#271. Levítico: O Chamado

Espalhe este texto!

#271. Levítico: O Chamado

Deus é santo. Seu povo também deve ser.

Levítico trata do preparo adequado para a adoração. Deus havia feito uma promessa àquele povo de que eles seriam “um reino sacerdotal e nação santa” (conforme Êxodo 19:6), o que fazia necessário que eles agissem à semelhança de Seu Senhor. Feitos propriedade particular de Deus, o povo de Israel agora precisava manter um temor santo, obedecer ao Senhor e viver em pureza, de modo que eles fossem aceitáveis a Deus na adoração.
“Porque Eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que Eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque Eu sou santo.” – Levítico 11:45

O povo sabia que Deus estava presente entre eles, por isso era necessário ter um senso adequado do que isso significava. O centro de tudo aqui é que Deus é santo, e Seu povo, semelhante a Ele, também deve ser santo. Santidade essa relacionada não apenas a ritos, mas a ter compaixão uns com os outros, da mesma forma que Deus se compadeceu daquele povo.

Levítico: O Chamado

Todas as leis presentes em Levítico são parte da aliança de Deus com Israel. Em suma, não se tratam apenas de ritos religiosos, como supracitado, mas de relacionamento. O que só é possível com a soberana e boa provisão do Senhor. Levítico é o apelo de Deus para que Seu povo, em santidade, se achegue a Ele em comunhão e adoração. Levítico trata do acesso a Deus, do aproximar-se dEle e como Seu povo redimido irá se privilegiar de Sua presença através do derramamento de sangue, o que – para nós dos dias de hoje – foi conquistado através do sacrifício de Jesus.
“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” – Levítico 17:11

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.