#85. Ouvir x Escutar

Espalhe este texto!

#85. Ouvir x Escutar

Diferença entre ouvir e escutarQuando alguém, geralmente um amigo, nos alerta sobre uma situação que pode ser perigosa à nossa vida, dizemos, de maneira informal, que ele nos deu um toque. Um exemplo: Se eu estou agindo mal com as pessoas e um amigo sabe que estou errando ao agir dessa forma, ele conversa comigo e me alerta... Então, ele me deu um toque. Ainda de maneira informal, algumas pessoas usam o termo “dançar” para dizer que alguém se deu mal, então juntando essas duas expressões, podemos dizer que algumas pessoas e, principalmente, nosso bom Deus nos dá alguns toques para não nos ver dançar, ou seja, Ele nos alerta, nos exorta, nos dá conselhos para não nos darmos mal na vida, para não entrarmos em um caminho perigoso... Acontece que, muitas vezes, nós ouvimos o que o Senhor quer nos dizer, porém não paramos para O escutar de fato... Hã?! O.O Qual a diferença entre ouvir e escutar?

“Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.”
{Isaías 6:9-10}

A diferença

Ouvir: Captar os sons pelo sentido da audição.
Escutar: Prestar atenção para ouvir sons e falas.

Unindo o trecho sublinhado do verso 9 de Isaías 6 com as definições encontradas no dicionário, percebe-se que ouvir é simplesmente nossa audição captar sons, sem prestar atenção nos detalhes... Posso estar com um fone nos ouvidos, ouvindo uma música, mas se eu estiver fazendo outra coisa e não prestar atenção na letra da canção, estarei apenas a ouvir... Escutar é diferente! Ao escutar, estamos prestando atenção nos detalhes, e conseguimos entender o que uma música, um conselho de alguém ou uma mensagem do Senhor quer nos dizer.

Parar para ouvir = Escutar

O Senhor fala conosco de tantas formas, porém muitas vezes não lhe damos atenção. Ele pode usar alguém para nos aconselhar (nossos pais, amigos, irmãos, pastores), pode falar através da Sua palavra, de pregações, de sonhos, de canções, de inúmeras formas, mas... Se eu deixar Sua mensagem entrar em um ouvido e sair pelo outro, como muitos dizem, sem dar crédito e achando que não é necessário eu me consertar, infelizmente, quem sofrerá a consequência será eu mesmo! Deus é bom, Ele nos alerta, pois nos ama! Ele quer nos sempre nosso bem. {Dê uma meditada em Mateus 13:18-23}

“Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
{Jó 33:14 + Apocalipse 2:29}

Se Ele me diz que eu devo abandonar certas coisas, que devo fazer algo ou seja lá o que for, preciso parar para ouvi-Lo, abrir meus ouvidos e deixar Ele falar comigo. Assim, eu irei escutar o que Ele quer me dizer.

“Escuta, pois, ó Jó, ouve-me; cala-te, e eu falarei. Se tens alguma coisa que dizer, responde-me; fala, porque desejo justificar-te. Se não, escuta-me tu; cala-te, e ensinar-te-ei a sabedoria.”
{Jó 33:31-33}

Não querer escutar a Deus é rebeldia (feitiçaria); Rebeldes quebram a cara.

“Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais; porque o SENHOR falou: [...] Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção.”
{Jeremias 13:15,17:23}

Finalizando...
No começo do post, falamos sobre “toque” e “dançar”. Refazendo essa analogia e de forma literal, geralmente quando ouvimos um toque de uma música, podemos dançar. (Literalmente falando) Porém, voltando ao contexto figurado, há toques (conselhos) que ouvimos para não ser necessário dançar (sofrer consequências ruins). Aprenda a escutá-los; Preste atenção ao que o Senhor tem falado contigo, pois Ele é bom e quer o nosso bem.

Para fechar o post, ouça escute estas duas lindas canções a seguir.
Que o Senhor fale contigo da maneira que for agradável a Ele.




Papai do céu te abençoe e te guarde! ;D
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.