#193. Simei, Aitofel e Husai (2 Samuel caps. 15-19)

Espalhe este texto!

#193. Simei, Aitofel e Husai (2 Samuel caps. 15-19)

A partir do capítulo 11 de 2 Samuel, a história do rei Davi começa a passar por alguns momentos bizarros: ele adultera com a esposa de um de seus soldados (Bate-Seba), manda matar esse mesmo soldado (Urias) de maneira inescrupulosa, dois de seus filhos (Amnon e Tamar) cometem um incesto e outro filho seu (Absalão) se rebela e tenta tomar seu lugar no reinado de Jerusalém. Em meio a esse ínterim, mais especificamente entre os capítulos 15 a 19 de 2 Samuel, nos deparamos com três personagens interessantes: Simei, Aitofel e Husai. Topa conhecê-los?! É só continuar a leitura!

Simei

A história de Simei se dá em dois capítulos diferentes: um trecho no capítulo 16; outro no capítulo 19 de 2 Samuel. A primeira parte, retratada em 2 Samuel 16:5-13, nos mostra que ao Davi chegar em Baurim, Simei sai-lhe ao encontro com pedras e xingamentos. Simei dizia que Davi estava “pagando” por todo o desastre que havia acontecido com o rei Saul. Enquanto isso, Abisai, um dos servos de Davi, não estava com paciência para Simei e lhe pergunta se podia matá-lo, cortando sua cabeça; Davi, um homem segundo o coração de Deus, prossegue na caminhada, demonstra misericórdia com o pobre Simei, entende que tudo aquilo está sob o controle do Senhor e crê que o Pai converta todas aquelas maldições proferidas por Simei em bênçãos. A segunda parte dessa história, agora em 2 Samuel 19:15-23, nos mostra um novo Simei, arrependido e pedindo perdão ao rei Davi por todas aquelas pedras lançadas e maldições proferidas. Ele lembra de todo o mal que causou e reconhece que pecou. Diante do pedido, o mesmo Abisai que queria decapitá-lo, acha que ele merece a morte por tudo o que causou ao rei Davi, entretanto, o rei, age novamente com misericórdia, e promete a Simei que ele não morrerá por isso.

Lição de Simei: O arrependimento e reconhecimento de que erramos e precisamos pedir perdão a quem ferimos. Davi poderia ter matado Simei, mas, por ser temente a Deus, teve misericórdia e perdoou o cara que lhe lançou pedras e o amaldiçou. Faríamos o mesmo que Davi ou nos vingaríamos como quis Abisai?

“Eu, teu servo, reconheço que pequei. [...]”
{2 Samuel 19:20a - NVI}

Absalão e Husai

Aitofel

Sabe aqueles conselhos de “amigos” que parecem ser bons, mas que, na realidade, só te levarão a maus caminhos? É disso que estamos falando... Aitofel fazia parte do conselho do rei Davi (equivalente a um ministro nos dias de hoje), porém ele não pode ser considerado amigo do rei, visto que ele foi um dos principais nomes a apoiar e dar suporte à rebelião causada por Absalão. Quando Davi soube que Aitofel havia “se bandeado” para o lado de Absalão, sua atitude foi prudente: pediu a Deus que confundisse Aitofel. Um conselho dado por Aitofel foi o do sexo em praça pública de Absalão com as concubinas de Davi, o pai do próprio Absalão (leia 2 Samuel 16:21-22 – para cumprir a profecia de 2 Samuel 12:11). O pior disso tudo é que Aitofel tinha tanto crédito que geral aceitava seus conselhos, como se eles fossem instruções divinas (isso nos serve de alerta!). O resultado final de Aitofel é que ele ficou bem bolado e deu revolts estressadinho porque Absalão não topou seguir um de seus conselhos; por causa disso, ele se enforcou (2 Sm 17:23).

Lição de Aitofel: Atente-se a certos conselhos e à vaidade. A amizade de Aitofel era interesseira, visando recompensas, seja com Davi, seja com Absalão ou seja com qualquer outro que fosse rei no momento.

“Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus.”
{2 Samuel 16:23 - NVI}

Husai

Leal e verdadeiro com o rei Davi, Husai vai ao encontro do seu amigo, o rei, no intuito de lhe ajudar em meio a toda aquela confusão, entretanto, Davi lhe diz que acompanhar seus passos não seria muito útil, dando-lhe então outra missão: o rei pede a seu amigo Husai que vá ao encontro de Absalão e finja que agora irá servi-lo. Husai, então, se infiltra e se passa por servo de Absalão, enquanto o real motivo é um só: dar cobertura ao amigo Davi, lhe avisando sobre os planos de Absalão e tentar desmanchar sorrateiramente todos os planos do “falso amigo” Aitofel. Leia 2 Samuel 17:14-16 e veja que esse plano, graças a Deus, deu certo!

Lição de Husai: Seja amigo em todo tempo, e na hora da angústia você terá um irmão! (Pv 17:17)

“Quando Davi chegou ao alto do monte, ao lugar onde o povo costumava adorar a Deus, veio ao seu encontro o arquita Husai, com a roupa rasgada e com terra sobre a cabeça.”
{2 Samuel 15:32 - NVI}

LEIA TAMBÉM:


Carta aberta aos amigos (e aos colegas, conhecidos...) - http://einconformado.blogspot.com.br/2017/05/carta-aberta-aos-amigos.html


Que o bom Deus te abençoe e te guarde! =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.