#83. Andar x Caminhar

Espalhe este texto!

#83. Andar x Caminhar

Caminhar ou Andar?Em termos médicos e biológicos, muito se diz sobre os benefícios da caminhada: Ela é uma atividade física útil para o organismo, nos livrando do sedentarismo, ajudando pessoas a emagrecer, a perder gordura acumulada e outros tais benefícios. Além disso, discute-se também técnicas apropriadas antes de executá-la: É necessário um aquecimento antes e depois de sua realização, se hidratar tomando água regularmente, usar uma roupa adequada, mas será que toda caminhada é uma caminhada? Há??!! O.O Outra perguntinha: Andar é a mesma coisa que caminhar?

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
{João 8:12}

Observe essas definições:

Andar: Locomover-se, seguir, continuar.
Caminhar: Percorrer trajeto a pé.

No dicionário cujas definições foram consultadas, andar e caminhar aparecem como sinônimas, mas observe que interessante: Andar é, basicamente, você se deslocar de um lugar e dar passos em direção a outro; Caminhar é diferente! Caminhar é você percorrer um trajeto, uma direção, um rumo... Algo já especificado, enquanto andar é, simplesmente, dar passos de forma aleatória sem saber para onde ir, qual o lugar onde se vai parar. E aí vem a pergunta: Temos andado ou caminhado?!

Não ande apenas!
Trazendo para o nosso contexto, podemos ver pessoas sem rumo, sem saber o que fazer da vida, sem saber o porquê que elas estão aqui no mundo. Há também pessoas que começam a dar passos, talvez tenham um objetivo, mas não tem uma rota... Essa referência pode incluir buscas por milagres, por bênçãos de Deus, mas se eu andar assim (com um objetivo, mas sem uma rota), não chegarei ao verdadeiro lugar que é onde Jesus está.

“Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.”
{João 6:26-27}

Caminhe o caminho!
Todavia, para os que caminham, as coisas são diferentes. Primeiro, porque há uma direção, uma rota, um caminho: Jesus! Ele é o caminho, a verdade e a vida! Quem O segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida! Viver aqui nesse mundo não é algo aleatório, por acaso, sem sentido... Não, não! Há um propósito, há a vontade de amar as pessoas e levar O próprio amor (Deus) para elas! E, assim como em uma caminhada física, se seguirmos os passos de Jesus, não podemos ficar confortáveis, sentados, esperando o tempo passar. Precisamos nos hidratar, nos saciarmos bebendo dEle mesmo (até porque Ele é a própria água da vida!). As vestimentas recomendadas para a caminhada com Cristo são mais que vestes; É uma armadura! {Leia Efésios 6:13-17}. Perdemos também coisas que podem nos atrapalhar na jornada, nos livramos do peso que nos impedem de caminhar, da gordura que só nos atrapalha e, podemos também emagrecer, aparentemente, ficando fracos, mas enquanto emagrecemos (ficando fracos em um sentido figurado), o Senhor manifesta Sua força em nós! \o/

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”
{Filipenses 3:13-14}

Uma análise...
Concluindo, vamos nos examinar:

o   Será que na vida, damos passos sem saber para onde estamos indo?
o   Buscamos apenas as coisas que o Senhor Deus pode nos dar?
ü  Ou estamos dispostos a seguir o caminho de Cristo, abrindo mão de coisas que dificultam nossa caminhada?
ü  Se estivermos caminhando, vamos continuar nos hidratando com a água viva do Espírito Santo e revestidos com Sua armadura. Se estivermos emagrecendo, não desfaleçamos! Deus é bom, e em momentos assim, Ele manifesta Sua força em nós! [“... caminhe, e só não pare, não pare nunca!” ]
ü  E caso, você acredite que esteja apenas andando, não se conforme e venha caminhar com Cristo! Ele é o caminho, a verdade e a vida! O pão vivo que desceu do céu, poderoso para te saciar por inteiro(a) e te dar a verdadeira vida e a paz como ninguém mais!

“Nossa felicidade está apenas em Cristo!” (Renata Castro)
Que o Senhor te abençoe e te guarde em nome de Jesus! =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.