• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 8 de jun de 2016

    #161 O Caminho é Por Ali! [Por que, Jeroboão?]

    O ser humano sempre se perdendo nos labirintos encontrados pelas inúmeras portas de escape espalhadas pelo mundo. Cuidado com os elogios (leia Provérbios 29:5), cuidado com as emoções desgovernadas, cuidado com o que você ensina a outros e cuidado com tua autoajuda falida; as chances de erros são iminentes. Talvez você já tenha visto aqui no EI, um texto sobre o profeta anônimo de 1 Reis 13 (se não, clique aqui para ler), agora, baseado em relatos do reinado dos primeiros reis de Israel e Judá (Jeroboão e Roboão, respectivamente) após a divisão das tribos mencionada no intervalo dos capítulos 11 a 15 do mesmo livro e dos capítulos 10 a 13 de 2 Crônicas, vamos compartilhar algumas lições aprendidas:

    Leia também:

    1. Deus é soberano sobre tudo e nada foge do Seu controle. Toda aquela balbúrdia entre as tribos e a divisão de reino entre Israel e Judá foi permitida por Ele. Nós que, quando queremos que tudo saia do nosso modo, bagunçamos as coisas. Nossa inclinação natural é pecaminosa. Além de Jeroboão ter sido escolhido pelo Senhor para reinar em Israel, todas as outras profecias vinculadas a essa história se cumpriram. Tome como exemplo de algumas, o filho do rei que morreu assim que sua mãe adentrou à cidade (1Rs 14:12-13,17-18), a destruição geral da família de Jeroboão (1Rs 14:14; 15:29-30) e outras mais que não foram mencionadas aqui.

    2. O medo de perder o poder foi o início da queda de Jeroboão. Com receio de ser morto e perder o reino para Roboão, ele tentou evitar a ida do povo ao templo do Senhor em Jerusalém, construindo altares pagãos em Betel e em Dã (leia em 1 Reis 12:26-33). Perca tudo, mas não perca Deus (lá no fundo, quem Ele achou, nunca se perderá novamente). Leia também Filipenses 3:7-8.

    3. Como líder daquele povo, além de errar por si só, Jeroboão ainda levou a nação a pecar junto ao prestar culto a deuses estranhos. Vários versos posteriores ao capítulo 16 sempre trazem junto ao nome de Jeroboão a expressão “... fazendo Isral pecar”. Atente-se ao que você ensina e ao que você vê sendo ensinado. Leia também Atos 17:11.

    4. Em certa ocasião, o antigo pastor da nossa congregação fez uma dinâmica conosco onde a intenção final era nos alertar que sem Jesus - que é a Luz - tudo fica fora do lugar. Isso tem a ver com um trecho do nono versículo do capítulo 14, onde o Senhor, através do profeta Aías, diz a Jeroboão que ele Lhe lançou para trás das suas costas. Era como se adorar ao Senhor soberano não importasse mais. Roboão, contemporâneo de Jeroboão e participante desta mesma história, também deixou a Lei do Senhor a partir do momento em que se viu fortalecido (leia 2 Crônicas 12:1). Quando buscar ao Senhor deixa de ser prioridade, tudo vai de mal a pior ainda que, aparentemente, tudo flua normalmente. A rotina tem a mania de cegar, mas uma vida sem a graça do bom Deus, definitivamente, não tem graça. A prioridade é Ele (leia este outro texto).

    5. Era preciso arrependimento e conversão, mas... não houve. Ainda hoje, ainda corremos sério risco de pensar como Jeroboão e querer respostas vindas do Senhor quando a dor vier. Acontece que nem sempre a dor é no risco de perder um filho, mas quando tudo parece escapar das nossas mãos. E não, não haverá ofertas como pães, bolos ou mel para tentar agradá-Lo, a menos que com um coração sincero e arrependido que clame por Seu perdão, misericórdia e graça (leia 1 Crônicas 29:17) e se converta dos seus maus caminhos.

    “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” {Isaías 55:6-7}

    É perigoso confiar em teu próprio taco. Você pode se machucar. Confie no Deus de soberania inquestionável. Ele é grande, justo e bom.

    Versos adicionais: Salmos 37:3, Provérbios 3:1-7, 1 Coríntios 10:12.

    Que o Eterno nos ajude a viver para Sua glória.
    Que Ele te abençoe e te guarde!
    Mais textos de Exortação:

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo