#101. Capítulo 1 [Jun/Jul de 2013]

Espalhe este texto!

#101. Capítulo 1 [Jun/Jul de 2013]


Deus é muito bomDepois de uma seleção de curtas do fim de 2012, do primeiro trimestre de 2013 e das enormes mensagens em um post que o navegador bloqueia, chegamos agora ao capítulo da metade de 2013. Enquanto elaborava este post e outro anterior, fiquei surpreso ao perceber que as mensagens publicadas em minhas redes sociais se encaixavam e formaram as seções que você lê a seguir. São parágrafos que falam sobre situações que cada um de nós, certamente, já passamos na vida cristã. Deus é bom! Que Ele te abençoe e te guarde em nome do Senhor Jesus!

{Capítulo 1}

Pecar ou não pecar? Eis a questão!
Desagrada a Deus?! Se sim, então nem comece. Há vários momentos na vida e coisas às quais precisamos dizer "não". A carne é uma dessas coisas. Ao conhecer a verdade, busque se consertar. (Via: Neemias 13:3) As coisas que desagradam a Deus podem ser feitas às escondidas e darem um falso prazer, mas, terão troco! Se liga! (Leia: Jó 20:12-24) Quando você estiver em uma situação que você sabe que está desagradando a Deus, não se conforme: Fuja dela enquanto há tempo. Às vezes, você mesmo cria situações que te fazem pecar. Fuja!!!!!! Se você já sabe que é errado, então não queira fazer. Nem pense em avançar naquilo que te fará pecar e desagradará a Deus. (Via: Pv 22:3) E enquanto você estiver fugindo das coisas que desagradam a Deus, não olhe para trás para avaliar as perdas. Siga em frente.

Que o nosso propósito principal seja viver para Deus e sermos fiéis a Ele até o fim. Nem pense em "sair da igreja" por causa de vacilos que pessoas deram contigo. Deus não te dá nenhum motivo para sair de Sua presença. Não se engane com as coisas que o mundo oferece. Nem se deixar levar por nenhuma delas. (Medite em: Josué 7) Não procure em certos lugares os prazeres que você só encontra na presença do Senhor. Há vários caminhos, uns largos, espaçosos, mas, só um caminho nos leva à salvação: Jesus! \o/ Cuidado com certas companhias! (Leia: Salmos 1:1-2) Influencie de forma positiva os teus amigos e não deixe eles te influenciarem. Não sofra por coisas que não te satisfazem. Não perca tua alegria em coisas que te fazem sofrer. Guarde teu coração em Deus. Se algo está te impedindo te buscar mais a Deus, então liberte-se desse algo.

Quando quero ouvir Deus falar
Frases "impactantes" nem sempre são verdadeiras. Deus fala conosco através de coisas simples. O problema é que às vezes, queremos aquelas mensagens "impactantes" e que nos agradem. Deus usa pessoas para nos orientar. O Seu Santo Espírito usa pessoas para nos orientar a fazermos algo ou não. {Leia: Atos 21:4} Conheça e viva a Bíblia, senão, há o risco de você ser enganado pelos criadores de fábulas, que dizem o que querem para agradar ao homem. Se estão te ensinando coisas que fogem dos ensinamentos bíblicos e que te desviarão do caminho do Senhor, não dê crédito. (Via: Pv 19:27) Não diga que você não lê a Bíblia porque não entende nada dela. Busque entendimento vindo do Espírito Santo. (Leia: Lucas 24:45) Não é porque Deus está em "silêncio" que Ele nos desamparou. {Leia: Isaías 50:10} Não questione, nem duvide da bondade de Deus. A mão dEle nos sustenta, mesmo que nós não estamos vendo. Espere em Deus e aguarde por Ele em silêncio, sem fazer questionamentos, nem reclamações. Fazer isso é bom! (Leia: Lamentações 3:26) Questionar a Deus não é uma boa opção. Não procure situações para adorar ao Senhor! Motivos para adorá-Lo é o que não faltam. Em todo tempo! Não questione a vontade de Deus. Ele é soberano, perfeito e nada acontece sem Sua permissão. Deus é bom mesmo quando você não vê Ele agir concretamente. Então não espere algo se concretizar para agradecer a Ele. Adore \o/

Decepções e a revolta interna
Independentemente do que você ouça, descubra ou veja, nunca deixa de buscar a Deus, e nem que o amor dentro de você se esfrie. Não permita que atitudes que você nunca esperava de alguém mudem tua forma de agir de melhor para pior. Não deixe que as más-atitudes de outras pessoas contigo te influenciam a agir da mesma forma que elas. Te desapontaram de novo? Perdoe de novo. Não é fácil, mas, o Senhor Jesus deixou a lição. (Leia: Mateus 18:21-22) Quando você se frustrar, se decepcionar com algo ou alguém, não fique com pensamentos negativos. Sabe o que você faz? {Leia o Salmo 32:7.} Nunca pese os erros dos outros; Pare para observar também os acertos dela. Não esqueça que também temos erros, mas, mesmo assim Deus nos ama.

Há situações que você passa a fim de que você aprenda boas lições e depois ajude pessoas que estão passando pelo mesmo que você passou. Situações ruins servem como aprendizado. Algumas coisas possuem lado positivo. "Examine tudo e retenha o que é bom." (1Tessalonicenses 5:21) Ao invés de se isolar e pensar em coisas que farão você se entristecer, vá orar. Pense em coisas que te dão esperança. (Leia: Lamentações 3) E se você for se isolar, cuidado com a mente vazia. Pense em coisas do alto. Ah… Mesmo se isolando, você nunca está só. Aconteça o que acontecer, louve a Deus. (Leia: Salmos 71:14) Um isolamento espontâneo com firmes e bons propósitos às vezes ajuda! Então, "examine tudo e absorva aquilo que é bom". (Via: 1Ts 5:21) Aconteça o que acontecer, nunca se distancie de Deus. Pelo contrário: Na alegria ou na dor, vá para mais perto dEle.

Duas ótimas lições que podemos aprender em Eclesiastes 10:4 - 01. Quando alguém se levantar contra você, fique em paz. Não queira revidar, nem dar o troco. (Eclesiastes 10:4a); 02. Resolva as coisas com diálogo, mansidão, calma e paciência. Afinal, o acordo evita grandes tolices! (Eclesiastes 10:4b) Você não deve contender. É preciso ser manso com todos, ensinando, instruindo com calma. Quem faz a obra é Deus. (Leia: 2Timóteo 2:24-26)

O Teu amor me chama
Não se aproxime de Deus por medo. Ele não é nenhum tirano. Ele é amor! Se achegue a Ele por tudo que Ele é. (Leia: Tiago 4:8) Não busque a Deus por interesse em bênçãos ou escapes. Busque a Ele por tudo que Ele é. Porque infelizmente está tendo muita fórmula para ser abençoado e prosperar e cobrar de Deus, bênçãos, milagres, cura e vitória e blá blá… Tua maior bênção não é algo material ou que você vê de forma concreta em tua vida, mas, sim a presença de Deus em você. (Leia: Ez 44:28) Dê a Ele teu melhor, tua adoração e teu louvor. Não dê qualquer coisa a Deus! Dê sempre o teu melhor. Não ofereça a Ele sacrifícios que não te custarão nada. (Via: 2 Samuel 24:24) Se é para Deus não faça de qualquer forma. E mesmo que seja para outra pessoa, dê sempre o teu melhor. Deus é tudo que precisamos. O resto é detalhe. Não busque a Deus de forma superficial. Escolha mergulhar fundo nEle. Ore com intensidade, viva para Ele com intensidade. Não se precipite. Leia Ezequiel 33:11 (Deus te ama muito, viu!) Se realmente você já entregou tua vida a Cristo, fique em paz. Se ainda não fez isso, busque a Ele enquanto há tempo... O amanhã é incerto. Todos nós temos um valor muito especial para Deus. Se você duvida, o que é que fez Ele sacrificar Seu único filho para nos salvar?

O vazio do medo
Que os teus medos não te influenciem nas tuas decisões. Acabe com os medos e rancores que você mesmo permite que nascem em teu coração. Quando você se afoga em meio aos largos oceanos, Jesus que é grande e soberano estende Suas fortes mãos e te salva, te traz de volta à vida. \o/ E quando o Senhor te chamar, não pense duas vezes: Vá! Se você sabe que precisa fazer algo para o Senhor, não deixe de fazer isso por medo, vergonha ou qualquer outro motivo. (Via: João 12:42-43)

Nem pense em olhar para trás ou desistir da caminhada com o Senhor. O nosso alvo é Cristo! {Leia: Jeremias 51:50} Se você está trabalhando para Deus (ou vai trabalhar para Ele), faça tudo segundo a vontade dEle e não segundo a nossa. (Via: 1 Pedro 4:11) Não olhe para as dificuldades e barreiras que se levantarem. Faça tua parte. Talvez hoje não estamos prontos para receber algo. Possa ser que num futuro estaremos. Lembre-se que os pensamentos do Pai são maiores que os nossos. Há momentos em que é necessário você mudar tua forma de pensar, de falar, de agir para que algo diferente (e melhor) aconteça. Plante a semente, regue-a e deixe o Senhor agir; Quanto a mim e a você, vamos fazer o possível. (Leia: Eclesiastes 11:1,4) Não reclame se você não fez a tua parte. Não há como você saber se dará certo se ao menos não tentar. E não esqueça de deixar Deus te guiar. Ore primeiramente ao Senhor, planeje direitinho e ação! (Leia: Lucas 14:28-32)

Se ac[alma]. Leia o Salmo 42. Tudo que Deus faz tem um propósito. (Via: Ezequiel 14:23) Precisa de socorro? Recorra a Deus e não ao homem. (Leia: Salmos 60:11 + Salmos 118:8-9) "Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali, e, se subirem ao céu, dali os farei descer." (Amós 9:2)

Humildade: Aprendendo com o mestre Jesus
Você busca grandezas, quer ser exaltado pelos homens ou algo semelhante? O Senhor te exorta em Jeremias 45:5a. Dá uma meditada lá! ;) E quando Deus começar a te abençoar e você começar a se dar bem na vida, não se esqueça do Pai. É até uma antítese eu dizer que se você quer continuar subindo, então desça e continue com o propósito de ser humilde mais e mais. Soberba nunca!! Ela precede a queda! ;) Seja humilde e tenha vontade de aprender. Precisamos uns dos outros. Arrogância não é de Deus; Humildade é. Peça sabedoria ao Pai, seja humilde e dedicado(a) para usar os dons que Ele te deu. {Leia: Romanos 12:6-8} Não pense que pelo fato de você ter "tudo" que você quer, que você tem que relaxar e deixar de buscar a Deus. {Leia: Lucas 12:19-21} Nunca deixe nada nem ninguém ocupar o lugar de Deus em teu coração. Afinal, quais tem sido tuas prioridades? Onde está teu tesouro?

Não fique torcendo pela derrota, pela queda do teu próximo. Nem se ache quando alguém cair. {Leia: Provérbios 24:17-18} Não se engrandeça! Não se ache melhor que os outros. Cuidado com a soberba, com a auto exaltação. {Leia: Provérbios 16:18 + 25:6} Não deixe de congregar. Aconselhe e ajude ao teu irmão. (Via: Hebreus 10:24-25) Perdoar nunca foi e nunca será impossível. É necessário. E ao perdoar, esqueça o que te fez sofrer. Perdoe de verdade e prossiga sem rancor! Ao invés de listar apenas defeitos e falhas, observe também a quantidade de qualidades e acertos. E não se esqueça que você também falha às vezes e mesmo assim, Deus nunca te acusa. Para nos apresentarmos ao Senhor, não é preciso holocaustos; Ele quer humildade de nós e que andemos em Seu caminho! {Leia: Miqueias 6:6-8} Se você quer que alguém faça algo para você, faça isso para alguém. Se você quer mudanças, comece as mudanças em você. {Leia: Mateus 7:12} Nunca exiga amor de ninguém; Quem ama, ama. E por mais difícil que seja, ame mesmo quando você não for amado. {Leia: 2 Coríntios 12:15}

