#240. Consolidação

Espalhe este texto!

#240. Consolidação

Enquanto este texto está sendo escrito, Jesus está respondendo meus questionamentos. Já saí do barco, mas às vezes sou tentado a voltar para lá. Vez ou outra, sopra um vento querendo derrubar quem começou a andar sobre as águas, contudo no caminho para a outra margem há uma ilha e é necessário passar por lá a fim de ficar a sós com o Espírito (vá com tudo, por sinal).

A história conta que Hernando Cortez mandou os soldados medrosos recuarem diante de um grandioso desafio. Após o silêncio daqueles homens, Hernando Cortez mandou atear fogo nos navios, deixando para trás qualquer forma de retrocesso. Das duas, uma: ou eles perdiam suas vidas ou venciam.

A covardia não é algo de hoje, nem da época de Hernando Cortez. O capítulo 6 de Juízes mostra Deus recrutando Gideão para uma missão semelhante. No verso terceiro do capítulo seguinte, o Senhor pede a Gideão para quem for covarde e medroso voltar. Imediatamente, das 32 mil pessoas presentes, 22 mil recuaram, ficando apenas 10 mil.

“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” - Hebreus 10:38-39

O ruim de não viver o presente é ficar oscilando entre o passado e o futuro: será que tudo que foi vivido até o momento – desde os gastos (investimento, tempo e dedicação) até às renúncias feitas até então – valeu a pena? Para alguns, você aprende a não se entregar tanto a quem pouco se entregou. Enquanto minha alma grita, ouço sussurros de dúvida: o caminho que tua vida tem tomado está correto?! As escolhas tem sido acertadas? Os passos para o futuro estão sendo preparados mediante um planejamento a longo prazo? Ou você também nunca se pegou comparando o agora com o que passou ou, quem sabe, comparando a si mesmo com os teus semelhantes, imaginando o quão diferente tua vida seria se determinadas coisas fossem diferentes?

Você não é o único amaldiçoado com o conhecimento. Quem tem um olho em terra de cego é rei, embora reis sábios aprendem a não fazer julgamentos baseados no suposto saber de achar que sabe o que o outro sabe. E contra essa tendência de se sobressair, visamos ser invisíveis, visando não saberem que eu sei ou o que sei. Desfazendo os nós, se havia algo de bom, entreguei e devolvi a Deus, como se nada daquilo tivesse feito, um dia, parte de mim.

"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." - Eclesiastes 1:18

Só lhe dão motivos para pensar que sozinho as coisas não vão muito bem, o que te fez ansiar ser escutado por alguém que não te acusasse. Eu também. Do líder que nunca fui, abortei a missão. Estão me pedindo aquilo que não quero/não posso/não vou dar. Por duvidar, nunca divido, embora saiba da dívida por ter redigido a epígrafe e desejado o éter no inconformado que sou eu.

“Ah! quem me dera um que me ouvisse! Eis que o meu desejo é que o Todo-Poderoso me responda [...]” - Jó 31:35

O vazio já me chamou várias vezes, mas optei pelos abismos profundos que me levam pro fundo em um desejo desesperado pela presença de Deus nos momentos em que, desesperadamente, busco por respostas. No oceano, ou você se afoga ou busca ser tábua. Em meio a reflexões existenciais dentro de uma piscina, os gritos silenciam quando imerso. Você aprende a mergulhar ao fundo e buscar o que se perdeu.

Consolidação

Uma ovelha com olhos de águia também deixou aqui sua mensagem: só se volta ao passado para pegar algo que se perdeu (como na piscina) e que é útil no agora. Quando isso não existir mais, guarde no presente - que logo será passado - os passos para o futuro, mas não se ocupe muito (nem em níveis mentais, nem em espaços físicos ou digitais) em armazenar todas as coisas que te ocorrerem, apenas o que é passaporte, e não o que é passageiro.

Seja grato ao Senhor por cada coisa, por mais pequena que ela possa parecer. Um homem forjado no fogo está sendo preparado em todas as suas dimensões: espiritual, física, mental, emocional, profissional, financeira, sentimental e pessoal. E enquanto a consolidação não chega, desfrute do consolo. O que você outrora definiu como inexequível, Jesus chama de “está feito”.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.