#62. A ingratidão

Espalhe este texto!

#62. A ingratidão

O que fazer com pessoas ingratas?Pense numa situação parecida a esta: Você ajuda as pessoas (ou alguém específico) e depois é criticado(a), tem teus erros e falhas apontadas ou nem recebe, sequer, uma palavra de gratidão, um “Obrigado” ao menos? Se você pensou ou até já vivenciou algo semelhante a isso, sabe que é difícil. E o que fazer nesses momentos? Dar as costas e ouvir alguns conselhos que algumas pessoas dão, como, por exemplo, para você deixar de ser ingênuo(a)?! Certamente, não seria assim que Jesus agiria, até porque Ele passou por isso...

01. O exemplo de Jesus

Pois bem: Jesus fez coisas extraordinárias, abençoou pessoas que não mereciam (eu sou uma dessas milhões de pessoas) e vários daqueles que por Ele foram abençoados, sequer O agradeceram. Outros, ainda criticavam o que o Senhor fazia. Como Ele é o nosso mestre, nosso exemplo, então, pare e pense:

Jesus deixou de fazer a obra que Deus colocou em Suas mãos por causa da falta de gratidão e do excesso de críticas?

É claro que não! Sabe por quê? Porque Ele não esperava reconhecimento humano, não esperava ser elogiado, nem receber palmas ou algo assim. Não mesmo! Seu interesse era obedecer a Deus, era servir, trazer amor e fazer a vontade do Pai até o fim, mesmo que aquela não fosse a vontade dEle próprio.

02. Façamos o mesmo que o Senhor Jesus fez

Não podemos nos desviar das boas obras por causa da ingratidão, nem das críticas que possam surgir. A maioria das pessoas não costumam notar o que você faz de bom, mas isso é o mínimo, não é o propósito. Críticas negativas e ingratidão, realmente, não são boas, mas vamos dar amor sem esperar nada em troca, sem querer chamar a atenção dos outros, mas simplesmente por amor a Deus e ao nosso próximo.

03. E entre nós e Deus?

Outro fato interessante é que algo semelhante acontece entre nós e Deus: Ele nos ama tanto, quer sempre o nosso bem, mas, infelizmente, falhamos em agradecê-Lo, em tributar a Ele toda honra e glória. Muitas vezes, pedimos, mas não agradecemos; Ou também quando as coisas não fluem da forma que esperamos que aconteçam, questionamos ao Senhor, murmuramos, e, mesmo assim, Deus permanece fiel sem nós merecermos a Sua infinita fidelidade. (Não vamos usar isso como brecha para sermos infiéis. Sejamos fiéis e obedientes a Deus sempre. Tudo por amor a Ele.)

“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” 
{2 Timóteo 2:13}

04. Para finalizar, só mais algumas dicas:

Não mude tua essência cristã, de amor e virtude, por causa das decepções com o ser humano. Não espere demais dos outros, pois todos nós somos sujeitos a falhas. Aja como Jesus, mesmo se as situações tentarem te forçar a fazer o contrário, sempre com boa-vontade, disposição e amor.

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” {Filipenses 2:14-15}

Outra coisa: Antes de negar ou criar impossibilidades em fazer um favor ou serviço para alguém, pense: “Se fosse para mim, eu conseguiria fazer?”

05. Conclusão

Então, é isso: Se você fez algo para ajudar alguém, mas a pessoa não reconheceu, não agradeceu ou só viu teus erros, não olhe para isso. Olhe para Jesus: Ele é bom. Sua graça nos basta!


Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus! =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.