Não pregue a você mesmo. Pregue a Jesus! Ele tem que ser o nosso centro. (Leia: 2 Coríntios 4:5) Cristocentrismo! Abandone ações do tipo "Vai ser assim porque eu quero, pronto e acabou!" Ei, a vontade que tem que prevalecer é a do Pai e não a nossa. Não se glorie pelo fato de pregar ou de fazer algo para Deus. Trabalhe para Ele com alegria, sem esperar nada em troca. (Leia: Atos 20:24) (-reconhecimento +conhecimento) Se te aplaudirem, te elogiarem ou começarem a exaltar tuas qualidades, mantenha a humildade, porque a glória é de Deus! Tudo é dEle! \o/

Meus sentidos, Teu sentir
Há pessoas que mentem para te desanimar. Não dê ouvidos a tudo aquilo que você ouve. Peça discernimento ao Senhor. (Leia: Provérbios 29:12) Procure enxergar as coisas com outros olhos. Escolha ter uma visão além do alcance superficial. E seja sempre humilde. O que deixa o rosto de alguém mais bonito é um coração alegre e essa alegria verdadeira só encontramos na presença de Deus! (Via: Pv 15:13) Quando o teu passado negativo querer tomar teus pensamentos, lembre-se que o Senhor faz tudo novo em nós. Tome posse de Is 43:18.

Precisamos ser tocados pelo Amor a fim de tocarmos os outros. Não para emocionar, mas, para conscientizar. Há quem diga que fala o que pensa sem meditar nas consequências. Não faça parte desse grupo; Pense antes de falar. (Via: Pv 15:28 + 21:23) Não fale palavrões, coisas indecentes, zombaria, piadinhas que não condizem com a vida cristã. (Via: Efésios 5:4) Véi, na boa: Deus ama sinceridade!! :) (Via: 1 Crônicas 29:17) Se não irá edificar, não fale. Cuidado com certas "mentirinhas por brincadeira". Isso não é religiosidade; É Bíblia! Leia: Provérbios 26:18-19 Quando você ver alguém discutindo ou brigando, não "coloque mais lenha na fogueira". {Leia: Provérbios 15:18} Nunca incentive alguém a fazer algo que a prejudique, nem duvide de coisas que ela ameaça fazer. O orgulho é destrutivo. Aconselhe o bem! Dê bons exemplos em tua vida diária a fim de glorificar o nome do Senhor Jesus. (Leia: 1 Pedro 2:12) Pelo fato de você ser cristão, as pessoas esperam certas ações tuas, mas, como você é cristão, há coisas que você pode, mas, não deve fazer.

Desparadigmatizando
Bíblia deixada em casa aberta no Salmo 91 ou qualquer outra página sem meditar nele diariamente não adianta nada. Conversamos com Deus de coração para coração ou apenas uivamos como lobos ante a nossas camas? {Leia: Oséias 7:14a} Emoção e unção são coisas bem diferentes. Não adianta nos emocionarmos se não mudamos. A unção do Pai, essa sim transforma. Vi em algum tweet: Bênção não é somente acréscimos que Deus te dá, é também quando Ele tira algo que não te faz bem. Quer provar a Jesus que você ama Ele? Então guarde e pratique os mandamentos dEle. (Leia: João 14:15) Já que vamos colher o que plantamos que tal fazer o bem?! Ame aquilo que Deus ama e reprove, abomine tudo aquilo que Ele reprova. (Leia: Efésios 5:10-11)
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.