#107. Capítulo 7 [Fev/Mar/Abr/Mai de 2014]

Espalhe este texto!

#107. Capítulo 7 [Fev/Mar/Abr/Mai de 2014]

{Capítulo 7}
Cores
Vejo dores, mas glorifique a Deus. Ele está usando elas para te moldar
Em meio a tantas dúvidas, tenho uma certeza: Deus é bom e isso basta! Você está no "desespero" para ganhar algo? Pois bem… Suponha que você vá encher um balde com água limpa para limpar algo. E se o balde estiver sujo? Primeiro você terá que limpá-lo, certo? Geralmente, crianças não estudam Ensino Médio, nem Ensino Superior, porque é necessário elas aprenderem coisas básicas antes de chegarem nesses níveis. Por que ter inquietação para ganhar algo se ainda não estamos preparados para tal e há lições que precisam ser aprendidas? Pense bem e, se necessário, mude alguns conceitos. A ansiedade distorce algumas coisas, nesses casos, experimente usar um óculos chamado "fé".

Observe a palma da sua mão. Há um monte de linhas na superfície dos teus dedos chamadas de "impressões digitais". E o interessante é que elas são únicas! Nem mesmo irmãos gêmeos possuem impressões digitais iguais e você sabe o porquê?! Deus não criou clones, não criou seres humanos em massa, não! Ele fez cada um de nós, únicos, especiais! E talvez você pense: Um monte de gente tem isso e aquilo, Deus tem abençoado, tem permitido e por que comigo nada acontece?! Não se frustre, querido(a)! A resposta é simples: O projeto que Ele tem para mim não é o mesmo que Ele tem para você (exceto o da salvação, através de Jesus, que é para todos os seres humanos). Nunca é [dem]ais permanecer [orando] quando as coisas "aparentemente" estão demorando.

"Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz." {Eclesiastes 3:11 - NTLH}

Decepções: Entendendo que o próximo pode errar (e eu também)
A curiosidade te fez ver algo e você se decepcionou? Esperou demais de alguém e levou outra decepção? Em certos casos nos enganamos com algo ou alguém por criarmos certas expectativas. Expectativas essas que quando não satisfeitas geram insatisfação e tristeza em nossos corações. Como contornar isso?! Não crie expectativas. Dessa forma, você já não corre tanto risco de se decepcionar, até porque todos seres humanos falham e estamos suscetíveis a erros. Outro detalhe interessante é olhar além dos erros. Você se decepcionou com alguém porque, talvez, viu ou ouviu o que não esperava ver/ouvir e aí veio a frustração. Mas, possa ser que a sua expectativa de só ver acertos entendeu alguma atitude como um erro, justamente, pelo fato de você só esperar coisas boas e achar que não haverá decepções. Se você olhar com outros olhos, verá algo além dos defeitos e falhas, verá também acertos (mesmo que raros) e qualidades. Aproveite e repense melhor teus conceitos sobre alguém que te decepcionou (talvez porque você mesmo(a) quis se decepcionar) e até sobre você mesmo(a) que também falha.

Inventaram coisas sobre você totalmente mentirosas e absurdas? Geralmente, a maioria das pessoas quando "caluniadas" tendem a querer encher de desaforos a pessoa que inventou mentiras e é sempre aquela velha história de que não pode levar desaforo para casa e blá blá blá… Você não precisa se preocupar com tudo o que dizem. Suas atitudes é que provarão o contrário (e não o que você tenta provar). Se disseram que você fez algo que não fez, fique em paz. Por que perder sua paz se preocupando com mentiras? Geralmente, quem inventa discórdias não vive bem e não quer ver o bem de outros. Ore por quem fala mal de você! Não dê o troco na mesma moeda. Ame! Leia Provérbios 21:12 e também Provérbios, 6:16-19. E se falarem mal de você, sem você ter feito nada qual o problema? A sociedade vai crer no que você transmite e não no que dizem sobre você. As brigas mais destrutivas começam por pressão psicológica, com insultos desnecessários. Logo, apenas ouça! Isso evita tanta coisa.

Insólito esmero: O amor que espanta
Que nossa rebeldia com o mundo não se confunda com o amor que devemos ter pelas pessoas que nele estão. Há pessoas que não estão muito interessadas em ouvir que Jesus as ama. Na verdade, elas querem ver cristãos agindo como tais. Não critique pessoas de outras religiões. Lá fora, há extremistas matando cristãos e nós não podemos fazer o mesmo. Palavras também ferem. Há pessoas que ficam admiradas pelo simples fato de você dar atenção e dizer que elas são especiais. As ruas estão cheias delas. Vidas que a maioria das pessoas querem ignorar por serem doentes, malcheirosas e que precisam de algo diferente: Amor! Se Jesus trocou a vida dEle pela nossa, por que não fazemos o mesmo? Precisamos (a começar por mim) trocar nossas vidas pela vida de Jesus. Morrendo para mim mesmo, começo a viver de verdade.

Posts "românticos" sem "destinatários" geralmente indicam o desejo de ser amado(a). Se você já fez (ou faz) isso, saiba que há pessoas que te amam de verdade e que mostrar que você precisa de "amor" é meio desnecessário. Mantenha a calma e guarde seu coração. Mais do que um rosto e curvas corporais, você tem um cérebro e um coração. É isso que importa. Valorize-se!

