• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 11 de mar. de 2020

    #304. Obadias: A Soberba

    Só plantamos aquilo que colhemos. Achar que a conta (boa ou ruim) nunca chegará é um erro!

    O livro de Obadias trata-se de uma profecia contra Edom, a nação-irmã de Israel/Judá, por assim dizer. Os edomitas eram descendentes de Esaú, o irmão gêmeo de Jacó (Israel). Por muito tempo eles foram inimigos, mas Gênesis 33 relata a reconciliação entre eles. O problema é que apesar de os dois irmãos terem se reconciliado, seus descendentes permaneceram inimigos por muito tempo. Números 20:14-21, por exemplo, mostra um desses momentos de inimizade entre Israel e Edom.


    "Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor." - Obadias 1:4

    Como você reage quando alguém que você não gosta tropeça?

    Durante a conquista de Jerusalém pela Babilônia, os edomitas se aproveitaram desse momento de fraqueza dos seus “irmãos” para se elevarem. Toda essa traição de Edom é mencionada por Obadias entre os versos 10-14, mostrando que os edomitas não só se alegraram com a queda de Jerusalém, como também ainda mataram aqueles que escaparam – o que também pode ser notado em Salmos 137:7 –.


    “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar;” – Provérbios 24:17

    O que é a força do nosso braço e nossa vã sabedoria diante da incontestável soberania do Senhor?

    Outra profecia sobre a ruína de Edom pode ser encontrada em Jeremias 49:7-22, o que, mais uma vez, nos mostra o quão altiva era essa nação. Quanto a isso, Obadias diz (versos 3 e 4) que mesmo que os edomitas estivessem em um lugar, aparentemente, inalcançável, inviolável, indestrutível, Edom sucumbiria junto com seus sábios e guerreiros.


    “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.” – Provérbios 3:5-7

    “... E o reino será do SENHOR!” – Ob 1:21b

    E como tudo na Bíblia aponta para algo muito maior, o juízo de Edom faz parte de um dia futuro em que todas as nações sofrerão a ira do Senhor, ao passo em que Seu povo será salvo, conforme os versos abaixo nos ensinam:


    “Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todos os gentios; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça. Porque, como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão também de contínuo todos os gentios; beberão, e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido. Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.” – Obadias 1:15-17

    O verso final de Obadias nos lembra que o Senhor Soberano agirá com justiça e punirá as nações por seus pecados. E, sim, no final é Ele quem vence.

    Referências:
    Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova.
    Leia mais textos A História de Deus:
    • Comentários

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo