#102. Capítulo 2 [Ago de 2013]

Espalhe este texto!

#102. Capítulo 2 [Ago de 2013]

{Capítulo 2}
Relevar, ignorar, amar 
Relevar e se colocar no lugar do outro é preciso

A principal marca de um cristão é o amor. Como vamos saber se amamos Jesus? Só dizendo "Jesus, eu te amo"? [Leia: João 14:15 e descubra =] Se você não gosta de ajudar, de se dispor a Deus e depois ao próximo, reveja teus conceitos. Você não precisa entender as pessoas, mas, precisa se dispor a ajudá-las. Se você quer que as pessoas ao seu redor mudem, a mudança precisa começar dentro de você. "Pré-conceito": Um conceito estabelecido antes de saber algo sobre alguém. Vamos ajudar e não acusar. A pessoa erra e é acusada pelos outros, mas, Jesus sabendo de toda a verdade, se importa em ajudar e orientá-la a não permanecer no erro. Infelizmente, criticamos, atiramos pedras, sem saber a real situação do outro, enquanto deveríamos nos oferecer para ajudar. Conhecer as pessoas ao seu redor é bom. Saber que elas são suscetíveis a errar é melhor. Pessoas não são perfeitas, se elas errarem, não se admire. Você precisa da ajuda de alguém, mas, ela não quis te ajudar. Daí, o tempo passa, e aquela mesma pessoa precisa de você. Ajude-a sem jogar nada na cara. Faça de boa vontade. Isso não é "idiotice" ou "se passar por besta", isso é humildade, é compaixão, é amor! Agindo assim, você não está sendo nem melhor, nem pior que ninguém. Você está mostrando que é diferente. Não espere recompensa da pessoa, a recompensa vem de Deus. Justiça... Quebra de orgulho... Faça como Jesus =]

Simples como pombas, prudentes como serpentes

Glorifique a Deus com suas atitudes diárias. Se alguém vier a você pacificamente, receba pacificamente também. Se vierem contra você, ore por eles. Quem age é Deus. {Leia: 1Cr 12:17}. Se alguém fala mal de você, escolha viver em santidade, não seja agressivo no falar, seja manso e demonstre amor! {Leia: 1 Pedro 3:15-17} Porque é muito fácil dizer que é cristão, porém ser cristão é se parecer com Cristo. {Leia: Mateus 25:31-46} Depois de Deus, quem mais nos conhece aqui na terra são os da nossa casa, então vamos dar bons exemplos dentro do nosso lar. {Leia: 1Tm 5:8} Em algum momento você já criticou ou questionou mentalmente atitudes de irmão seus ou de outras pessoas que estavam acertando ou errando? Antes de dizer algo para alguém, se coloque no lugar dela e pense se você ficaria magoado ao ouvir aquilo.

Talvez algumas coisas que ocorrem dentro das igrejas (ou em outros locais, seja no trabalho ou qualquer outro) não sejam de nosso gosto pessoal, mas, nunca devemos criticar. Não devemos criticar as escolhas dos louvores ou olhar para quem vai pregar a mensagem, nem mesmo questionar a mensagem, achando que ela esteja repetida ou que não seja aquilo que você quer ouvir. Fuja da arrogância, do espírito crítico (destrutivo), de achar que você é o(a) certinho(a) e que algo só sairá bom se for você quem estiver à frente. Humildade e amor! Nossa missão não é criticar ou julgar, nossa missão é amar! Inconformismo é uma coisa, arrogância e rebeldia são outras totalmente diferentes, cuidado! O direcionamento de um culto ou de qualquer outra ação direcionada ao Senhor não é para agradar a mim ou a você, mas, a Deus! Talvez, a mensagem e os louvores não falem conosco (da maneira que queremos), mas, estão falando com outras pessoas. "E por que reparas tu no argueiro que estás no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" {Mateus 7:3} Critique menos, ame mais! Evangelho = Boas novas! Uma nova vida com Cristo é feita de renúncias diárias, muito amor e coração dado integralmente a Ele.

Influenciar ou ser influenciado? - Dentro de um conflito

Influencie os outros, não com modinhas passageiras, palavras ou coisas do tipo, mas, sim com boas atitudes; Elas sim, fazem a diferença! Se afaste de tudo que te afasta de Deus: Filtre seus pensamentos, suas conversas, seus sites, suas influências, suas atitudes, enfim… Seja honesto e humilde independente do que os outros vão pensar. E se disserem: "Ninguém vai saber, nem estão vendo", Deus vê! Não adianta tentar esconder nada de Deus. Ele ama a sinceridade, então, seja sincero. Ele sabe o que nos responder. {Leia: 1 Crônicas 29:17} Os olhos são a porta de entrada do corpo; O que estamos olhando? Imundícias e promiscuidades ou coisas louváveis? O pecado nasce da cobiça; Sabendo disso o que é que estamos cobiçando? Coisas agradáveis a Deus?!

Viver com Deus, por Ele e para Ele – Entendendo o propósito da vida

Se não temos tempo para Deus, infelizmente, estamos perdendo tempo. Reveja tuas prioridades de vida. Deus está em primeiro plano? Não dê apenas uma parte do teu coração a Deus. Renda-se integralmente. Não seja um(a) filho(a) interesseiro(a). Acima dos pedidos a Deus, ponha a sua obediência e gratidão a Ele. Não queira apenas algo de Deus, queira a presença de Deus acima de tudo. Os presentes dados por Deus aqui na terra passarão mas a "vida eterna é eterna!" Adorar a Jesus pelos séculos dos séculos é inigualável! \o/ De que adianta ganharmos o mundo inteiro, receber as maiores "bênçãos" aqui na terra e se esquecer de buscar a Deus por amor?! Sem Jesus, apenas existimos. Se não vivemos para Ele, estamos como mortos-vivos. Para viver de verdade, morra para o seu próprio eu e viva para adorar a Deus, não somente com palavras, mas, sim com atitudes diárias. "Porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor." - {1 Tessalonicenses 3:8}

A mão do Salvador sempre estendida

Na dúvida, tenha fé. Desista de desistir. Olhar para o passado e chorar não resolve nada. A menos que as lágrimas derramadas gerem um verdadeiro arrependimento e vontade de mudar. Que nosso arrependimento nos momentos de oração gerem mudanças permanentes, e, não passageiras.

Quanto as coisas estiverem difíceis, não se cale, não reclame; Adore!! {Leia: 2 Crônicas 20:22 e Atos 16:25-26} Mas, não adore ao Senhor interessado em bênçãos; Adore a Ele porque Ele é digno e essa é a nossa função: Adorá-Lo por tudo que Ele é. Independentemente do que você esteja passando, nunca deixe de adorar a Deus, reconhecendo sua soberania e majestade.

Se algo te prende, só Jesus pode te libertar. Quer ser liberto? A decisão é tua. Jesus quer te ajudar. Errou? Pecou de novo? Os pensamentos te acusam? {Leia: 1 João 1:8-10 e 3:20-24} A "alegria" do pecado é ilusória, passageira e gera tristeza. A alegria de adorar a Deus é real, eterna e prazerosa! O que você escolhe? E se te colocarem contra a parede, escolha obedecer a voz de Deus, fazendo aquilo que agrade a Ele e não ao homem.

Se a crítica que te fazem é destrutiva, nem ligue. Não perca tempo acumulando pensamentos negativos em seu coração por causa de opiniões de A ou de B. Se a crítica for construtiva, tendo o intuito de te ajudar a melhorar, aceite e agradeça a pessoa que está disposta a somar. E mesmo que queiram te colocar pra baixo, não fique com raiva; Pelo contrário: Ame-a, mostre que você é diferente. Pegue as pedras jogadas e faça degraus; O que não te mata, te deixa mais forte. Pense menos em você e mais no seu próximo. Viva para agradar a Deus e não para agradar (mas, sim ajudar) aos outros. São muitos escândalos, muitas acusações, infelizmente, há o desamor, as pessoas estão se odiando, querendo ser melhores que as outras e buscando a glória do homem, Mas… Não desfaleça, não desanime, seja fiel ao Senhor teu Deus até o fim! =] "Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo." - {Mateus 24:11-13}

Dúvidas e situações dolorosas – A fase das experiências

São tantas coisas que vivemos, pensamos, falamos, e talvez até achamos que são normais, que estamos vivendo e não é bem assim... Amós 4 hoje me fez pensar: O Senhor nos dá chance de conserto, nos exorta e tudo mais porque Ele nos ama, mas, muitas vezes não percebemos. E talvez, quando percebemos, queremos até ignorar os conselhos e a verdade. Deus quer que venhamos a nos preparar para encontrarmos com Ele! Deus usa pessoas e muitos outros métodos para falar conosco e o principal deles é a Bíblia. E nós? Estamos prontos e dispostos a ouvi-Lo? Correção de Deus não mata, ela ensina a viver. Deus é justo e a Sua justiça não se baseia no que achamos que tem que ser feito. Ele é bom e sempre sabe o que faz. Não adianta fazer justiça com as próprias mãos. Isso se chama vingança. {Leia: 1 Tessalonicenses 5:15} Perdoe, você também erra. E mesmo se não errasse não teria o direito de não perdoar. Deus nunca erra e sempre está pronto a perdoar. Deus prefere obediência a Ele do que sacrifícios. {Leia: Miqueias 6:6-8}

Pedimos certas coisas ao Senhor, e em alguns casos, Deus não nos dá aquilo que pedimos a Ele, não é?! Por que será? Há vários motivos, que não irei tratar aqui agora, mas, um desses motivos se chama "desobediência" da nossa parte para com Ele. Infelizmente, muitas vezes, sabemos que algo é errado, mas, continuamos a fazer, e isso desagrada ao Pai. Porém, Ele é bom (o que não quer dizer que Ele vai passar a mão nas nossas cabeças) e nos exorta, Ele quer conserto dentro de nós, que nos convertemos a Ele, por amor!! Enfim, negue-se a si mesmo, não se prenda às coisas que te afastam do Pai, liberte-se de atitudes, palavras, ações, pensamentos ou seja lá o que for que desagrade ao Senhor Jesus. Busque se consertar enquanto há tempo. Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus! =] "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade." (Isaías 59:1-3)

Cuidado com as falsas profecias. {Leia: Miquéias 3:11} Não se engane com certas palavras. Algumas delas são iscas, outras são para te testar. Seja simples (fale menos) e prudente (pense mais). Há coisas que devemos guardar (tipo o coração), outras devemos espalhar (tipo o amor). Deus te deu habilidades, use-as e fuja da vanglória. Cuide primeiro das coisas de Deus, depois cuide das tuas. {Leia: Ageu 1:3-9} Se você está desesperado(a) por um amor verdadeiro, você precisa conhecer Jesus. Ele é o amor em pessoa!! =]


Deus te abençoe! =]
Você pode ler outros textos:

2 comentários

  1. Parabéns pelo texto, o nome de Deus foi engrandecido, e também falou comigo, coisas que eu preciso mudar pra o aumentar na minha vida *-*, obrigada pela benção que é Vitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *------------------------* Glória ao Papai que é sempre bom, mocinha! o/ <3

      Excluir

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.