para os ataques do inimigo vão se abrindo... O que aconteceu depois com o homem de Deus foi algo triste...

05. Ter cuidado com os “velhos profetas”

Nem todos aqueles que se rotulam “homens/mulheres de Deus” realmente são (eu disse que nem todos, pois realmente há pessoas comprometidas em anunciar a mensagem do Pai e obedecer Sua vontade soberana). Infelizmente, há pessoas que permitem se ensoberbecer ao ver alguém ser usado pelo Senhor ao anunciar alguma mensagem ou fazer algo que o Senhor quis que ela fizesse. Isso pode causar um sentimento de inveja, de soberba, de autopromoção e, induzida por essa vontade carnal, pessoas assim podem querer iludir os “homens de Deus” com mensagens “impactantes” ou de efeito, tentando passar a impressão de que ela é mais usada do que você, ou dizendo que isso ou aquilo foi Deus que mandou. Tenha muito cuidado com isso e note a próxima lição.

06. Não acreditar em tudo que dizem para nós sobre o rótulo de que é “Deus que está falando”

A partir do verso 15, o velho profeta de Betel convida o homem de Deus a ir com ele à sua casa e lá comer pão, mas o profeta de Judá (homem de Deus) responde usando a ordem que o Senhor havia lhe dado: “Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.” (versos 16 e 17). Mas, o velho profeta de Betel mente para o homem de Deus, dizendo que um anjo havia lhe falado por ordem do Senhor para fazê-lo voltar para comer pão e beber água e, infelizmente o homem de Deus caiu na conversa do velho profeta... Ele acabou desobedecendo a ordem que Deus havia lhe dado, acreditando no que o profeta de Betel lhe disse, talvez por distração ou outro motivo que não sei o qual. O que acontece conosco é que muitas vezes, o Senhor suavemente fala conosco, testifica algo em nosso coração, mas, infelizmente, acabamos dando crédito a muitas palavras persuasivas que ouvimos em tantos lugares, inclusive em pregações.

“De vez em quando você topa com algum profeta velho ou com uma “profetiza velha” por aí, que podem lhe dizer ter recebido por meios sobrenaturais uma mensagem de Deus para você. É preciso tomar muito cuidado. Se o recado de Deus para você por meio desse profeta contrariar a orientação original do Senhor, não caia nessa cilada.”

Em casos assim, é bom meditarmos em alguns versículos bíblicos:

“... examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”
{Atos 17:11b}

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
{1 João 4:1}

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”
{Gálatas 1:8-9}

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
{João 5:39}

“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”
{1 João 2:27}

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.”
{Colossenses 2:18-19}

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; ...”
{Oséias 4:6a}

07. O inimigo, como um leão, busca alguém a quem possa tragar

Do verso 19 em diante, a tragédia é iminente: O homem de Deus caiu na conversa do velho profeta e desobedeceu a Deus, voltando pelo mesmo caminho pelo qual havia vindo, comido pão e bebido água, o que não deveria ser feito. A palavra do Senhor agora veio de forma verdadeira à boca do velho profeta, que diz ao homem de Deus que pelo fato de ele ter sido rebelde e não ter guardado o mandamento que o Senhor havia lhe dado, seu cadáver não entraria no sepulcro dos seus pais (o que aconteceu, mencionado no verso 30). No caminho, um leão o encontrou e o matou, mas esse leão sequer tocou no jumento que levava o homem de Deus. Isso foi consequência da sua desobediência, infelizmente.

O Senhor nos orienta na Sua palavra, em 1 Pedro 5:8 para sermos sóbrios e vigiarmos (algo que o homem de Deus não fez), pois o nosso adversário (o diabo) está como um leão, buscando alguém a quem possa tragar. Se a palavra do Senhor nos orienta a fazer isso, então façamos. O leão matou aquele homem de Deus por conta da sua desobediência, por ele não ter sido sóbrio... Ele se distraiu, não vigiou, então cabe a nós estarmos atentos, buscando conhecimento da Palavra do Pai e não cairmos nas armadilhas que o inimigo vive preparando para nós. Conhecimento e prática são fundamentais.

Conclusão

Para finalizar, como mencionado no começo do texto, é totalmente recomendado a leitura de todo o capítulo 13 de 1 Reis. É algo muito interessante mesmo... Lições assim é algo que o Senhor nos dá porque Ele nos ama e quer nos instruir a andar em Sua verdade, Ele quer nos santificar. Sejamos como o homem de Deus, que foi alguém anônimo, servo destemido, que orou em favor de alguém que queria seu mal e que teve o intuito de obedecer ao Senhor e renunciar as más propostas do mundo, porém diferentemente dele, abramos os olhos espirituais e peçamos discernimento espiritual e sabedoria ao Pai, conhecendo e praticando mais e mais Sua palavra, vigiando para não cair nas armadilhas do diabo.

Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus!
Você pode ler outros textos:

53 comentários

  1. Irmão querido no Senhor, Deus o abençoe grandemente, o treçho tratado por ti é realmente muito interessante, e eu busquei muito por uma e"s"pliçação e não ençontrei melhor que esta. Sinto que o autor é çertamente guiado por Deus.
    (desçulpe os erros ortográfiços, é que estou sem 4 letras do meu teçlado, mas queria çomentar mesmo assim (rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! O Senhor é muito bom conosco! Ele é digno de toda glória. Fico feliz pelo comentário. Que o Papai te abençoe em dobro. Ele te ama! ❤

      Excluir
    2. Amém 🙏 Deus abençoe uma benção

      Excluir
  2. Uma explicação vindo dos céus para um homem de Deus, que o Senhor continue te abençoando, e saiba que o Senhor que tudo vê entende o seu clamor e o seu sofrimento confie Nele somente Nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Camila! Que Ele te abençoe também! Ele é bom e Seu amor é eterno. =]

      Excluir
  3. Respostas
    1. Amém, Jessé!
      Que o Eterno abençoe tua vida! =]

      Excluir
    2. A paz do senhor Jesus meu irmão q palavra abençoanda q Deus continue t dando entendimento e sabedoria para compartilhar conosco a palavra de Deus parabéns meu irmão

      Excluir
    3. Amém, meu irmão! Toda honra e glória a Ele que é eternamente bom! Deus te abençoe! =]

      Excluir
  4. louvado seja Deus em tudo que faz , mto obrigada Sr por através deste irmão nos agraciar na unção do Espírito Santo sobre a necessidade de sempre estarmos vigilantes em alerta e em tudo buscar em Ti Senhor em Vossa Santa Palavra o discernimento no Espírito Santo. Abençoai este nosso irmão hj e sempre Amém. A paz do Sr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e amém, minha irmã! Que a graça do Eterno esteja sobre ti!

      Excluir
  5. Glorificado e exaltado seja o nome do SENHOR DEUS te usou para trazer esta mensagem meu irmão que o Senhor te abençoi nas regiões celestiais em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  6. Massa o texto! Tenho orado a Deus para que ele abra meu entendimento quando leio a bíblia, para saber ouvi-lo e tirar aplicações práticas pra minha vida. Li esse capítulo hoje, e Deus fez tudo fazer sentido! Procurei algum estudo a respeito e esse texto me ensinou ainda mais! Como é bom saber que Deus responde às nossas orações! Que Ele continue abençoando vcs! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como é bom saber que Deus responde às nossas orações!" Glória ao nosso Amado! Fico muito feliz por Ele falar contigo! Amém e que Ele continue abençoando você também! Abraços! =]

      Excluir
  7. Graça e Paz Vitor,

    Encontrei seu blog hoje, buscando entendimento para a resposta que o Senhor me deu hoje. Deus seja louvado, por usar irmãos como você para evangelizar e ajudar! Que o Senhor Jesus te abençoe imensamente! Um abraço.. e continue firme nesse caminho de amor e evangelização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Graça e paz! Fico muito feliz mesmo ao ler comentários assim. Como você bem disse, louvo e glorifico ao Senhor por tudo isso que Ele vem fazendo e pelas vidas às quais Ele fala através deste espaço. Amém e que Ele abençoe muito mais, irmã! Abraços!

      Excluir
  8. Louvado seja Deus por esse estudo que foi bênção!! Sou pastor na Primeira Igreja Batista em Nova da Penha I, aqui em Cariacica -ES e fui muito abençoado com esse estudo. Estou preparando o esboço da msg de domingo à noite e me senti agraciado com esse estudo. Que nosso Deus continue abençoando vcs!
    Muito obrigado!
    Pastor Rogério Mattos Garcia
    (27)9 - 9875- 6863

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus, Rogerio! Amém e ficamos muito feliz por esse texto ser instrumento nas mãos do Senhor para abençoar tua vida e a toda a congregação a qual você pastoreia. Nós que agradecemos pela visita e pela mensagem!

      Que o Senhor te abençoe!
      Abraços! =]

      Excluir
  9. Gostei bastante dessas explicações objetivas e que passam espírito, são palavras de entendimento vinda do próprio Deus!
    Muito forte esse estudo👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes pelo entendimento que o Senhor te deu, Amanda! Obrigado pela mensagem! Fique na paz de Cristo!

      Excluir
  10. Glória a Deus!
    O Senhor falou comigo nesse estudo.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde na paz do Senhor. Excelente texto. Estou copiando pra uma senhora de 80 anos que após ter descoberto este texto na bíblia, resolveu não crer mais nos profetas. Louvo a Deus pela mente de Cristo. Muito louvável. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanuza! A paz do Senhor! Louvado e glorificado seja o nome de Jesus! Fico muito feliz pelo comentário e por esse relato teu! Deus é muito bom! Que Ele continue abençoando vocês em Sua gloriosa paz!

      Excluir
    2. Mensagem maravilhosa. Muito proveitosa.

      Excluir
  12. Que Deus continue lhe dando sabedoria para compartilhar com outros irmãos !♡

    ResponderExcluir
  13. Muito edificante esse estudo que Deus te abençoe muito mais

    ResponderExcluir
  14. Linda sua leitura espiritual. Deus continue o abençoando sempre.
    Paz e graça de Nosso SENHOR JESUS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!! Que Ele abençoe a ti também e que a paz e a graça de Cristo estejam continuamente sobre tua vida! =]

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário, Jessé! Que o bom Deus te abençoe, meu caro! Abraços! =]

      Excluir
  16. Ágil entender essa passagem. O velho profeta mentiu, mais quem mortteu foi o homem de DEUS.isso é o que mais acontece nas igrejas hoje. Pastores que são ungidos por DEUS mais por falta de vigilância esta morto por dentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso tem acontecido. Que o Senhor nos conceda sabedoria e prudência para agirmos de modo a honrá-Lo em tudo o que fizermos!

      Excluir
  17. Muito obrigada pela explicação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê! Ficamos felizes por esse esclarecimento! Glória a Jesus!

      Excluir
  18. Muito boa a explicação.Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Manuela! Obrigado pela visita! Deus abençoe você também!

      Excluir
  19. Excelente explicação..entendi bem agora este capítulo... Obrigada por dividir conosco sua sabedoria..🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Muito feliz em saber disso, Nara! Nós que agradecemos por tua visita e pela tua mensagem!

      Excluir
  20. A paz de Deus! Estava orando e tirei a palavra, O Senhor falou através da parte do profeta que não vigiou. Ficou claro que não sou nada e que devo ouvir somente Sua Palavra em meu coração! Obrigada por me ajudar no discernimento da palavra!
    Que você seja abençoado em nome do Senhor Jesus Cristo sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Ermita! Ficamos feliz em saber que a Palavra chegou ao teu coração. E, sim, acima de qualquer voz está a dEle. É o Senhor quem manda sobre tudo e todos. Obrigado pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe sempre também!

      Excluir
  21. Muito boa a ministração da palavra que Deus continue abençoando e lhe ter sabedoria a cada dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Cláudio! Louvado seja Deus! Ficamos felizes em saber que o Senhor ministrou ao teu coração por meio do texto. Obrigado pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe e te guarde!

      Excluir
  22. Muito edificante, essas setes lições, Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Glória a Deus! Que o Senhor abençoe a você também!

      Excluir
  23. quero fazer mais estudos sobre a Bíblia neste Sait gostei muito obrigado por me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade! Ficamos felizes em saber que os textos aqui publicados estão te ajudando. Glória a Jesus! Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  24. A Paz Do Senhor Jesus Cristo, não compreendo uma coisa: Davi pecou, adulterou e ainda matou Urias e não foi morto assim rápido, e pq o homem de Deus ao desobedecer de não comer pão nem ir no mesmo caminho teve esse fim tão triste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta bem interessante, embora não tão simples de ser respondida.

      A princípio, você cita o exemplo do pecado de Davi (adultério e assassinato) - que, mesmo tendo feito essas coisas, não morreu rápido, porém sofreu consequências como qualquer um de nós podemos sofrer quando desobedecemos a Deus e pecamos. No caso do profeta que desobedeceu a Deus por voltar por um caminho que não deveria ter voltado e, como consequência disso, morreu de imediato, te confesso que não sei dizer o porquê de ele ter morrido de uma forma tão rápida e tão triste. Mas sou levado a pensar em uma comparação entre Pedro e Judas, mesmo que o que aconteceu com eles não se pareça com essa situação de contraste entre o profeta morto pelo leão e o rei Davi:

      Tanto Pedro quanto Judas pecaram contra Jesus (o primeiro negou que O conhecia; o segundo entregou o Mestre àqueles que queriam matá-Lo). A diferença entre Pedro e Judas é que o segundo teve remorso e tirou sua própria vida, enquanto o primeiro se arrependou verdadeiramente e foi transformado (assim como muitos outros personagens da Bíblia e muitos de nós hoje em dia, que pecamos, nos arrependemos, somos perdoados e transformados, mas que, de certa forma, poderemos ver consequências ruins das nossas ações do passado).

      Ainda hoje, Deus não mata a todo aquele que peca. Muito pelo contrário: Ele tem sido misericordioso e paciente, dando oportunidade de arrependimento e salvação - embora, no tempo oportuno, Ele julgará a todos de acordo com Suas obras. Somos responsáveis por nossas ações, sejam elas boas ou más e Deus trará cada uma delas a juízo, como diz a Bíblia.

      E voltando a falar do profeta morto pelo leão, de fato, não consigo imaginar o porquê de ele ter morrido repentinamente. De toda forma, te sugiro ler este texto publicado em outro site, o qual discute alguns possíveis motivos que levaram a essa consequência: https://www.gospelprime.com.br/um-homem-um-jumento-e-um-leao/

      Espero que possa ter te ajudado de alguma forma. Obrigado por visitar o Eterno Inconformado e pelo envio dessa mensagem. Que o bom Deus te abençoe, te guarde e te dê sabedoria e discernimento.

      Excluir

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.