#288. Provérbios: A Sabedoria

Espalhe este texto!

#288. Provérbios: A Sabedoria

Escreveu Tiago: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” Escreveu também Jó: “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

O primeiro passo na sabedoria bíblica é conhecer a Deus, não de forma teórica, mas no sentido concreto de entregar sua vida a Ele. Dito isso, o livro de Provérbios oferece instruções práticas, a princípio para os jovens, de modo que eles (e quem mais desejar) possam viver de forma justa e proveitosa no mundo, sobretudo de modo a andar na vereda do Senhor e honrá-Lo em todas as suas ações. A linguagem poética deste livro louva a sabedoria, orientando-nos a tomar decisões sábias entre o que é bom e o que é mau, ao passo em que nos adverte a rejeitar uma conduta insensata.

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” – Provérbios 9:10

Provérbios traz verdades importantes sobre a vida, apresentando contrastes entre atitudes sábias e insensatas, justas e impiedosas, as quais são apresentadas de diversas formas. Suas linhas nos ensinam a agir com ponderação e sensatez, de modo que possam evitar consequências ruins. No decorrer da leitura do livro, você notará, dentre outras lições, que a sabedoria muitas vezes é expressa quando: se é fiel no casamento; os recursos (principalmente os financeiros) que se tem são usados de modo prudente; um trabalho é feito com diligência; tem-se um relacionamento caridoso com a família, com autoridades e com os vizinhos; a língua é usada de modo apropriado, tendo cautela com o que (e como) se fala; tem-se atos adequados, como evitar a ira e ser humilde, por exemplo. O oposto dessas ações são, basicamente, o retrato da insensatez.

Provérbios: A Sabedoria

O livro de Provérbios também apresenta de modo mais genérico outros contrastes como: disciplina/permissividade, humildade/soberba, paciência/impaciência, trabalho/indolência, fartura/pobreza, verdade/mentira, além de contemplar atitudes como amor, ira e compaixão, e tratar da importância do ensino e explorar relacionamentos horizontais e verticais. Nesse ponto dos relacionamentos, por exemplo, há advertências para o leitor não se deixar seduzir por aqueles que praticam o mal (esses visam levar os filhos para longe da sabedoria dos pais) nem pela mulher imoral (que em Provérbios, é tida como uma personificação da Insensatez).

Outras lições referem-se às promessas de Deus e às obrigações do filho: o que ama e é fiel recebe favor da parte de Deus e dos homens (Pv 3:3-4); o que confia no Senhor terá caminhos retos (Pv 3:5-6); o que é humilde terá boa saúde (Pv 3:7-8); e o que dizima e oferta terá colheitas abundantes (Pv 3:9-10).

Perceba que em certos trechos do livro, há um convite constante da Sabedoria para que guardem seus mandamentos (leia Provérbios 4), conclamando os seus a ficarem longe do mau caminho, a não se desviarem do caminho correto. Aqueles que aceitam o convite da Sabedoria são motivos de honra para seus pais! Por fim, veja que o final de Provérbios alude a uma esposa idealizada como um modelo de sabedoria. Esses versos finais do capítulo 31 concebe os ideais de uma mulher com os valores ensinados ao longo do livro. Amar uma mulher como essa é uma analogia de amar a Sabedoria em de amar a Insensatez.

“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” – Provérbios 31:30


REFERÊNCIAS:

(1) Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
(2) Fee, G., & Stuart, D. (2011). Entendes o que lês?. São Paulo: Vida Nova.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.