#103. Capítulo 3 [Set/Out de 2013 - Parte 1 de 2]

Espalhe este texto!

#103. Capítulo 3 [Set/Out de 2013 - Parte 1 de 2]

{Capítulo 3 – Sentimentos}

O remédio para a rebeldia é a submissão
Entregar sentimentos a Deus
Aprenda a domar teus sentimentos (ira, ódio, tristeza, etc.) ou, caso contrário, eles domarão você. Aconteça o que acontecer, seja lá o que for, mesmo se você se estressar, não murmure. "Em tudo, dai graças." Nunca diga que "quem cuida da minha vida sou eu". Pegue o seu "eu" e crucifique-o, porque já não vive o "eu", mas, Cristo vive em mim! Nem tudo que queremos é o que precisamos e nem tudo que precisamos é o que queremos. Deus não trabalha da forma que você quer, mas, como Ele quer e da forma a qual você precisa. Não se venda, Jesus já pagou um alto preço para te ter! =] Crucifique tuas vontades e paixões por amor ao Senhor.

Você que talvez tenha se desviado dos caminhos do Senhor e ache que pelo fato de já ter cometido um erro, pode cometer vários outros, pois você já está "livre" das "regras", acorde!! Não é assim! Você está voltando à escravidão e tudo aquilo que te agrada nem sempre agrada a Deus e esses caminhos levam à morte [espiritual]! Deus te chama de volta, Ele nunca te abandonou. Volte para o Seus caminhos enquanto há chance, se arrependa, pois é chegado o reino de Deus, deixe Jesus te curar, abra a porta e permita que Ele reine por inteiro em toda tua vida, em teu coração.

Baseado em casos que eu mesmo já vivenciei e vi amigos meus passarem, deixo uma dica: Há uma grande diferença entre amadurecer e se tornar uma pessoa amarga que prefere ignorar a opinião alheia e deixa de viver o lado bom da vida para fazer o que acha que precisa ser feito com atitudes imaturas e rebeldes, que às vezes ela define como maturidade, mas, não é! Amadureça se tornando alguém doce, porque se amadurecer demais, corre o risco de apodrecer.

Vejo um monte de gente querendo passar por cima da vontade da mãe e do pai para se aventurar em um "grande amor" e esquecem que o amor da família permanece e a "paixonite" é fogo de palha. Se você faz parte desse time, reveja teus conceitos. Mesmo que às vezes possa não parecer real, tua família te ama e quer o melhor pra você. Mesmo sem entender, e, achando que teus pais são "caretas", obedeça o que eles te orientam. Talvez, possamos até achar que uma proibição ou uma punição seja ruim, mas, na verdade, eles querem o nosso bem! Deus nos deu a eles para que eles nos criem aqui na terra! Ame teus pais e obedeça-os sempre! Vale a pena! \o/ "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra." {Efésios 6:1-3}

Oferecendo o outro lado da face
Hoje em dia não é muito difícil ouvir um monte de irmãos dizerem o seguinte: "Aqueles que te perseguem vão ter que ser humilhados, vão ter que ver Deus te exaltar, vão saber que Deus é Deus em tua vida!" Enfim, não estou criticando, mas, aproveito para trazer aqui mais uma mensagem que o Senhor Jesus nos deixou: Se alguém te odeia, te persegue, te detesta, não dê o troco com a mesma moeda. Ore a Deus pela vida deles, demonstre amor, peça ao Senhor que os liberte, deixa Deus agir, mas, não peça vingança, peça justiça, não de acordo com o teu próprio senso de justiça, mas, de acordo com a vontade do Senhor. Coloque o amor em cima das circunstâncias. "Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos." (Mateus 5:44-45) Quando alguém vier discutir com você, te encher de desaforos, sabe o que você faz?! Fale mais baixo que ela, não dê o troco na mesma moeda, controle-se mesmo que a outra pessoa esteja fora de controle. "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." {2 Timóteo 2:24-26}

