#67. As dores do passado

Espalhe este texto!

#67. As dores do passado

Dores do passadoTodos temos um passado; Bom ou ruim, nós temos. Da mesma forma, também temos um presente e um futuro, porém para algumas pessoas pode ser mais fácil se lembrar de um passado bom e desejar trazer tudo aquilo de volta ou, de forma contrária, há pessoas que sofrem se lembrando das dores, de experiências e coisas tristes, que as fazem sofrer, mesmo ainda no presente. O que fazer?

01. Não aceite rótulos e impressões negativas que algumas pessoas tentam colocar em você.

Infelizmente, há casos de pessoas que, na infância ou adolescência, passaram por traumas, violações, experiências sofredoras, de desamor e, em casos assim, o coração se entristece por causa das feridas, das dores, das lembranças, dos rótulos que o Diabo tenta lançar em nossas mentes. Algumas pessoas também insistem em trazer essas recordações à mente, porém observe o exemplo de Jabes:

“Houve um homem chamado Jabes, que foi a pessoa mais respeitada da sua família. A sua mãe e pôs nele o nome de Jabes porque ela havia sofrido muito durante o parto. Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.” E Deus atendeu a sua oração.”
{1 Crônicas 4:9-10 - NTLH}

Esses dois versos falam sobre Jabes, um homem cujo nome significa “que causa dor”. O interessante é que na Bíblia, os significados dos nomes das pessoas mostram características delas e, se você observar, o nome de Jabes não significa algo bom. A passagem acima mostra que a mãe dele sofreu no parto e a tendência era a de que Jabes tivesse uma vida de sofrimento e de dor, mas ele não aceitou isso. O que ele fez foi orar ao Senhor, pedindo que Ele o abençoasse, que ficasse com ele e que o livrasse de qualquer coisa que o causasse dor. Essas coisas poderiam ser lembranças ruins, o peso do significado do seu nome, mas o legal é que Deus atendeu sua oração! O Senhor nosso Deus livrou Jabes de coisas que poderiam fazê-lo sofrer. Faça o mesmo; Não se importe com as coisas que o Diabo, que pessoas ou que até você mesmo insiste em lembrar e sofrer. Peça a Deus um novo coração e tenha uma nova vida no Senhor Jesus! =]

02. Em uma vida nova com Cristo, o teu passado não te condena. Seja ele sujo como for, Cristo pode (e quer) te dar uma nova vida! =]

“Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito de Deus que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.”
{Romanos 8:1-2 - NTLH}

03. Lembre-se do que te traz esperança. Lembre-se das coisas do alto, do amor de Deus por nós. =]

“Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele." 
{Lamentações 3:19-24 - NTLH}

“Mas agora o Senhor Deus diz ao seu povo: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. [...]”
{Isaías 43:18-19 - NTLH}

04. O que aconteceu no passado não define quem você é hoje. Cristo pode te dar uma nova identidade, uma nova vida.

“A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.”
{1 Timóteo 1:13-17}

Essas palavras foram escritas pelo apóstolo Paulo, e a história dele é um exemplo para nós. Ele perseguiu a igreja de Cristo, foi um homem cruel, mas um encontro de Jesus com ele transformou sua vida por inteiro e para sempre! A misericórdia do Pai o alcançou, e ele passou a compreender que Cristo veio para salvar os pecadores, que para muitos da sociedade merecem ser mortos, mas Jesus com Seu imenso veio para dar vida em abundância. No verso 17, Paulo ainda diz que o que aconteceu com ele serve de exemplo para pessoas de outras gerações que, talvez, possam achar que já erraram muito e não merecem perdão, porém da mesma forma que Deus teve misericórdia dele, Ele tem de nós e nos quer. Basta querermos e aceitar o maior presente que o Pai nos deu: A redenção, salvação, a nova vida com Cristo Jesus, pelo seu sacrifício na cruz do Calvário, para todo o sempre. =]

Outro detalhe é que mesmo que as pessoas acusassem Paulo, chamando ele de perseguidor ou trazendo qualquer outra lembrança do seu passado, ele sabia que isso não importava mais, pois ele tinha uma vida com Cristo e isso era mais que suficiente para viver com uma motivação, não apenas aqui na terra, mas principalmente para as coisas do alto.

“Assim já não sou em quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.”
{Gálatas 2:20 - NTLH}

05. Para concluir:

Concluindo, saiba que há um motivo mais que suficiente para você escolher viver, e viver o agora, com intensidade, com uma motivação, muito além das dores e lágrimas que você pode derramar aqui na terra. Há um amor maior que nos dá chances diárias de recomeçarmos. Podemos pedir perdão, nos achegarmos a Ele e experimentar Seu amor dia após dia, sem medo. Esse amor se chama Jesus! Deus te abençoe! ;)

Aproveite e ouça essa linda canção da Trini:


Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.