#272. Números: A Ordem

Espalhe este texto!

#272. Números: A Ordem

Deus não é homem, para que minta. O que Ele promete, Ele cumpre.

Após eleger uma nação, libertá-la da escravidão e convidá-la a viver em santidade, Deus agora convoca Seu povo a se envolver no processo da conquista da Terra Prometida, onde serviço torna-se uma palavra-chave. Se há alguns anos, aquele povo era escravo, aqui ele está sendo transformado em um exército liderado pelo Todo-Poderoso Senhor dos Exércitos, Jeová.

Esse exército de ex-escravos precisava de ordem no serviço e no viver, deixando para trás toda a incredulidade. Nesse processo de formação, dois recenseamentos são registrados no livro de Números, o que explica seu nome. No geral, o livro registra a peregrinação de Israel pelo deserto, saindo do Monte Sinai até Moabe, preparando-se, assim, para a conquista da Terra Prometida.

Números: A Ordem

Durante essa trajetória no deserto, os israelitas com frequência murmuravam em vez de adorar e agradecer a Deus por Seu cuidado. O Senhor sempre dava ao povo tudo o que eles precisavam, mas volta e meia, o povo questionava a Deus e rejeitava a liderança de Moisés. Com isso em mente, observamos o centro do conteúdo do livro de Números: É a lealdade de Deus que move todo o processo de conquista da Terra Prometida. Apesar da constante desobediência de Israel, Deus fará com que a promessa que Ele fez a Abraão se cumpra. Ele permanece fiel com os Seus, apesar das muitas falhas do Seu povo (e ainda assim, Ele julga a cada um de acordo com suas obras).
“Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-Se a Si mesmo.” – 2 Timóteo 2:13

Aquele povo deveria permanecer em santidade após ver a promessa cumprida. Porém, mais importante que ter o que Deus prometeu era ter o Deus da promessa morando com eles.
“Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual Eu habito; pois Eu, o SENHOR, habito no meio dos filhos de Israel.” – Números 35:34

Algo que também merece destaque é que no livro de Números há alguns prenúncios da salvação por meio de Cristo:

1. O relato das serpentes ardentes em Números 21:4-9 é citado por Jesus:
“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;” – João 3:14

2. A rocha que Moisés feriu, possivelmente era uma tipologia de Cristo. Compare Números 20:7-13 com 1 Coríntios 10.3-5.

3. As cidades de refúgio mencionadas no capítulo 35 também parecem apontar para Jesus.

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.