Tem alguém te perseguindo, querendo te ver no chão, te derrubar, falando acusações contra você?! Sabe o que você faz? Ore a Deus pela vida dele(a); Não para Deus destruir ou humilhar, mas, peça ao Pai para tocar no coração daquela vida, e peça também sabedoria a Ele em tua forma de agir a fim de que quem te persegue possa ver Jesus em teu viver. O Senhor também ama aquela vida e morreu por ela também; Peça a Ele que transforme, liberte e salve aquela vida. Faça como Jesus \o/ Se a pessoa se diz cristã e não tem amor, há algo estranho aí. Não temos o direito de criticar aquilo que não temos conhecimento. Nunca aponte erros alheios… O coração das pessoas é algo que só Deus pode entender. Não critique sem saber algo sobre alguém. Ao invés de criticar, se coloque no lugar dela, se disponha a ajudá-la. Faça como Jesus. Vi alguém escrever que é um erro você fazer pelas pessoas o que elas nunca fariam por você. Mas... Isso não é um erro, é a intenção. Jesus fez algo por nós que talvez, nós nunca faríamos por Ele. Ele morreu numa cruz, foi humilhado para salvar a todos nós. E você acha que Ele errou? É claro que não, pois, esse foi o plano de Deus, e em Seus planos não há erros. E os frutos desse penoso trabalho do Senhor estão vivos: Eu e você! =]

Quando eu estiver triste, lembre-me da alegria da Tua salvação. Quando eu me decepcionar, lembre-me que Tu me amas
E quando tua família falar coisas que te deixam magoada(o), sabe o que você faz? Dê bons exemplos e mostre que você não é o que eles dizem. Silêncio: Tá aí a melhor resposta em certas ocasiões. "…mas, o que modera os seus lábios é prudente." {Pv 10:19} Quando se sentir "pra baixo", ore. Não precisa ficar postando no Facebook que você está triste, isso não melhora tua situação. Ora que melhora! Derramar lágrimas em oração não é sinônimo de desistir, mas, sim de dizer a Deus: " - Senhor, estou aqui. Faça em mim a Tua vontade." Cara, quando alguém te magoar, não fique com ressentimentos. Ao invés de só ficar lembrando da "parte ruim", traga à memória os bons momentos. Vai ser bem melhor, pode crer! Perdoe e peça perdão, mesmo sem ter errado. "Examinai tudo. Retende o bem." {1 Tessalonicenses 5:21} Não estrague 99% de coisas legais por causa de 1% de coisas que não são. Não fantasie dores, não invente feridas onde talvez esteja são. Não complique aquilo que é simples. Tenso é você não ter problemas (sim, eu sei que todos tem) e achar que qualquer coisa já é uma dificuldade enorme e um motivo para chorar. Tem gente passando por coisas bem piores que nós. Em tudo dai graças!

Ei, você que tem complexo de inferioridade, que acha que ninguém te ama, te digo o seguinte: Você não pediu para nascer, mas, bem antes da fundação do mundo, Deus sonhou com você! Ele te formou, te criou, te deu personalidade, te deu fôlego de vida! Ele te ama! Vida de verdade e felicidade completa só em Jesus! =] "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus." {João 1:13} "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." {Mateus 11:28} Tempo não cura, normalmente, o que ele pode fazer é deixar a pessoa anestesiada, mas, eu sei quem pode te curar sem deixar cicatrizes e sequer usar curativos: Jesus! Dê teu coração a Ele por inteiro que Ele sabe o que faz! Fica triste não! Existe alguém que pode preencher o vazio do teu coração, que pode fazer tua vida valer a pena, porém, a decisão é tua: Tê-lo como alguém conhecido ou deixar Ele ser o Senhor da tua vida por inteiro: Jesus! Não é apenas uma religião, uma lei, não, não é nada disso! É amor, é submissão, é mudança!

Daí, alguém que você menos espera te enche de desaforo, fala um monte de coisas que te machucam, te fazem chorar… É o poder das palavras! Mas, não fique triste. Há alguém que mesmo te dizendo coisas duras, é para o teu bem. Ele nunca quer o teu mal. Conheça Jesus! \o/ "Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor." {Gálatas 2:18} Esse versículo tem uma relação com a lei que foi abolida pela graça do Senhor Jesus, mas, vamos trazer ele em outro contexto: Se eu edifico de volta aquilo que eu já havia destruído, constituo-me como pecador. Em síntese, se você já perdoou alguém de algo, não precisa ficar lembrando do erro do outro; Se Deus já te perdoou de algo, não precisa ficar com ressentimentos de culpa; Se você já se arrependeu verdadeiramente de algo, não volte a cometer o mesmo erro, peça ajuda ao Pai sempre! Se você já destruiu, já lançou fora, já abriu mão de coisas que não te faziam bem, nem pense em querer resgatá-las! O que para nós pode ser bom, vamos reputar como perda por amor a Cristo.

Solte o orgulho, fique firme
Nos enganamos quando achamos que não precisamos de ninguém. Precisamos de Deus e também do próximo, assim como eles precisam de nós. Sonhe alto, mas, não esqueça de sempre ter os pés no chão. {Resumindo: Tenha metas altas, mas, quando elas forem realizadas, mantenha a humildade e o respeito pelo próximo, que nunca seremos melhores que ninguém por causa de algo conquistado.} "Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." {Gálatas 5:26} Não liste qualidades que você tem, nem enumere as coisas boas que você sabe fazer. Não precisa competir com ninguém para ver quem fez algo melhor que outro. Não irrite ao seu próximo com coisas tolas. Eu e vocês somos diferentes em personalidade, porém, perante o Senhor Deus, somos todos iguais! Cuidado com a arrogância, com a soberba, com a prepotência, com o hábito de se achar autossuficiente, que não precisa de ninguém, que as coisas só fluem se você estiver à frente. Deus pode fazer pessoas orgulhosas e cheias de si irem comer capim para saberem que só Ele é Deus, e o bom é que a humildade no final vem à tona! {Leia: Daniel 4} Eu e você somos amados e protegidos por Deus, porém, não pense que você ou eu seja o(a) "queridinho(a)" dEle, que Ele sempre vai passar a mão na tua cabeça, te deixar no erro ou fazer tudo aquilo que queremos pelo fato de nos acharmos dignos, porque não somos. O Senhor nos ama de forma igual. Ele não ama mais a uns do que a outros e aconteça o que acontecer, seja lá o que for, nunca se esqueça: Jesus te ama ao ponto de morrer para que pudéssemos viver, e hoje Ele vive e um dia voltará para buscar Seu povo.

Há coisas que temos ou que recebemos de bom, e, que várias pessoas gostam de creditar aos seus próprios méritos, aos seus próprios esforços, à sua força, mas, não é bem assim. É verdade que temos que fazer nossa parte, não ficar de braços cruzados, porém, a glória, a honra é só de Deus! Querer não é poder! Talvez, podemos achar que "eu quero, eu posso, eu consigo", porém, se Deus não permitisse, não teríamos! Não somos autossuficientes, sozinhos não podemos nada! Deus abomina a soberba, o orgulho, o egocentrismo. Reconheça que você precisa da ajuda dEle e também da ajuda do seu próximo, humanamente falando. "Vós que vos alegrais do nada, vós que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos? Porque, eis que eu levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o Senhor, o Deus dos Exércitos ..." {Amós 6:13-14b}

Quando Jesus fazia milagres, Ele orientava as pessoas a não espalharem que Ele fazia milagres. E o que podemos aprender com isso? Jesus é humilde! Ele nunca quis se aparecer por fazer isso ou aquilo, e essa lição serve para nós! Não precisamos querer ser reconhecidos ou aplaudidos por algo que fazemos, seja pelo fato de falarmos bem, de ter uma linda voz para cantar ou por fazer boas obras... Não, não precisa isso! Que Ele cresça e eu e você diminuamos dia após dia. Não somos melhores que ninguém em nada! O importante é aproveitarmos o curto período aqui na terra e cumprir o chamado que o Senhor tem para mim e para você. Você sabe qual é o teu, se não sabe, peça ao Pai para te mostrar, porém, sem querer se vangloriar, porque, a glória é somente de Deus e para Deus. "Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." {Atos 20:24}

