• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 4 de fev. de 2020

    #299. Joel: O Arrependimento

    Os homens serão julgados, mas todo aquele que se arrepender e se ater à graça misericordiosa do Senhor Deus será salvo.

    Se valendo de um desastre imediato em que uma assoladora praga de gafanhotos traria grandes prejuízos a Judá, o profeta Joel convida o povo ao arrependimento e à oração. Para Joel, essa praga de gafanhotos era o começo do juízo de Deus, mas a consumação desse grande dia encontra-se no futuro. É aqui que o profeta anuncia o Dia do SENHOR, o dia em que Deus julgará Israel e todas as nações com Sua ira sendo derramada sobre os que não se arrependeram e Sua salvação sendo conferida ao Seu povo remido.

    Joel: O Arrependimento

    É pressupondo o conhecimento da aliança entre Deus e o povo que Joel anuncia a mensagem do Senhor. Os gafanhotos e a seca mencionados pelo profeta são parte das consequência da desobediência à aliança (leia Deuteronômio 28:38-42), bem como os israelitas serem espalhados entre as nações (Deuteronômio 28:64) – o que de fato aconteceu, como você deve ter acompanhado nos textos anteriores –. Já o chamado ao arrependimento feito por Joel no capítulo 2 é consonante com Deuteronômio 30:1-10 (leia também Atos 2:21 e Romanos 10:13).
    “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. – Joel 2:12-13”

    Joel também anunciou que Deus derramaria Seu Santo Espírito sobre Seu povo purificado e perdoado, além de tratar da essência básica da misericórdia divina onde todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, concentrando aqui o ponto chave do livro: o Dia do Senhor está próximo! É preciso se arrepender e converter-se a Ele!

    Referências:
    Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
    Leia mais textos A História de Deus:
    • Comentários

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo