#120. VI - Furacão [Texto F]

Espalhe este texto!

#120. VI - Furacão [Texto F]

Furacão Deus é BomO que você entende por inteligência? Acredito que a maioria das pessoas associem o termo “inteligente” a alguém que consegue responder coisas de forma fácil, falar e escrever bonitinho, ser bom em matérias de cálculo e lógica ou coisas do tipo, mas como é sempre quebrar alguns conceitos tradicionais, inteligência não se resume a isso; há uma teoria de Howard Gardner onde ele desmitifica a ideia de associar inteligência a bons desempenhos em testes de QI (Quociente Intelectual) - cuja análise se restringe à capacidade de resolver mais ativamente problemas lógicos-matemáticos -. Gardner propõe então a teoria das Múltiplas Inteligências, sugerindo que algumas pessoas tem algumas habilidades mais específicas que outras, e isso é interessante pois olhando teoricamente ninguém é “burro” por não ter prática em alguma coisa, mas certamente se dá muito bem em outra! Em uma de suas citações, Gardner diz que “Inteligência é a habilidade de resolver problemas, ou criar produtos, que tem valor dentro de uma ou mais configurações culturais.” Em sua divisão das múltiplas inteligências (nove no total, se não me engano), há um tipo interessante que vamos tratar aqui: a inteligência intrapessoal; ela refere-se ao autoconhecimento, à capacidade de compreender a si mesmo, sua relação com os outros, e da própria necessidade e reação para mudar. Prossigamos...

“E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.”
- Jó 28:28

01. Frenesi foco
Miopia espiritual Enxergar longe Já ouviu a expressão “fogo de palha”? Ela é usada quando geralmente alguém tem uma vontade boa, porém dura pouco, é como se fosse questão de momento, depois passa. Somos seres influenciáveis (qualquer coisa que vire um sucesso do nada pode nos levar a fazer o mesmo [ou bom ou ruim]), porém a situação é pior quando fazemos planos e planos de mudar, de abandonar erros, mas é “fogo de palha”. Esse mundo mal, espinhoso e frenético que por natureza se recusa à vontade do Senhor precisa de algo duradouro (e virá, acredite!), muito mais que um simples fogo de palha. Eis a cura para o fogo de palha: foco. É incrível! Quando você foca em algo, tudo mais parece desfocado. Digo isso também porque sou míope e quando tiro o óculos vejo tudo embaçado, apenas aquilo que está na direção da lente fica nítido. Por que não trazer esse exemplo para a nossa realidade espiritual e focarmos no amor do Papai mais e mais? Quanto às outras coisas, elas irão receber um belo desfoque! Foco é disciplina, é renúncia nível 7832746387643.

02. Férvida fornalha, frígida fuga
Recentemente tive um sonho meio estranho, porém interessante: alguém recém-chegada ao Evangelho tinha uma atitude ao meu ver maluca. Ela criava situações que poderiam impedi-la de prosseguir na caminhada cristã, mas ao mesmo tempo ela se recusava a obedecer a si própria e fazia o que era para ser feito. Um exemplo mais claro: no sonho, esse alguém criava situações que poderiam tentar evita-la de ir à igreja, porém ela se contrariava com sua própria vontade e ia, indo contra sua ideia anterior de não ir. Foi um sonho estranho, mas que nos mostra que devemos ser frios com nossa própria natureza carnal [não com o próximo], pecadora e egoísta (só não entendi no sonho que era como se o alguém criasse o problema e ela mesmo “criava” a solução). o.O

 Textos de A a Z

03. Fingimento/farsa: FUJA!
Oséias 6 e 1/2 Timóteo 1:5 nos falam sobre uma boa consciência, o amor real, obediência ao Papai e uma fé não fingida que vai muito além de sacrifícios e regras religiosas. Fujamos do fingimento.

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.”
- 1 Timóteo 1:5

04. Franqueza fraqueza, feroz fobia - Faltava fazer
protelar conversas francas twitter eterno propósitoNão dá para ser forte o tempo todo. [Leia Provérbios 24:10] Há momentos que nos quebramos, e não sabemos o que fazer, como fazer ou quando fazer. Recentemente, o Senhor me deu uma lição interessante a respeito da sinceridade. Não deixe o medo te impedir de obedecer ao Papai, continue lutando. Como diz uma canção da Fireflight: “Esqueça o medo, ele é apenas uma muleta que tenta te segurar e transformar teus sonhos em pó. Tudo o que você precisa fazer é apenas confiar.” Ficar calado e adiando as coisas achando que o amanhã virá a nós por nossa própria conta não é por mérito, mas pela bondade do Papai e pelo amor a quem você quer bem.

Finalizando: fique firme!
Para concluirmos: o que essa conversa iniciada com o assunto da inteligência tem a ver com nossa vida cristã? Note que se pararmos para fazermos uma autoanálise sobre nossa postura e natureza humana, perceberemos que por conta própria não conseguiríamos nos achegar ao Papai. É a fé que Ele nos dá como dom e Sua soberania que nos transforma e nos sustenta. No fim, somos totalmente dependentes dEle para tudo, tudo, tudo. Ele é soberano!

Faça uma autoanálise e perceberás que é o Senhor quem tem te livrado do frenesi do mundo, abrindo teus olhos, te guiando a fazer e ser quem Ele sonhou e quer que você seja.

“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso SENHOR Jesus Cristo. Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.”
- 2 Tessalonicenses 2:13-17

Com Ele não há fingimento, mas sim vida de verdade.
Que o Senhor te abençoe e te guarde em nome do Senhor Jesus.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.