#217. Posso ajudar?

Espalhe este texto!

#217. Posso ajudar?

Denomina-se serviço a ação de dar algo de si em forma de assistência ou trabalho. Diante dessa definição e dos ideais cristãos, responda para si mesmo o que te vem à mente quando se fala de servir ao Senhor. Abrir mão de tua vida por amor a Ele (amor esse que excede o limite das palavras, mas não as excluem) e utilizar os presentes que Ele te concedeu para presentear outros fazem parte da arte de servir a Deus e servir ao próximo, visto que eles estão interligados.

Estamos cansados de apenas desejarmos. Jesus disse que os campos estão prontos para a colheita, mas faltam os ceifeiros. Há muita teoria, mas pouca prática. Além de desejar, façamos! Não se sinta pressionado a falar de Jesus como se a pregação do Evangelho fosse algo mecânico ou um fardo a se carregar; seja um referencial vivo de Jesus onde você estiver, com quem você convive e no que quer que você faça sem nunca se engrandecer por isso, afinal tudo vem dEle e é para Ele!

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” – João 13:35

Não reclame quando as oportunidades de servir vierem até você se elas faziam parte de tuas orações. Tudo pode começar em uma saudação em um culto com poucas pessoas presentes ou em ficar com as crianças durante o sermão... e mais: o serviço rompe as paredes do templo! Seja sal dentro e fora do saleiro, faíscas de luz na escuridão. Console, instrua, abrace! Acolha aqueles que ninguém quer por perto, escute os que ninguém deseja ouvir, gaste tempo com outros, ensine o que é amor a quem só conheceu ódio e frutifique os talentos e habilidades que o Senhor te deu, vivendo para a Sua glória e edificando quem está ao teu redor.

Espalhar a graça de Cristo!
“E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai. De sorte que espero vo-lo enviar logo que tenha provido a meus negócios. Mas confio no Senhor, que também eu mesmo em breve irei ter convosco.” – Filipenses 2:19-24

Perceba na passagem acima que Paulo escrevendo ao filipenses, cita características do caráter de Timóteo no tocante ao serviço do Senhor: todos buscam o que é seu, preocupam-se com seus próprios afazeres, mas Timóteo era diferente: ele se importava com os negócios de seu Pai celeste, de Jesus, e isso implicava em saber como os irmãos de Filipos e de outros lugares por onde eles passaram encontravam-se nas mais diversas circunstâncias: necessidades, fé, conduta...  observe que na carta endereçada por Paulo ao próprio Timóteo, o apóstolo registra a importância do amor frente ao mero conhecimento teórico:

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.” – 1 Timóteo 1:5-7


Destaque aqui também para outras coisas importantes (cada tópico complementa o outro):

1. Servir a Deus é diferente de fazer a vontade de Deus. O primeiro indica trabalho, o segundo implica em santificação e ambos precisam caminhar lado a lado. Não adianta servi-lo quando não se vive segundo Sua vontade (leia 1 Tessalonicenses 4:3).

2. Não sobreponha o serviço ao relacionamento com Deus. Servi-lo em um monte de coisas, seja na igreja ou qualquer outro lugar não pode te sobrecarregar ao ponto de você não ter um momento diário de intimidade com Ele que será levado para o decorrer do dia.

3. Parafraseando um trecho de um dos livros do Max Lucado, melhor do que trabalhar para Deus é trabalhar com Deus. Estar envolvido com Ele te levará a amar o Seu serviço pois, naturalmente, você não conseguirá aprender tanto com Jesus e querer ficar com todo esse aprendizado e amor que emana dEle apenas para você.

Quanto ao que acontecerá no final, não se preocupe. Algumas coisas não nos cabem no momento, mas quanto ao agora, honre a Jesus e espalhe as sementes que Ele te deu; é Ele, o Senhor, quem lhes concederá o crescimento.

POSSO AJUDAR?


Conversar por e-mail: einconformado@outlook.com ou pelo formulário de contato.

E a propósito, você não está só!
Deus é bom e é nós! =]

P.S.: Continuaremos esta conversa em um próximo texto tratando dos capítulos 13 e 25 do Evangelho segundo Mateus. Fique na paz de Jesus!
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.