#148. XXVI - Zumbis [Texto Z]

Espalhe este texto!

#148. XXVI - Zumbis [Texto Z]

No meio da geração que abaixa a cabeça diante de celulares, levante os olhos para o céu. Os problemas surgem quando obedecemos cegamente aos nossos líderes humanos, enlaçados aos nossos aparelhos eletrônicos, enlevados à nossa consciência e, paulatina e subitamente, vamos nos afastando de Deus e o amor a quem nos quer bem vai se esfriando. É quando pensamos muito no nosso e nos esquecemos do dEle. Já não damos mais satisfações e começamos a escrever sem colocar as vírgulas em seus devidos lugares. Nos achamos gente grande quando, na verdade, não somos.

No meio da geração que abaixa a cabeça diante de celulares, levante os olhos para o céu. Deus está lá.

Precisamos aprender o que é hierarquia. Não adianta tentar liderar se você não for um bom liderado. Há vários exemplos bíblicos a respeito do respeito e submissão aos seus superiores: Paulo (Atos 23:5), Ester (Ester 5:4), Neemias (Neemias 2:5), Davi (1 Samuel 26:11) e muitos outros personagens, inclusive o próprio Senhor Jesus quando foi batizado por João Batista (Mateus 3:13-17) estava obedecendo um princípio espiritual para nos dar o exemplo e para que se cumprisse a Escritura. Bons líderes têm postura, mas não precisam impor; não confundem autoridade com autoritarismo. Bons líderes geram novos bons líderes: conhecimentos são retransmitidos e novas cabecinhas pensantes são formadas gradativamente. É como aquela analogia de quem não dá o peixe, mas ensina a pescar.

Quando a vida entra em desequilíbio e a rebeldia quer me dominar.

Antes de falar como liderado, quero compartilhar meu exemplo como líder: na experiência como professor, percebi que posso organizar uma sala sem precisar impor minhas ordens de forma grosseira ou severa. Trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil, mas fazer aquilo que talvez elas não esperassem choca sua realidade! Com paciência, mansidão e boas instruções você é capaz de influenciar pessoas positivamente e mais que isso dar bons exemplos e testemunhar o Evangelho na prática. Um bom diálogo atrelado a exemplos substituem qualquer briga com facilidade.

“O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.”
{Provérbios 13:1}

Textos de A a Z

Falando como liderado, sou pouco suspeito para falar desse assunto por conta do meu temperamento “do contra”. Não que você deva bater de frente com tudo e com aqueles que, hierarquicamente, estão acima de você. Autoridades são constituídas por Deus a fim de colocar ordem no mundo; em Daniel 2:21 lemos que o Senhor remove reis e os estabelece, logo há o princípio de obediência a chefes, pais, professores, pastores, governantes, policiais e autoridades em geral. Muito ouvimos que não se pode questionar pastores ou que o que importa é fazer simplesmente a vontade de Deus sem ouvir conselhos humanos, mas não é necessariamente isso que a Palavra ensina. Obedecer a Deus, em alguns casos, implicará obedecer a alguma ordem humana. O Salmo 118:8 nos diz que é melhor confiar no Senhor que confiar no homem e em 1 Samuel 13-15 há um relato específico que não devemos desobedecer ao Senhor sob hipótese alguma, contudo Hebreus 13:17 nos orienta a obedecer aos nossos pastores, Efésios 5-6 nos dá lições de submissão e respeito mútuo no contexto familiar e dessa forma a lição abstraída é obedecer aos nossos líderes terrenos dentro dos padrões bíblicos, porém se as ordens ou ensinamentos dados por eles (pais, pastores, professores, chefes, etc.) forem contrários aos ensinamentos das Escrituras, não faça! Porque o melhor é obedecer ao Senhor em qualquer situação.
 
No meio da geração que abaixa a cabeça diante de qualquer outra coisa, levante os olhos para o céu. Deus está lá, mas Ele também pode habitar em teu coração. Topa viver? ;)
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.