#314. Marcos: Jesus, O Servo Sofredor

Espalhe este texto!

#314. Marcos: Jesus, O Servo Sofredor

Foi na fraqueza do Seu Filho crucificado que Deus mostrou Sua força, poder e sabedoria, concedendo-nos salvação e glorificando Seu Santo Nome! Continuemos o serviço de espalhar Seu reino!

Escrevendo aos romanos, Marcos – que não foi um apóstolo, mas, sim, um companheiro de Paulo e de Pedro (conforme Cl 4:10 e 1Pe 5:13) – apresenta Jesus como o Servo Sofredor que mantém Sua identidade em segredo, enfatizando, assim, o mistério do reino de Deus – de que o Messias estava destinado a sofrer no lugar do povo. A esse respeito, você pode observar em várias passagens pelo livro de Marcos, Jesus silenciando demônios (Mc 1:25,34; 3:11-12) e pedindo àqueles que Ele curou (Mc 1:44; 5:43; 7:36; 8:26) e aos discípulos (8:30; 9:9) que não contassem o que lhes havia sucedido para ninguém.

“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” – Marcos 10:45

O Evangelho segundo Marcos pode ser dividido de forma didática em quatro partes, a saber:

Parte 1 – O reino se torna público (Mc 1:1 – 3:6)
A primeira parte do livro de Marcos traz um prólogo sobre o Evangelho e mostra o reino de Deus vindo a público através de Jesus – os discípulos são chamados, pessoas são libertas, doentes são curados e as multidões aprendem sobre o reino e veem o poder de Deus –, o que resulta em admiração por parte dessas mesmas multidões e oposição por parte das autoridades religiosas e políticas, que já no início do livro (Mc 3:6) planejam como matar Jesus.

Parte 2 – O mistério do reino de Deus (Mc 3:7 – 8:21)
A segunda parte continua o tema de oposição iniciado no capítulo 2, entretanto aqui ele alude com mais ênfase para a dureza de coração, cegueira espiritual, falta de fé e incompreensão por parte dos opositores mesmo diante de grandes demonstrações de poder (muitas demonstrando a importância da fé). Nessa parte de Marcos, até mesmo os discípulos parecem não compreender corretamente o ensino de Jesus.

Haliêutica

Parte 3 – A natureza do discipulado (Mc 8:22 – 10:45)
Na terceira parte, Jesus se concentra mais nos discípulos, explicando-lhes a natureza do Seu reino e advertindo-lhes para as consequências do discipulado, o que consiste, basicamente, em carregar a cruz e seguir a Jesus. É nessa seção que encontram-se também três predições da morte de Cristo para salvar o Seu povo (Mc 8:27-33, Mc 9:30-32 e Mc 10:32-45), mas os discípulos não entendem nada dessas instruções de Jesus a respeito de Sua Paixão. Na verdade, eles só entendem o mistério do reino de Deus após serem tocados pela segunda vez (através da ressurreição de Jesus), como ilustrado na cura do cego de Betsaida em Marcos 8:22-26.

Parte 4 – O Servo Sofredor (Mc 10:46 – 15.47)
A história de Jesus é levada a seu ápice na parte 4, onde Ele entra em Jerusalém para ser julgado, condenado e entregue aos romanos para morrer numa cruz. Nessa parte pode-se ver menções a certas profecias feitas por Isaías, a saber: (1) a parábola dos lavradores maus no início do capítulo 12 de Marcos se assemelha à parábola da vinha em Isaías 5:1-7; (2) a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém no início de Marcos 11 – que, na verdade, é um cumprimento de Zacarias 9:9 –, também ecoa Isaías 35; (3) a cura do cego Bartimeu no final do capítulo 10 de Marcos pode referir-se também aos olhos que veem, mas não enxergam, como dito em Isaías 6:9-10; (4) por fim, o próprio sofrimento de Jesus a fim de salvar Seu povo é um cumprimento de Isaías 53 e do segundo êxodo descrito no capítulo 40 do mesmo profeta.

Epílogo (Mc 16)
O livro de Marcos termina com o relato da ressurreição, a notícias mais fantástica de toda a Escritura. O Servo Sofredor veio e, de fato, sofreu, mas triunfou e um dia voltará para buscar os Seus!

REFERÊNCIAS:
Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.