#290. Cantares: O Gozo do Casamento

Espalhe este texto!

#290. Cantares: O Gozo do Casamento

Há um livro inteirinho na Bíblia que nos mostra o quão sublime e épico é o amor entre um homem e uma mulher.

Cantares de Salomão (ou Cântico dos Cânticos, em outras versões) é um livro bíblico que exalta o amor sexual e a fidelidade conjugal entre um homem e uma mulher, apresentando de modo claro o casamento como um plano de Deus. O livro celebra o desejo que o verdadeiro amor desperta e o deleite recíproco que um homem e uma mulher desfrutam dentro do casamento, onde através de atitudes atenciosas e de um envolvimento íntimo e comprometido, um ama ao outro espiritual, física e emocionalmente.

Cantares: A União de Um Homem e Uma Mulher

O livro de Cantares destaca o plano de Deus ao criar homem e mulher, ao dizer em Gênesis que eles se unirão de tal modo que serão uma só carne. É importante trazer isso à tona pois o amor sexual tem sido demasiadamente distorcido em nosso século ao ser tratado como um meio de destruição de vidas. O amor sexual descrito em Cantares mostra que um homem e uma mulher devem se deleitar de maneira plena no corpo um do outro, sem sentir vergonha, mostrando o valor da fidelidade, da unidade e da intimidade dentro do casamento que, de uns tempos para cá, vem sofrendo sérios ataques em nossa sociedade em decorrência da disseminação de redefinições familiares, adultérios, divórcios ou até mesmo na tentativa de muitos de tratá-lo como algo antiquado e ruim, quando, na verdade, ele deve ser comemorado e desfrutado por um homem e uma mulher de modo totalmente honroso e pleno.

“Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples joia dos seus colares.” – Cantares 4:9 (NVI)

Elogios recíprocos também são recorrentes no livro. Cantares traz uma linguagem poética riquíssima que por meio de metáforas e denotações nos ensina uma série de lições, dentre as quais podemos dizer que em um relacionamento de amor verdadeiro, um cônjuge ajuda o outro a crescer pessoalmente, superando, assim, sentimentos de medo e insegurança. Outra coisa de suma importância trazida em Cantares é o seu destaque à devida atenção que um cônjuge demonstra para com o outro, ao ouvi-lo(la) sempre que necessário. Nesse caso, não basta apenas conviver, mas preciso aprender a se dar para quem você ama e te ama. Com isso, aprenda a tirar um tempo para o seu cônjuge e a usar esse tempo com entrega e prazer, a fim de que vocês possam se divertir e desfrutar da companhia um do outro. Isso é muito importante!

E quando os problemas surgirem (sim, eles aparecerão), resolva-os com prudência e amor. Se um ano tem quatro estações, um relacionamento também passa por fases. Como dito em outro texto aqui do Eterno Inconformado, só se solidifica a água que soube enfrentar com ímpeto a frieza do congelador. Momentos difíceis em um relacionamento são oportunidades de aprendizado, portanto, amem em todo tempo. Aprendam juntos e continuem subindo, sem considerar o divórcio como uma solução. O Senhor nos concede segurança e confiança nEle para lidarmos com qualquer situação, seja ela qual for.

REFERÊNCIAS: 

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.  

Livro de Cantares de Salomão. (s.d.). Fonte: Got Questions: https://www.gotquestions.org/Portugues/Livro-Cantares-Salomao.htm

Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.