A tristeza que abre a mente... A alegria que abre o coração
Entre a alegria e a tristeza, escolha um equilíbrio entre ambas. Pela lógica mais viável, para se chegar à alegria é necessário estar triste, então certos momentos são necessários. Não estou pregando tristeza... Acontece que tristes, pensamos mais, enquanto alegres (para não dizer eufóricos) fazemos coisas sem pensar e algumas consequências vem depois. Está triste? A alegria que Jesus nos dá cobre todas as nossas dores! Está alegre? Agradeça e não confunda alegria com euforia. Geralmente, quando eufóricos, fazemos coisas bobas sem pensar nas consequências. Apenas pense mais.  Dias tristes chegarão para todo mundo, até para nós cristãos, e isso é normal! A diferença é que podemos aprender boas lições com eles. Para se chegar à verdadeira alegria é necessário passar (não permanecer) por uma tristeza. Chega de apanhar do mundo, volte para Jesus.

Cansei! Não dá para ser “normal”
Quer ver diferenças? Não faça tudo igual. Jogue fora da tua vida coisas que fazem as pessoas terem impressões negativas sobre você. Elimine atitudes incompatíveis com servos de Deus. Não se prenda às falhas do passado. A oportunidade de fazer tudo diferente é agora! Deus te deu um novo dia, não o desperdice. Para um futuro melhor, plante o bem hoje. Não é porque você se decepcionou com alguém que tem que culpar a Deus. O Senhor não desaponta ninguém, nós que complicamos as coisas. Você mudar teus planos e sonhos por amor a Deus é algo bom. O que não é bom é querer abandonar a Deus para viver a vida ao nosso modo.

Não confundir "estar na igreja" com "servir a Jesus" e nem "ficar evangélico" com "se converter". Não melhora quase nada eu ser evangélico e estar na igreja se minha forma de pensar, de agir, minhas atitudes não mudam para melhor. Se estou apenas dentro da igreja e não ajo como alguém que serve fielmente a Deus. Rompa as barreiras de ser um "crente normal" e viva no estilo que Jesus quer de nós, sem religiosidade, mas com amor acima de tudo. Se você ainda não mudou por amor a Deus, peça sabedoria a Ele e seja transformado(a) aos poucos, mas, mude! Por que querer tentar mudar os outros se não mudamos a nós mesmos? Sempre é possível melhorar, acredite. E melhoras nem sempre vem apenas com ganhos, mas também com perdas. Se você não sabe se faz o que a carne quer ou o que o Espírito Santo quer de ti, abra a Bíblia em Romanos 13:14 e medite. Estão querendo fazer parecer tudo normal, mas, não está! Dentro de você há "dois vocês". Um é carne e quer fazer o que desagrada a Deus. O outro é regenerado, guiado pelo Espírito Santo. Eles brigam a cada instante. O "você carnal" quer acabar com o "você espiritual". O mais forte vai ganhar essa luta! O "você espiritual" sozinho não vence. Ele precisa do Mestre e das armas que Ele nos dá. Então, vamos acordar, levantar e com a ajuda do Santo Espírito matar o "você carnal" a cada instante.

"Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti, e não deixes a perversidade habitar nas tuas tendas;" {Jó 11:14}

Precaução...
Dizem que é melhor prevenir do que remediar. É uma afirmação verdadeira. O Senhor em Sua palavra nos aconselha a andarmos preparados, revestidos, a não vivermos de qualquer forma. O problema é que muitas vezes criamos desculpas para nós mesmos, achando que se pecamos uma vez, podemos pecar mais. E não é assim. De qualquer forma, se estamos em pecado, vamos nos arrepender verdadeiramente e aceitar o conselho do Senhor: "Evita que o teu pé ande descalço, e a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não há esperança; porque amo os estranhos, após eles andarei." {Jeremias 2:25} Guarde tua boca para não entrar em situações desconfortáveis. "Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, […]" {Eclesiastes 5:6a} Aprenda (eu me incluo nisso) a ouvir e obedecer melhor os teus pais. Eles veem o que você não vê e querem sempre o teu bem. Leia Eclesiastes e Provérbios com outros olhos. Com um, você terá outra visão da vida. Com o outro, você aprende a viver diferente.

... Ação
Sonhar é bom, acordar é necessário... [Entenda acordar como uma palavra motivacional e não no sentido de desistência.] Por que rejeitar desafios se você pode tentar resolvê-los? Você só resolve sozinho se quiser (e de uma forma ou de outra precisará de alguém). A definição de coragem não se limita à força que alguém precisa para ir além. Mais do que isso, corajosos são aqueles que prosseguem em fazer a vontade de Deus, em buscá-Lo em primeiro lugar, mesmo quando pessoas e situações tentam dizer o contrário. Antagônico a isso, estão as pessoas que se consideram fortes, mas, que usam essa "coragem" para maus propósitos, para passar por cima dos outros. A covardia ficou entre aspas porque o nome da atitude de pessoas assim se chama covardia. Seja corajoso(a)!

Vaidade de vaidades. Tudo é vaidade
O que tem enchido teus olhos? O que tem agradado aos teus ouvidos? O que te faz se rebelar? É tudo ilusão! Antes de acreditar em tudo o que dizem, tenha uma opinião formada sobre algo. Quem tem base na rocha não se deixa levar por qualquer água. Se preocupar com relacionamentos, estudos, trabalhos e outras coisas e não buscar a presença de Deus é como correr atrás do vento. Se investimos tempo em uma série de coisas que julgamos serem produtivas, mas não investimos tempo com Deus, todo o tempo que aparentemente está sendo bem aproveitado, na verdade está sendo perdido. "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." {Isaías 55:6} Essa vida vazia cansa... Você precisa de algo novo e que vale a pena. Você precisa de Jesus.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.