#320. 2 Coríntios: O Serviço

Espalhe este texto!

#320. 2 Coríntios: O Serviço

Olhe para a cruz! Nossa vida deve ser um reflexo da vida de Cristo. Uma vida de serviço, renúncia, perdão, generosidade e, sobretudo, de paz com Deus. Uma vida vivida à sombra da cruz que nosso Senhor carregou.

Provavelmente, o livro que conhecemos como a segunda epístola de Paulo aos coríntios não foi a segunda, mas, talvez, a quarta carta que o apóstolo enviou àquela igreja. A fim de deixar essa suposição mais clara, compreendamos:

• A primeira carta seria uma que antecedeu o livro de 1 Coríntios (veja 1Co 5:9);
• A segunda carta seria, na verdade, o livro de 1 Coríntios;
• A terceira seria uma carta mais severa que a anterior, onde Paulo teria advertido fortemente os irmãos de Corinto. Essa possível terceira carta é mencionada em 2 Coríntios 2:3-4;
• Dito isso, o livro de 2 Coríntios seria a quarta carta remetida por Paulo aos irmãos de Corinto.

Com isso em mente, no livro de 2 Coríntios, Paulo manifesta sua gratidão a Deus por todo o cuidado que o Senhor lhe garante em meio às inúmeras aflições que ele, o apóstolo, vivenciava por amor ao Evangelho. Nessa carta, Paulo também mostra-se preocupado com a igreja de Corinto. Ao que parece, a carta anterior deixou os irmãos contristados, mas tal tristeza operou, segundo Deus, arrependimento no coração daqueles que foram exortados, o que nos leva a destacar também a importância de um perdão genuíno – que, inevitavelmente, nos aponta o ministério da reconciliação, o qual, por meio de Jesus, somos perdoados dos nossos pecados e, agora, em comunhão com Deus, temos salvação eterna:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;” – 2 Coríntios 5:17-18

Em meio aos coríntios havia uma série de falsos apóstolos que estavam questionando o caráter e o apostolado de Paulo, ao que ele se defende falando de tudo o que tem passado por amor a Jesus e ao Seu Evangelho, de forma tal que, por amar a Deus e ao Seu povo, todas suas aflições apontem diretamente para o Cristo crucificado e ressurreto.


Olhe para a cruz!


O lindo de tudo isso é que, enquanto os falsos mestres se gloriavam em coisas vãs, Paulo diz se gloriar em suas fraquezas, afinal é por meio delas que Deus mostra Seu poder e graça, realçando Sua glória por meio dos vasos de barro que proclamam Sua mensagem de salvação. É, justamente, a mensagem do Cristo crucificado e ressurreto que muda toda a nossa visão de mundo, inclusive, a perspectiva diante das aflições passa não mais a vislumbrar um teor negativo e puramente humano, mas, sim, o reflexo do poder de Deus e do Seu consolo para outros através de nós.

“Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” – 2 Coríntios 4:5-7

Em outro momento da carta, Paulo conversa com os irmãos de Corinto a respeito da coleta para ajudar os pobres em Jerusalém, como mencionado em 1 Coríntios 16. Ao que parece, essa coleta ainda não estava pronta, mas agora, como a igreja havia se arrependido, os irmãos de Corinto se mostraram prontos e dispostos a contribuir generosamente por livre vontade.

“[...] neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.” – 2 Coríntios 8:14-15

2 Coríntios é uma carta difícil de ser resumida, é a mais pessoal das 13 epístolas paulinas, mas, dentre outras grandiosas lições, podemos aprender que a vida cristã é uma vida de serviço e renúncia. Como Paulo escreveu, às vezes, parece que não temos nada, mas, na verdade, possuímos tudo! Estar em paz com Deus é nossa maior satisfação!

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” – 2 Coríntios 5:14-15


REFERÊNCIAS:
Allan, D. (2013). 2 Coríntios: O Ministério da Reconciliação. Fonte: Estudos Bíblicos: https://estudosdabiblia.net/jbd141.htm

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.