#297. O Lado Negro da Persistência

Espalhe este texto!

#297. O Lado Negro da Persistência

Você já desejou tanto uma coisa que passou por cima de certas barreiras para chegar a seu objetivo?

você encontrará a ordem na Escritura


Escutando a música Black Honey me deparei com a dificuldade de entender a letra, até que me vi no eu da música. O eu mostra o desejo de saciar sua vontade custe o que custar; o mel cobiçado é como um querer intenso que pode até ser bom, porém com uma condição...


Eu continuo balançando minha mão dentro de um enxame de abelhas porque eu
Quero mel na minha mesa

É evidente de que colocar a mão dentro de um enxame de abelhas não é a melhor maneira de se obter mel, mas isso se deve por tamanho desejo em possuí-lo naquele momento.

Desejar e querer são coisas diferentes. Por exemplo, eu queria ter lido a bíblia por inteiro neste ano, mas será que em algum momento eu desejei?  O desejo é aquela força que ti impulsiona a buscar algo e não descansar enquanto não chegar lá, assim como em Star Wars, Anakin Skywalker ansiava por mais e mais poder, e este desejo era tão forte que o levou a sair do seu caminho de virtude, transformando uma motivação positiva (proteger a família) em cegueira. 
Para outra ilustração eu tenho uma situação inusitada para lhe contar. Uma vez, um primo meu teve vontade de andar a cavalo, mas o único animal disponível era uma mula, e ela não era lá muito amistosa, diga-se de passagem. Mesmo sabendo disso, ele desejava tanto que nem se importava com esse detalhe, e montou mesmo assim. O resultado foi que a mula saiu em disparada com ele gritando tentando se equilibrar, enquanto eu ria junto com os outros primos e o pai dele corria para socorrê-lo. Nunca persista no erro, ou num caminho duvidoso.

Você já desejou tanto uma coisa que passou por cima de certas barreiras para chegar a seu objetivo?

Voltando a Black Honey, além de tentar alcançar sua vontade de maneira desordenada e sofrida, o 
eu sabe que seu agir é danoso para si e para o próximo/neighbourhood (depois discutiremos essa diferença entre neighbour vs próximo), como é nítido na ponte da música. Mas o ponto chave da música é seu refrão acompanhado de sua melodia simples; um tique-taque de relógio, devagar e progressivo, circular e fixo, apenas com "duas notas" e um sentimento desordenado que turva a visão do eu.

Eu continuo balançando minha mão dentro de um enxame de abelhas
Não consigo entender porque elas estão me picando
Mas eu vou fazer o que eu quiser
Vou fazer o que me agrada
Vou fazer de novo até ter o que eu preciso

Se você já observou uma sessão de hipnose com um relógio de bolso, (a do pica-pau serve) verá que o balanço pendular tem apenas duas direções, (esquerda e direita, uma ilusão) um movimento simples que permite manipular a vítima.

Os desejos podem ser danosos sem a orientação do Criador, como Tiago nos alerta no primeiro capítulo de sua carta.

"Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. " – Tiago 1:14-15

Se nossos desejos não forem ordenados, ou seja, buscados de maneira correta, da maneira como o Criador nos ordenou, só trarão destruição para nós e aqueles que são próximos.

E agora estão picando meus amigos e família
E eu
Não sei porque isso está acontecendo
Mas eu vou fazer o que eu quero

Por fim, a música acaba em tom de exaustão, retornando ao primeiro verso, o que demonstra uma gigantesca batalha interior que persiste: isso é bom, perseverar... Mas, mesmo o eu tendo consciência de suas falhas, ele sempre regressa ao mesmo erro, como uma alusão a confissão do Apóstolo Paulo.

"Pois não compreendo meu próprio modo de agir; porquanto o que quero, isso não pratico; entretanto, o que detesto, isso me entrego a fazer. " – Romanos 7:15

Eu continuo balançando minha mão dentro de um enxame de abelhas
Porque eu, eu quero mel na minha mesa

Busque as válvulas de escape corretas para sair desse círculo, e não procrastine, faça agora, no dia que se chama HOJE.

...


Filme citado: Star Wars III - A vingança dos Sith (2005)

Para compreender melhor a questão do desejo assista: https://www.youtube.com/watch?v=BxVThDoSypI Acesso em: 19 dez 2019.

LEIA TAMBÉM: "A lei da Natureza Humana", e principalmente "Algumas Objeções"; Ambos os capítulos fazem parte do livro I presente no Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.