#131. XII - Lábia Lábil, Lábio Leal [Texto L]

Espalhe este texto!

#131. XII - Lábia Lábil, Lábio Leal [Texto L]

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade? Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, [...]”
{Gálatas 4:16-18a}

Integridade e retidão - Agradar a todo mundo - Firmeza de caráter - Lábia lábil lábio leal
O que pensar do tipo de pessoa que quer agradar a todos, que quer satisfazer a todos para nunca sair como o/a mau da história, que não quer manifestar a verdade por mais que ela possa doer, porém gera uma liberdade e cura posterior? Àquele que tem pensado que amar é quebrar princípios para arrancar risos e elogios de qualquer um, quebre seu conceito. O sábio autor dos Provérbios já havia dito: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.”

Tentar agradar a gregos e troianos, como dizia a fábula, faz de você um fantoche sem ideias próprias que se move de acordo com a regência do som das palmas insignificantes de pessoas arrogantes e natureza relutante ao Deus constante. Seu caráter firme é constante! E como Seus filhos, precisamos viver como “tal pai, tal filho” copiando o estilo do bom Pai que temos contudo sem defender uma postura legalista.

Textos de A a Z


Já não querem mais ouvir a verdade. Impor limitações é tido como chatice. Não fazer tudo o que lhes agrada é tirania. Tome decisões baseadas em princípios, tenha atitudes íntegras sem dar crédito a expressões de desgosto de pessoas que querem sempre seus próprios benefícios em primeiro lugar. Ame as pessoas, deseje o bem a elas, viva em paz enquanto possível, mas mantenha a postura cristã a todo custo. Se você age pensando nos princípios da Palavra de Deus e de valores morais aprendidos dentro de casa, mas pensa que pessoas poderão se sentir ofendidas, ignore. Falar a verdade, agir de maneira reta e prudente pode causar um impacto, mas assim é o amor. Ele é sábio, é justo, exorta quando necessário, e para o bem daquele que é exortado. Já não é amor quando os princípios são jogados de lado e pensa-se em agradar a um aqui, outro ali e que todo mundo me tenha como o queridinho. Tola vanglória.


Não se adapte a esse mundo espinhoso que valoriza mais o bem-estar temporário do que os princípios que se levam para a vida toda. A verdade que você diz pode doer e incomodar por um momento, mas acredite, ela nunca será esquecida. Ainda assim, haverá momentos em que ter flexibilidade será necessário e nossa vontade carnal deverá ceder para que outras pessoas conheçam o amor de Deus através de você. Não deixe sob hipótese alguma o legalismo falar mais alto que o amor. Somos livres de fato quando usamos a liberdade que Cristo nos deu para libertar outros. Se achar livre para fazer apenas o que desejamos sem pensar em como o outro possa se sentir não é nada além de egocentrismo e autossatisfação. (Leia este outro post.)

[...] Procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.”
{Romanos 12:17b-18}

Que o Senhor nos ensine para Sua glória.
Deus é bom. Que Ele te abençoe e te guarde.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.