• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 6 de mar de 2014

    #62 A ingratidão

    O que fazer com pessoas ingratas?Pense numa situação parecida a esta: Você ajuda as pessoas (ou alguém específico) e depois é criticado(a), tem teus erros e falhas apontadas ou nem recebe, sequer, uma palavra de gratidão, um “Obrigado” ao menos? Se você pensou ou até já vivenciou algo semelhante a isso, sabe que é difícil. E o que fazer nesses momentos? Dar as costas e ouvir alguns conselhos que algumas pessoas dão, como, por exemplo, para você deixar de ser ingênuo(a)?! Certamente, não seria assim que Jesus agiria, até porque Ele passou por isso...

    01. O exemplo de Jesus

    Pois bem: Jesus fez coisas extraordinárias, abençoou pessoas que não mereciam (eu sou uma dessas milhões de pessoas) e vários daqueles que por Ele foram abençoados, sequer O agradeceram. Outros, ainda criticavam o que o Senhor fazia. Como Ele é o nosso mestre, nosso exemplo, então, pare e pense:

    Jesus deixou de fazer a obra que Deus colocou em Suas mãos por causa da falta de gratidão e do excesso de críticas?

    É claro que não! Sabe por quê? Porque Ele não esperava reconhecimento humano, não esperava ser elogiado, nem receber palmas ou algo assim. Não mesmo! Seu interesse era obedecer a Deus, era servir, trazer amor e fazer a vontade do Pai até o fim, mesmo que aquela não fosse a vontade dEle próprio.

    02. Façamos o mesmo que o Senhor Jesus fez

    Não podemos nos desviar das boas obras por causa da ingratidão, nem das críticas que possam surgir. A maioria das pessoas não costumam notar o que você faz de bom, mas isso é o mínimo, não é o propósito. Críticas negativas e ingratidão, realmente, não são boas, mas vamos dar amor sem esperar nada em troca, sem querer chamar a atenção dos outros, mas simplesmente por amor a Deus e ao nosso próximo.

    03. E entre nós e Deus?

    Outro fato interessante é que algo semelhante acontece entre nós e Deus: Ele nos ama tanto, quer sempre o nosso bem, mas, infelizmente, falhamos em agradecê-Lo, em tributar a Ele toda honra e glória. Muitas vezes, pedimos, mas não agradecemos; Ou também quando as coisas não fluem da forma que esperamos que aconteçam, questionamos ao Senhor, murmuramos, e, mesmo assim, Deus permanece fiel sem nós merecermos a Sua infinita fidelidade. (Não vamos usar isso como brecha para sermos infiéis. Sejamos fiéis e obedientes a Deus sempre. Tudo por amor a Ele.)

    “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” 
    {2 Timóteo 2:13}

    04. Para finalizar, só mais algumas dicas:

    Não mude tua essência cristã, de amor e virtude, por causa das decepções com o ser humano. Não espere demais dos outros, pois todos nós somos sujeitos a falhas. Aja como Jesus, mesmo se as situações tentarem te forçar a fazer o contrário, sempre com boa-vontade, disposição e amor.

    “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” {Filipenses 2:14-15}

    Outra coisa: Antes de negar ou criar impossibilidades em fazer um favor ou serviço para alguém, pense: “Se fosse para mim, eu conseguiria fazer?”

    05. Conclusão

    Então, é isso: Se você fez algo para ajudar alguém, mas a pessoa não reconheceu, não agradeceu ou só viu teus erros, não olhe para isso. Olhe para Jesus: Ele é bom. Sua graça nos basta!


    Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus! =]
    Mais textos de Edificação:

    Escrito por:Vítor Macedo

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo