• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • Acessibilidade

    Queremos que o material aqui disponível seja acessível a todos, permitindo, assim, que o Eterno Inconformado seja usado com facilidade por qualquer pessoa, independentemente de limitações visuais e/ou motoras. Para isso, o EI conta alguns recursos que visam facilitar a acessibilidade e uso do nosso blog na internet.

    1. Alto contraste
    O alto contraste é uma boa opção tanto para quem acessa à noite, quanto para pessoas com algum tipo de deficiência visual (como daltonismo, por exemplo). Para ativar o alto contraste, é só clicar no segundo botão da barra de navegação principal ou usar a combinação Alt + 5 no teclado. Clicando novamente, a página volta à visualização padrão.

    Botão para ativar/desativar o alto contraste



    2. Botões para aumentar/diminuir a fonte do artigo
    Os botões para aumentar/diminuir a fonte do artigo em questão encontram-se logo abaixo do título das publicações, estando acessíveis também através da combinação de teclas Alt + 6 (para diminuir a fonte), Alt + 7 (para aumentá-la) e Alt + 8 (para voltar ao tamanho padrão). Nota: eles modificam somente o tamanho da fonte do artigo, e não da página em geral.

    Botões para aumentar e diminuir fonte do artigo

    3. Atalhos de teclado
    Você, meu caro leitor, pode utilizar alguns atalhos de teclado para executar funções específicas enquanto navega no Eterno Inconformado:

    ALT + 0 = Redireciona para a página de acessibilidade (esta que você lê agora)
    ALT + 1 = Pula para o início de um artigo
    ALT + 2 = Redireciona para o índice de todos os textos publicados
    ALT + 3 = Abre a caixa de pesquisa // Esc = Fecha a caixa de pesquisa
    ALT + 4 = Redireciona para a página inicial do EI
    ALT + 5 = Ativa/desativa o alto contraste
    ALT + 6 = Diminui a fonte do artigo
    ALT + 7 = Aumenta a fonte do artigo
    ALT + 8 = Volta o tamanho padrão da fonte
    ALT + 9 = Vai ao rodapé do EI

    4. Navegação responsiva
    O Eterno Inconformado é totalmente acessível nos mais variados dispositivos, desde pequenos celulares, passando por tablets e notebooks a computadores e grandes telas. Todo o conteúdo é totalmente adaptado para mostrar somente o necessário e de maneira adequada ao dispositivo.

    5. Caixa de pesquisa, tradutor e mapa do blog
    Para encontrar um texto específico, você pode utilizar a caixa de pesquisa (Alt + 3) clicando no ícone da lupa na barra de navegação principal ou acessar o índice de textos publicados (Alt + 2). Para traduzir uma publicação para determinado idioma, é só utilizar o menu tradutor clicando no ícone de linguagem na barra de navegação principal.

    6. Tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
    Indicamos o site VLibras para todos os visitantes que desejam traduzir o conteúdo do Eterno Inconformado para a Linguagem Brasileira de Sinais. De acordo com a descrição do próprio site, o "VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets."

    7. Zoom no navegador
    Para dar zoom em computadores e notebooks, você pode consultar as configurações do teu navegador. Geralmente, os atalhos padrões são:

    Ctrl e + (certamente, com a tecla Shift pressionada) para aumentar o zoom;
    Ctrl e - para diminuir o zoom;
    Ctrl + 0 para voltar à visualização padrão.

    8. Queremos ouvir você!
    Além dos recursos acima mencionados, o código do EI é constantemente revisado a fim de oferecer a melhor experiência de navegação e usabilidade para TODOS aqueles que acessam este espaço. Nosso intuito é glorificar a Deus e fazer o possível para que todos os visitantes sejam edificados e conhecedores da Verdade que é Jesus, o Verbo Vivo, o Filho de Deus. E se você tem alguma dificuldade de uso do Blog Eterno Inconformado e/ou deseja sugerir algo, contate-nos! Será um prazer ouvir você!

    Que a Palavra de Deus seja manifesta a toda criatura, em todos os lugares.
    Topo