#104. Capítulo 4 [Set/Out de 2013 - Parte 2 de 2]

Espalhe este texto!

#104. Capítulo 4 [Set/Out de 2013 - Parte 2 de 2]

{Capítulo 4}

Arrependimento: Quando não dá para desfazer e mudar faz-se necessário
Uma mudança só começa quando você realmente começa a mudar, e não quando você diz que vai mudar. Pense mais e fale menos. Quer ser influenciado(a) e seguir os exemplos de alguém? Siga os de Jesus, Ele é perfeito. Daí, às vezes, você precisa quebrar a cara para saber que precisa de Deus, não é?! Não espere os maus dias chegarem, escolha Jesus enquanto há tempo, não por "medo", mas, por amor. Ao se arrepender de algo, não tenha apenas o remorso temporário, mas, sim uma verdadeira conversão. Conversão significa mudança, e, maturidade, seja ela espiritual ou emocional só ocorre quando queremos e fazemos acontecer as mudanças. Resumindo: Não basta apenas se arrepender. É preciso se converter, mudar para agradar a Deus! =] "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor," (Atos 3:19) "… convertei-vos pois agora cada um do seu mau caminho, e emendai os vossos caminhos e as vossas ações." (Jeremias 18:11a) Um erro não é desculpa, nem motivo para outro. Não querer acertar já é um erro.

Daí você faz as coisas por emoção, não pensa e depois colhe os frutos amargos! Fuja disso... O que você semeia hoje, você colhe amanhã. Use mais o cérebro e menos o coração. Às vezes, você se arrepende de algo, mas, tipo, não dá para desfazer o erro, e aí? O que fazer pra você se sentir melhor? Em casos como esse, a melhor solução é ser humilde e pedir perdão a quem você feriu com alguma palavra ou atitude. Reconheça que errou, largue o orgulho e peça desculpas. Isso não é, nem nunca foi humilhação, pelo contrário, é demonstração de sabedoria! =]

Não dá para querer algo novo da parte de Deus se mantemos os velhos erros. "Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam." (Mateus 9:17) "Eu tive que cair e me quebrar em pedaços para saber que Tu me amas mesmo sabendo que eu sou um desastre e que tudo está quebrado no chão." {Tradução adaptada da música "Disaster" do Newsboys} Se você errou e caiu, Deus continua te amando. A decisão de permanecer caído ou de levantar e recomeçar é tua. Ele tá afim de te ajudar, porque sozinho você não vai a lugar algum. Reconheça que errou, tome uma atitude, peça perdão e se converta, seja transformado(a)! "Somente reconhece a tua iniquidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não destes ouvidos à minha voz, diz o Senhor. Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião." {Jeremias 3:13-14}

Atitudes: Quando ações falam mais que palavras
Nosso amor por Jesus e pelos outros precisa ultrapassar o limite das palavras. O que apresentar ao Senhor Jesus quando estivermos face a face com Ele? Vidas libertas? Sua palavra e Seu amor anunciados? Bom testemunho? Dons e talentos usados para glória dEle? Amor por Sua obra? Enfim, não se esqueça que não adianta apenas fazer milagres no nome do Senhor, é preciso amar vidas, assim como Ele nos amou. E quando Jesus voltar e pedir para nós mostrarmos as nossas obras, o que apresentaremos a Ele? Vamos gastar tempo com as coisas de Deus.

Palavras voam, atitudes marcam. Seja cordial. Uma simples atitude ou palavra faz toda diferença. Seja ela de gratidão ou de ânimo. Não queira ser conhecido(a) pelas pessoas por palavras "bonitas" ou "impactantes" que você fala, mas, sim por boas atitudes, que façam a diferença em um mundo que precisa de amor, de atitudes, de pessoas dispostas a resplandecer a luz de Cristo e não de simples palavras (se bem que algumas fazem a diferença), ou de achismos, legalismos e críticas. Dê bom testemunho onde quer que você esteja, seja em casa, na escola, no trabalho, na rua… Cristão é cristão onde quer que seja. Cara, Jesus deixou exemplos em tudo! Siga Ele, tenha-O como referência e busque o aperfeiçoamento, a constante busca em se parecer com Ele. Não seja apenas mais um "crente", seja mais do que isso. Seja uma nova pessoa em Cristo e busque copiá-Lo em tudo: Seja cristão. "Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo." {1 Coríntios 11:32}

Pregar é ótimo, mas, um testemunho vivido, em ações diárias é outro nível! As pessoas muitas vezes não dão ouvido a o que você diz, mas, sempre reparam o que você faz, então dê exemplos de cristão, não ao nosso próprio modo, mas, como o Senhor Jesus faria em nosso lugar. Se não é de Deus, então se afaste. Se for pessoas, aí é outro nível: Peça sabedoria ao Pai para influenciá-las, mas, não seja influenciado. Se o Senhor te colocou em uma faculdade, te deu um emprego ou em outro lugar onde há pessoas que precisam de ajuda, seja sal e luz. Vamos orar ao Senhor, pedindo a Ele que a cada instante venhamos nos apaixonar cada vez mais por Ele, a amá-Lo cada vez mais profundamente. Será que apenas andamos com Jesus, sendo rotulados como "crentes" ou somos pessoas transformadas, convertidas, novas criaturas? Pelo fato de sermos cristãos, as pessoas que não são cristãs (ou incrédulas) costumam se basear no que fazemos ou falamos para terem "exemplos" de como agir. Então, é essencial darmos bons exemplos, não a nosso próprio modo, como achamos que deve ser, mas, observando a Palavra e parando para refletir em como Jesus agiria em nosso lugar. {Para melhor entendimento, leia: 1 Coríntios 8:9-13} Se você não prega com palavras, tente pregar com atitudes. Até porque uma imagem vale mais que mil palavras, uma grama de exemplo vale mais que uma tonelada de conselhos. Seja a mudança que você tanto quer. Espere menos dos outros e se esforce mais. No final, o importante é Deus ser honrado e nós diminuirmos para Ele crescer em nós. \o/

Ainda há tempo
Daí você pensa: "Eu já errei demais, Jesus não vai me perdoar." Aí que você se engana. Jesus veio foi para os que estão doentes, pode vir! Para se achegar a Jesus, não tem esse lance de "eu vou me preparar, depois vou pra Jesus." Quem te transforma é Ele (se você permitir). Jesus quer que você venha a Ele assim como você está. Não busque coisas sem sentido, não espere algo de pessoas que são suscetíveis a falhas. Busque as coisas do alto, elas são eternas! Viver para você mesmo ou para agradar aos outros cansa e não dá em nada. O sentido da vida está em aproveitá-la vivendo para o Pai. A vida não tem "Ctrl+Z", mas Jesus pode dar um "reset" nela, basta você querer. Ele ainda dá um "Ctrl+S" e faz um upload de você para o céu! Não precisa querer que dezembro chegue logo ou desejar boas-vindas a outubro, novembro ou outro mês para que uma vida nova se inicie. Um ano novo ou um mês novo não faz uma vida nova… A decisão de mudar e inovar é sua. Cara, da hora mesmo é você fazer algo sem precisar alardear, ao contrário da maioria que falam muito e fazem pouco!

Não espere coisas ruins acontecerem para que você busque a Deus. "Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;" {Eclesiastes 12:1-2} Aproveite a beleza da juventude na presença de Deus, se alegrando com Ele. Cara, ser jovem não é se divertir segundo os padrões que a sociedade impõe, não, não é! Vai muito além disso! Aproveite essa linda fase da vida vivendo com Deus e para Ele, antes que seja tarde demais… Antes dos dias maus chegarem e você se entristecer arrependido(a). Uma vida só é vida quando é com Deus. A vida só é ganha e aproveitada quando você a perde por amor a Cristo. Viver é bem mais que existir.  Vamos nos entregar a Deus por inteiro. Se o nosso coração e a nossa vida pertencem a Ele, então para quê vivermos para nós mesmos? Viver sem Deus não é vida, não faz sentido. Se você está assim, sem razão para viver, Jesus quer te dar a verdadeira vida!

O diabo não é idiota, mas, ele quer que nós venhamos agir como tais. Tipo, ele te oferece coisas que aos olhos carnais parece bom, mas, o final é morte, é tristeza. Fuja das armadilhas do inimigo! O salário do pecado é a morte, mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus! Não faz sentido trocar a bênção pela maldição. Deus te ama e o amor dEle é tudo que você precisa. O resto é detalhe que só Ele sabe cuidar. {Ler e viver Mateus 6:33 nunca é demais.} Para te ver sorrir, Jesus não coloriu o céu de outra cor. Quando era quase meio-dia, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E o sol se escureceu, e o véu do Templo se rasgou pela metade. Tudo isso por te amar! Mas, meus dias que eram nublados, Ele iluminou… Anil hoje tudo se fez! O Seu amor é inefável, ele constrange… É preciso sentir!

Uma vida na linha da retidão
Nem sempre o caminho mais usado é o mais correto. Cristãos não mandam indiretas, fazem como Jesus: Falam a verdade e para quem precisa ouvir. É só você observar as ideias que Ele trocava com os fariseus. Chamava eles de hipócritas cara a cara, e não com indiretas. Prefira palavras sinceras e verdadeiras vindas do coração e que edificam do que palavras "bonitas" e vazias, ditas apenas por dizer ou para causar impacto. Resumindo: Prefira palavras sinceras do que palavras bonitas; É assim que Deus quer. Cuidado com o que você diz e faz. As pessoas não conhecem suas intenções, mas, observam tuas atitudes, e muitas vezes usam isso contra você. “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” {Mateus 10:16} Ou você canta louvores e abençoa ou fala palavrões e amaldiçoa. Ou um, ou outro! {Leia: Tiago 3:9-12} Fuja das fofocas, da maledicência!! "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano." {Salmos 34:13} "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. [...] Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?" {Tiago 4:11-12} Controle-se. Falar tudo o que vem à mente, demonstrar insensatez e fazer o que der vontade sem pensar nas perdas é bobeira. Não vacile. Se não te edifica, escolha nem ver. Se teus olhos contemplarem o que é bom, você é bom e o contrário também é verdadeiro. Eles são as "janelas" do corpo. Enfim… Cuidado com o que você vê. {Leia: Mateus 6:22-23}

Se alguém pregar algo que é contraditório e diferente das coisas que o Senhor Jesus tem nos ensinado, tenha cuidado! Não se deixe levar por palavras bonitas e pregações que agradem ao ego do ser humano. "Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes." {Romanos 16:17-18}

De que adianta sermos um "doce" com as pessoas lá fora se dentro de casa somos ignorantes e agressivos com nossos próprios familiares? Cara, depois de Deus quem mais nos ama são eles, mesmo que às vezes não pareça muito, e sabem quem realmente somos, mesmo se no mundo lá fora usamos "máscaras". Seja luz dentro da tua casa! "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." {1 Timóteo 5:8} Se você se considera uma pessoa madura, ótimo! Porém, não use dessa "maturidade" para ignorar a opinião do seu próximo. Um sinal de maturidade é aprender a ouvir mais e falar menos; Se colocar no lugar do seu próximo e tentar entender o que ele está passando. Não pregue denominações, não defenda que "sua igreja" ou que seu ministério é melhor do que outros. Jesus é um só: Único Rei e suficiente Salvador de todos! "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. Será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1:12-13) Não negue a Jesus, nunca! Fuja da ingratidão. {Leia: 1 Tessalonicenses 5:18} Ao acordar, venhamos primeiro abrir e meditar na leitura da Bíblia e depois abrir o Facebook. Alguns são Ateus, porém, nós somos Teus! \o/

É hora de repensar
"Penso, logo existo." (René Descartes); "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 João 5:12); Conclusão: Viver ≠ Existir =] Todas as coisas passarão, exceto Deus. Certas coisas podem durar um bom tempo, mas, só Ele é eterno. Ame-O mais. \o/

Um "eu te amo" sincero, do fundo da alma faz tão bem! *-------* Você só se sente completo (por inteiro), quando seu principal motivo de felicidade não está em relacionamentos passageiros, em coisas materiais ou qualquer outra coisa, mas, sim em Deus. Se você O ama mais que tudo e todas as coisas, aí sim você é pleno! {Para se encher de Deus, se esvazie das outras coisas.} \o/ Guarde o coração, mas, não deixe de espalhar amor. Para viver é preciso morrer! "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." {Gálatas 2:20}

"Não escuta a voz, não aceita a correção, não confia no Senhor, nem se aproxima do seu Deus." {Sofonias 3:2} Baseado nessa passagem, podemos aprender 4 lições, quatro necessidades: 01. Precisamos ouvir a voz de Deus. Muitas vezes quando passamos por algo, contamos e pedimos ajuda a amigos, mas, esquecemos de querer ouvir a voz de Deus, ouvir Seus conselhos, que são os melhores. 02. Precisamos aceitar correções. Se o Senhor nos exorta, é para o nosso bem. Ele não quer nos ver no erro. 03. Precisamos confiar no Senhor, afinal, de que adianta dizer que confiamos em Deus, se quando os maus dias chegam, nos apavoramos?! Deus é maior que tudo e todas as coisas. Só Ele é Deus! O resto é detalhe. 04. Precisamos nos aproximar dEle, escolher Sua paz, Sua companhia do que outras coisas que matam nosso tempo e não nos satisfazem.

E se amanhã você não existisse mais?! O que será que as pessoas pensariam sobre você? Você deixou bom testemunho? Usou os dons que Deus te deu com sabedoria? As pessoas lembrariam de você como uma pessoa de bom caráter? E se a morte chegar? Pra onde você vai? É estranho eu dizer isso, mas, o amanhã não pertence a nenhum de nós, não sabemos o que acontecerá amanhã. Fazemos planos, mas, a resposta final vem de Deus. E se as respostas que você tem para as perguntas iniciais são negativas, cuidado! Reveja teu modo de viver! Há coisas que precisam ser planejadas antes de serem feitas. {Via: Lucas 14:28-31}

Deus te abençoe! \o/
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.