#204. Você sabe o que é seguir Jesus? (Lucas 9:57-62)

Espalhe este texto!

#204. Você sabe o que é seguir Jesus? (Lucas 9:57-62)

Há alguns meses, ouvi uma pregação a respeito dos que seguem a Jesus - baseado no que a Palavra de Deus nos traz em Lucas 9:57-62 (passagem também registrada em Mateus 8:19-22) -. Aquela pregação foi, para mim, bastante esclarecedora e por crer que também será esclarecedora para você, amado leitor, vamos compartilhar conhecimento e descobrir na Palavra três tipos de contextos envolvendo aqueles que seguem a Cristo. Vejamos a passagem:
57E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. 58E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 59E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. 61Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 62E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” {Lucas 9:57-62}
Seguir Jesus é tomar tua cruz diariamente


De maneira bem sucinta, vejamos que nessa passagem, encontram-se três respostas diferentes de Jesus diante de três fatos:


1. Nos versos 57 e 58, alguém daquela multidão disse a Jesus que segui-Lo-ia onde quer que Ele fosse. Ao responder que as raposas e as aves têm onde repousar, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, Jesus quis mostrar àquele que queria segui-Lo que servir a Ele e seguir Seus passos não é uma tarefa fácil. Há dificuldades e aflições, como mais adiante Ele nos diz em João 16:33.

2. Nos versos 59 e 60, Jesus convida alguém a segui-Lo, entretanto essa pessoa a quem Ele convidou, Lhe pede para antes ir enterrar seu pai. Jesus responde dizendo que cabe aos mortos enterrarem seus mortos, porém àquele que Ele convidou cabe anunciar o reino de Deus. Podemos entender esses “mortos” citados nesse trecho como mortos espirituais (leia Efésios 2:1,5) e pensar no que estamos priorizando diante do chamado de Jesus, a quem damos mais importância (família, sim, é importante, mas Jesus é muito mais!). Uma lição dessa situação envolvendo esse convite de Jesus é que há uma missão a qual Ele nos confiou e devemos executá-la; não devemos dar desculpas para o chamado do Senhor. Nesse contexto, podemos fazer como o jovem Samuel e responder “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve. (conforme 1 Samuel 3:9)”

3. Nos dois últimos versos do capítulo, mais uma pessoa diz a Jesus que O seguiria, porém, mais uma vez, essa mesma pessoa pede ao Senhor que Ele o permita despedir-se de sua família. Semelhantemente ao primeiro caso, Jesus reitera àquele que que quer segui-Lo que não se deve olhar para trás, nem recuar. Você pode ler também em Hebreus 10:19-39 a respeito da necessidade de perseverar na fé. Graças a Ele que nos sustenta e não nos deixa perecer, pois diz o Senhor: “... o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Quanto a nós, “não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.”
Você pode ler outros textos:

26 comentários

  1. Muito bom ,bem explicado facil de entender o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela visita! Fico feliz que o texto seja fácil! Glória a Deus e que Cristo te abençoe! =]

      Excluir
    2. Excelente texto. Ajudou muito para a reflexão do culto doméstico nesse tempo de pandemia. Deus abençoe abundantemente vcs

      Excluir
    3. Amém! Ficamos felizes em saber que o texto foi instrumento nas mãos do Senhor para edificar vocês! Glória a Jesus! \o/

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Noemia! Amém! Que o bom Deus abençoe tua vida também! Obrigado pela visita e volte sempre ao EI!

      Excluir
  3. Bem explicado, Deus abençoe e lindo trabalho! APRENDI MUITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Amém! Ficamos felizes em saber que o texto ficou claro e te edificou! Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  4. Este texto contribui muito para o meu crescimento espiritual e amadurecinento quanto o que verdadeiramente significa seguir a Cristo. Seguir a Cristo é pregar o REINO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Que bencaos esta pregação me ajudou bastante pra mim ministrar a palavra muito bem explicada glorias a Deus nao podemos parar de lavrar a terra amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Zilmara! Ficamos felizes em saber que este texto foi um instrumento nas mãos do Senhor para te ajudar a entender mais da Palavra dEle! Toda glória a Jesus! \o/

      Excluir
  6. Viver para Cristo,é se desprender das coisas terrenas. Parabéns! Boa explanação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É uma renúncia diária! Ainda bem que Ele nos ajuda todos os dias a segui-Lo! Toda glória a Ele! Obrigado pela visita e pelo comentário! =]

      Excluir
  7. Respostas
    1. Ficamos feliz por isso, Nice. Louvado seja Deus! Obrigado pela visita e pelo comentário. Que Jesus te abençoe!

      Excluir
  8. Glória a Deus, muito bom, obrigado por me esclarecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Ficamos felizes em saber que o texto foi esclarecedor! =D

      Excluir
  9. Boa noite. Já ouvi comentários em mensagens que o primeiro personagem, o dos versículos 57 e 58, estava interessado no "sucesso" de Jesus. Há base bíblica para isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! A passagem não deixa isso explícito, mas esse comentário pode nos ajudar a pensar nas nossas motivações em buscar ao Senhor. De toda forma, nos leva a refletirmos sobre entendermos que segui-Lo não é fácil. Envolve renúncia, envolve cruz; e o sucesso que Ele nos propõe é diferente do sucesso que vemos no mundo diante de aplausos e reconhecimentos. É um bom questionamento. Obrigado pela visita e pelo comentário! Deus te abençoe!

      Excluir

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.