#18. Qual testemunho estamos dando?

Espalhe este texto!

#18. Qual testemunho estamos dando?

Fazer a diferença
Nos dias atuais, não é muito difícil ouvir pessoas que não são evangélicas falarem a respeito do comportamento de nós que somos cristãos, chamados para sermos santos, separados, fazendo a diferença neste mundo, onde quer que venhamos a estar, seja no trabalho, nos estudos, em casa e por aí vai. Já ouvi pessoas dizerem algo do tipo “diz que é crente, mas, faz isso e assado...”

“Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.” - Filipenses 4:5

Fica a pergunta: Que tipo de cristãos temos sido? Que imagem estamos passando para as pessoas que estão ao nosso redor, para a sociedade em geral? Meditemos nos versículos abaixo para prosseguirmos:

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” - 2 Coríntios 3:2-3

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” - 2 Coríntios 3:18

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” - 2 Coríntios 5:20

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” - Mateus 5:13-16

Pois bem: Na primeira passagem, o apóstolo Paulo escreve dizendo que nós, servos do Senhor, somos como as cartas de Cristo e que somos lidos por todos os homens. Eis a questão: Que mensagem estamos passando? O segundo verso pertence ao mesmo capítulo da primeira passagem. Nesse, agora sabemos que somos como espelhos; E qual é a função de um espelho? Acertou se você disse, refletir! Isso mesmo! Somos como espelhos que refletem a glória do Senhor! \o/

Ainda na segunda epístola de São Paulo aos coríntios, encontramos a terceira passagem que afirma que somos embaixadores de Cristo. E aí outra pergunta: O que é que um embaixador faz? Ora, ele representa alguém em algum lugar. Tipo, o embaixador do Brasil na China está representando o Brasil lá na China. Então já que somos embaixadores de Cristo aqui na terra, vamos representá-Lo não de qualquer forma, mas, de uma forma que agrade a Ele e sem escandalizá-Lo!

“Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” - Mateus 18:7

A quarta passagem, creio eu, é a mais conhecida. Somos o sal da terra e a luz do mundo, ou seja, nossa função, resumidamente é fazer a diferença como servos de Cristo. Salgar esse mundo sem sal, sem graça que não nos dá nada de bom. Brilhar em meio às trevas, em meio à escuridão.

O que é bem interessante também nessa passagem é que o Senhor Jesus disse que ao se acender uma candeia, não se deve escondê-la, mas, sim colocá-la no lugar apropriado para brilhar e dar luz a todos. O que aprendemos com isso? Que não devemos ser “crentes” apenas dentro da igreja, dentro do templo. Vamos fugir dessa ideia de ser um crente de máscaras, que acha que levar uma Bíblia debaixo do braço, cumprimentar o irmão com a paz do Senhor e falar “glória” e “aleluia” e ser bonzinho dentro da igreja com os irmãos te faz um cristão, que isso é ideia furada. Sejamos verdadeiros cristãos onde quer que seja: Em casa, no trabalho, na escola, faculdade, rua ou qualquer outro lugar. Vamos deixar a luz do Senhor brilhar em nós!

Olha o que Deus disse para Satanás em relação a Jó:

“E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” - Jó 1:8

Tenhamos também essas características que Jó teve: Ele era íntegro, reto, se desviava do mal e temia a Deus! Ele escolheu ser diferente! \o/

01. Tenha cuidado com as roupas que você veste

Não estou dizendo que se conhece um crente por roupas, afinal, isso não é verdade (Quem vê roupa não vê o coração! – 1Sm 16:7), mas, não é legal um cristão usar roupas que tenham alusão à carnaval, blocos de festas, fã-clube de cantor ou algo assim; No caso das cristãs é aplicável também a não usar roupas curtas demais, nem decotadas, afinal isso passa outro tipo de impressão.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” - 1 Coríntios 10:31

02. E o que dizer das palavras? Medite nos versos abaixo:

Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” - Tito 2:7-8

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” - Efésios 4:29

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.” - Efésios 5:1-4

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” - 1 Coríntios 15:33

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” - Tiago 3:8-10

Viu? Vamos pensar bem antes de falar qualquer coisa, principalmente quando estiver em grupo. Fugindo das piadas imorais, indecentes, que não te edificam em nada e não zombe do seu próximo. Tenhamos cuidado com isso!

03. Qual o conteúdo das tuas páginas na internet?

O que acessamos na internet? O que compartilhamos ou postamos no Facebook e no Twitter? Coisas edificantes ou que desagradam a Deus? Hipocrisia nossa? Lembre-se: Faça tudo para a glória de Deus! Se uma pessoa que não te conhece entrasse no teu Facebook (ou Twitter, se você tiver), com base no conteúdo que você posta, ela perceberia que você é servo(a) de Deus?!

04. Nunca se espelhe em nenhum ser humano e nem queira agradá-lo!

Talvez você pense: “Ah, meu irmão, o pastor faz isso, então eu também posso fazer.” NÃÃÃÃOOOO faça isso! O ser humano é imperfeito e pecador por natureza. Se espelhe somente em Jesus, viva imaginando o que é que Jesus faria naquele momento e se o que você está fazendo agrada a Deus. Você não tem que viver para agradar aos outros, e sim para agradar somente a Deus, para isso você não pode viver de qualquer maneira.

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” - Isaías 45:22

“Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.” - Efésios 6:6-7

Finalizando, é bom você saber que perfeito não somos e que mesmo assim, sendo cheios de erros, de imperfeições e de falhas, Deus nos ama muito. É que precisamos ser “diferentes”. O Senhor nos separou para fazermos a diferença, para viver de uma maneira que o nome santo dEle seja glorificado mais e mais. Ser um cristão de verdade influencia muito na sociedade, afinal, atitudes falam mais que palavras. Não adianta você dizer que é cristão(ã), se não age como um. Deus nos exorta porque Ele nos ama demais.

Seja fiel ao Senhor também quando ninguém (humanamente falando) está vendo. Quando apenas você e Deus sabem o que está acontecendo.

Deus te abençoe grandemente em nome do Senhor Jesus! Fique na paz do Pai! \o/


“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados.” - 2 Coríntios 13:5-6
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.