• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 5 de fev de 2018

    #204 Você sabe o que é seguir Jesus? (Lucas 9:57-62)

    Há alguns meses, ouvi uma pregação a respeito dos que seguem a Jesus - baseado no que a Palavra de Deus nos traz em Lucas 9:57-62 (passagem também registrada em Mateus 8:19-22) -. Aquela pregação foi, para mim, bastante esclarecedora e por crer que também será esclarecedora para você, amado leitor, vamos compartilhar conhecimento e descobrir na Palavra três tipos de contextos envolvendo aqueles que seguem a Cristo. Vejamos a passagem:
    57E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. 58E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 59E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. 61Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 62E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” {Lucas 9:57-62}
    Seguir Jesus é tomar tua cruz diariamente


    De maneira bem sucinta, vejamos que nessa passagem, encontram-se três respostas diferentes de Jesus diante de três fatos:

    1. Nos versos 57 e 58, alguém daquela multidão disse a Jesus que segui-Lo-ia onde quer que Ele fosse. Ao responder que as raposas e as aves têm onde repousar, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, Jesus quis mostrar àquele que queria segui-Lo que servir a Ele e seguir Seus passos não é uma tarefa fácil. Há dificuldades e aflições, como mais adiante Ele nos diz em João 16:33.

    2. Nos versos 59 e 60, Jesus convida alguém a segui-Lo, entretanto essa pessoa a quem Ele convidou, Lhe pede para antes ir enterrar seu pai. Jesus responde dizendo que cabe aos mortos enterrarem seus mortos, porém àquele que Ele convidou cabe anunciar o reino de Deus. Podemos entender esses “mortos” citados nesse trecho como mortos espirituais (leia Efésios 2:1,5) e pensar no que estamos priorizando diante do chamado de Jesus, a quem damos mais importância (família, sim, é importante, mas Jesus é muito mais!). Uma lição dessa situação envolvendo esse convite de Jesus é que há uma missão a qual Ele nos confiou e devemos executá-la; não devemos dar desculpas para o chamado do Senhor. Nesse contexto, podemos fazer como o jovem Samuel e responder “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve. (conforme 1 Samuel 3:9)”

    3. Nos dois últimos versos do capítulo, mais uma pessoa diz a Jesus que O seguiria, porém, mais uma vez, essa mesma pessoa pede ao Senhor que Ele o permita despedir-se de sua família. Semelhantemente ao primeiro caso, Jesus reitera àquele que que quer segui-Lo que não se deve olhar para trás, nem recuar. Você pode ler também em Hebreus 10:19-39 a respeito da necessidade de perseverar na fé. Graças a Ele que nos sustenta e não nos deixa perecer, pois diz o Senhor: “... o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Quanto a nós, “não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.”
    Mais textos de Edificação:

    Escrito por:Vítor M. Fagundes

    Baiano, nascido em setembro de 1995, curte escrever (de textos a códigos) e, para ele, o normal é não ser normal. Acredita soberanamente na graça e que viver é pertencer a Jesus. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Comentários

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo