#88. Aprender x Entender

Espalhe este texto!

#88. Aprender x Entender

Aprender a entender e entender a aprenderSe coloque naquelas situações em que alguém está a te ensinar algo... Seja como aluno(a) ou até mesmo aqueles momentos de pregações e estudos na igreja, em que você ouve alguém ministrando algo, seja um professor, um palestrante, um pregador, alguém te aconselhando, enfim... Ensinar é transmitir conhecimentos para outras pessoas e isso é bom; Acontece que há um “paradoxo” na parte em que tentamos absorver... Dizemos que aprendemos, mas na realidade não entendemos... Outras vezes, dizemos que entendemos, quando realmente não aprendemos nada! E aí? Temos aprendido ou entendido? O.O Só para notarmos a diferença, veja que ter entendimento de algo não é a mesma coisa que ter aprendido... Observe o mesmo versículo (Isaías 29:24) em três diferentes versões:

“E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina.”
{Isaías 29:24 - ACF}

“Os desorientados de espírito obterão sabedoria; e os queixosos e murmurantes aceitarão a instrução.”
{Isaías 29:24 - KJ}

“Então os que perderam o juízo se tornarão sábios, e os que se revoltaram contra mim aceitarão os meus ensinamentos.”
{Isaías 29:24 - NTLH}

Agora, note estas definições:

Aprender: Conhecer algo e retê-lo na memória, por estudo, prática, observação, sabendo ou não aplicá-lo; Extrair lições daquilo que se observa ou vivencia.

Entender: Fazer ideia clara de algo... Compreender

Analisando agora o contexto do verso de Isaías 29:24 e as definições mencionadas acima, conclui-se que aprender é algo duradouro, que você pode absorver conhecimento de várias formas (estudo contínuo, prática, observação), enquanto que entender é algo mais simples... É como se tua mente se abrisse e captasse tudo de uma forma mais clara, meio que como num estalar de dedos, porém possa ser (nem sempre isso acontece) que o nosso entendimento seja de curto prazo, ou seja, podemos esquecê-lo.

Quando entendemos, mas não aprendemos
Há casos em escolas em que através da explicação do professor, um aluno pode captar a instrução que o mestre quis passar, porém, muitas vezes isso é algo instantâneo... Ele não leva isso para toda a vida, talvez porque muitas vezes ele entende na hora, mas depois esquece. Assim, podemos deduzir que ele não aprendeu, apenas entendeu, embora nem sempre isso possa acontecer. Na vida cristã, muitas vezes entendemos uma mensagem que um conselheiro ou que o pregador quis nos transmitir, mas infelizmente, possa ser algo temporário... Não levamos para a nossa prática diária e, depois nos esquecemos. Ou seja: Não aprendemos, apenas entendemos.

“... repreende ao entendido, e aprenderá conhecimento.” {Provérbios 19:25}

Quando aprendemos, mas não entendemos
Em contrapartida, tanto nas instituições de ensino quanto nas igrejas, aprendemos tanta coisa... Levamos para o resto da vida lições das mais variadas disciplinas e instruções da vida cristã... São coisas que nunca esqueceremos, porém é triste saber que muitas vezes absorvermos essas lições, mas não sabemos o porquê que foi necessário ter conhecimento daquilo. Ou pior ainda: Quando aprendemos as coisas totalmente erradas, isso porque não entendemos, não temos a ideia clara e real da verdade! Por exemplo: Podemos aprender na igreja que roubar é errado, mas por que que roubar é errado? Porque a Bíblia nos diz para amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos e que não devo desejar para o outro aquilo que não quero para mim e que não é lícito cobiçarmos algo que não é nosso.

Analisando de outro lado, há tantos de nós aprendendo coisas, mas na verdade, nos falta o entendimento, o conhecimento da verdade, a libertação! Certas mensagens tem nos tentado fazer aprender que meus inimigos terão que ver minha vitória, que minha bênção vai chegar para que eles vejam que Deus é Senhor em minha vida e assim por diante... Infelizmente, um monte de gente tem aprendido isso, mas elas ainda não entenderam que Jesus não está interessado em nos fazer progredir aqui na terra e nos perder de estarmos com Ele no céu para toda a eternidade. Antes de aprender qualquer coisa, é necessário conhecer a verdade por trás delas. Oremos ao Senhor, pedindo discernimento e busquemos conhece-Lo mais, pois Sua verdade pode nos libertar de tudo que está na escuridão e de nossas próprias convicções humanas e egoístas.

“... carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.”
{2 Timóteo 3:6-7}

Concluindo: Junte o entendimento à aprendizagem e você terá a compreensão
Apenas algumas considerações: Nunca ache que você já sabe tudo, que não necessita aprender mais nada, que apenas a tua opinião é certa. Em relação ao aprender e entender, há uma condição: Para aprendermos algo é necessário ter entendimento. Primeiro você entende e através da prática, de estudo, de aperfeiçoamento, você aprende e, assim leva para a vida toda. O melhor ainda é quando aprendemos o que é certo, baseado na verdade, nos princípios do Senhor, nos padrões éticos e morais da sociedade, tudo certinho! (Risos) Assim, unindo o entender e o aprender, temos a compreensão.

E para terminar o post, um conselho: Você vai compreender que Jesus é bom, que estar com Ele é melhor que tudo, que a vida só tem um sentido real se vivida por Ele e para Ele quando você entender que só Ele salva e aprender através de tentativas e tentativas, dia após dia, que Ele é bom, se importa contigo, é teu melhor amigo e nunca desistirá de você! ELE É BOM!!! \o/

Que o Senhor te abençoe e te guarde em nome do Senhor Jesus! =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.