#298. Oséias: O Amor Inabalável

Espalhe este texto!

#298. Oséias: O Amor Inabalável

Por que abandonar a Deus?! ~.^

Se os quatro livros anteriores a Oséias tratam de questões referentes ao Reino do Sul (Judá), agora a mensagem é voltada de modo específico ao Reino do Norte (Israel). A mensagem trazida pelo profeta Oséias é paralela aos eventos descritos em 2 Reis 14:23 – 20 e a culminação de sua profecia ocorre no capítulo 17 de 2 Reis (que, curiosamente, também menciona outro homem chamado Oséias – só que esse é um rei – e o que intitula o livro é um profeta).

O propósito da mensagem de Oséias é mostrar a Israel sua condição espiritual decorrente de sua traição e a visão de Deus diante dessa realidade. O Senhor irá puni-los por conta da infidelidade deles, mas mesmo que Israel seja infiel e tenha a tendência de abandonar a Deus, Ele, compassivo e amoroso, lhes restaurará.

Toda essa mensagem é vivida pelo próprio Oséias – que, como outros profetas, sentiu na pele o peso do chamado – que se casou com uma prostituta e transmitiu através desse simbolismo a mensagem de Deus para o povo de Israel. A propósito, boa parte do conteúdo do livro de Oséias é repleta de metáforas, como quando o povo é comparado a um bolo que não foi virado e a uma ovelha desgarrada, por exemplo, enquanto que Deus é comparado não só com um marido e pai, mas com um leopardo.

Oséias: O Amor Inabalável

Ainda se tratando de metáforas, o conteúdo do livro abrange o casamento entre Oséias e uma prostituta, o que figura o relacionamento entre Deus e Israel. Pelo fato de o casamento ser algo pessoal e exclusivo, Oséias relembra aos israelitas sua história de infidelidade para com Deus, seja por sua contumaz idolatria ao atribuir a falsos deuses aquilo que foi o Senhor quem lhes propiciou, quanto pela constante violação da maior parte dos Dez Mandamentos, mostrando-lhes que eles não conheciam o seu Deus (o que é expresso em um dos versos mais conhecidos deste livro, Os 4:6).

Como outros profetas concluíram seus escritos, o livro de Oséias tem em seu último capítulo promessas de perdão e restauração atreladas a um convite ao arrependimento e um último verso ímpar:
”Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.” – Oséias 14:9

Referências:
(1) Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
(2) SlideShare - Igreja Presbiteriana de Dourados
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.

4 comentários

  1. Respostas
    1. Glória a Deus por isso! Ficamos felizes em saber que a leitura foi proveitosa! Muito obrigado por visitar o Eterno Inconformado e por teu comentário! Que Cristo te abençoe e te aguarde! =]

      Excluir
  2. Respostas
    1. Louvado seja Deus! Muito bom saber que o texto te edificou. Obrigado pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe!

      Excluir

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.