Uma injeção de paciência para anular a ansiedade
Paciência: Capacidade de passar por vários tipos de sensações ou vivenciar coisas às vezes desagradáveis sem murmurar ou perder o controle das emoções. Peça a Deus essa virtude, o amor é paciente. Nada acontece sem a permissão de Deus. Isso te deixa mais calma(o)? Aproveite e leia Filipenses 4:6-7 e 1 Pedro 5:7. Não se desespere. Mesmo que você possa duvidar, Deus é bom. Nada foge do controle dEle; Precisamos parar de olhar os problemas, as barreiras, deixar de reclamar e adorar a Deus em todo tempo, dar graças a Ele em tudo e saber de verdade que Ele é grande e que só Ele é Deus! "Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena." {Provérbios 24:10} Quando você estiver em uma situação "desesperadora", sofrendo por algo, nunca se esqueça: Ânimo sempre! Outra coisa: Por mais difícil que for, nunca cesse de adorar ao Senhor. E por mais que você sofra ou caia uma vez ou outra, não queira ficar no chão, não se conforme, levante-se. E como diz uma música do Skillet, "se você se cansou, levante as mãos, tome uma posição enquanto há chance." Sei que não dá pra ser forte o tempo todo, mas, não desanime. Peça força ao Senhor, reconheça que você depende dEle para tudo. O mais difícil é o começo. Depois que você dá o primeiro passo, já foi. Mas, não pare. {Regras não aplicáveis se o caminho trilhado não for bom.} "Mas o justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." {Hebreus 10:38-39} Nunca desista de Deus, não abra mão do chamado que Ele te fez. Os que se achegam a Ele, se achegam pela fé, onde não é preciso ver para crer. "... porque aquilo que está determinado será feito." {Daniel 11:36b}

Estás preocupado(a), ansioso(a), com dúvidas e cheio(a) de decisões para tomar ou coisas para fazer? Leia Lucas 10:38-42. "Pré-ocupação": O prefixo "pré" indica algo anterior, então, o termo "pré-ocupação" indica que você começa a se ocupar, se desesperar, a fazer coisas adiantadas, bem antes do tempo. Então, relaxe! Fique em paz e leia 1 Pedro 5:7. Aconteça o que for, não se preocupe em entender. Apenas adore ao Senhor com o todo teu ser. Não espere sentado(a)… Caminhe, não os teus próprios caminhos, mas, o caminho de Deus! Se você acha que não vale a pena servir a Cristo ou estão surgindo pensamentos ateístas em tua mente, sugiro que você medite em 1 Coríntios 15. Não pense que Deus está ao teu lado somente quando Ele fala diretamente contigo. Ele nunca desampara os Seus. Uma dos [vários] sinais que Ele te dá para você saber que Ele é contigo é o fato de que Ele te usa como instrumento para os sonhos dEle, e te ajuda a ajudar outras pessoas, seja com palavras, ações práticas ou em oração.

Paixões: A quem entregar meu coração?
Ao escolher um(a) namorado(a), escolha alguém que ame mais a Deus do que a você. Pessoas sofrem sentimentalmente porque não guardam seu coração. Infelizmente, preferem entregá-lo a qualquer um(a). Não adianta você procurar uma pessoa "perfeita" para amar e que nunca vai errar… Amor não é isso! Amar alguém é você saber que a pessoa tem defeitos, pode falhar, mas, o sentimento não se perde, e, ainda assim, você se dispõe a ajuda-la sempre que necessário juntos em um mesmo propósito. Amor à primeira vista não existe. Isso se chama paixão. Amor vem com o tempo.

Deus te abençoe! =]
Deus te abençoe! \o/
Você pode ler outros textos:

2 comentários

  1. Boa noite, o texto que o Espírito Santo te deu está lindo, cheio de coisas preciosas, eu notei que estava fazendo coisas que já sabia que eram erradas, mas que nem percebia que fazia ^^, e agora que sei minhas feridas, minhas dores, posso pedir cura a Deus, me sinto mais leve. Que você possa continuar demonstrando mais do perfume de Deus porque esse perfume está em você *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como nosso Pai é lindo, não é? Tenho ficado surpreso a cada dia com Sua bondade e doçura sem igual. Me alegro muito em saber que Ele tem falado aos nossos corações de forma tão linda, nos mostrando o que tem que ser mudado em nossas vidas a fim de glorificá-Lo mais e mais! Ele é bom! Muito obrigado pelas lindas palavras e desejo que o mesmo Senhor te santifique mais e mais! Ele te ama demaaaaais! Amém e amém! Precisamos! *--------------*

      Excluir

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.