• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 31 de jul de 2015

    #133 Capítulo 13 [Mai/Jun/Jul de 2015]

    {Capítulo 13 – Versos apaixonados de um coração apaixonado por um Deus apaixonante}

    Ele transforma ansiedade em esperança
    Deus é... BOM! =]De coração para coração, era 06:57 (não, não! Agora 23:47), a data ali não aparecia, mas a bateria ainda estava com carga e sim, a ansiedade doía (na verdade, ainda dói). Ao que escreve, ao que lê, a quem pode entender, entenda o tempo da espera como um período de amadurecimento, aprendizagem, construção de alicerces, preparação do caminho ou algo do tipo. Ilustrações para tal não faltam, mas de início, imagine a volta do Senhor Jesus: Ele está pronto e nós desejosos, ansiosamente desesperados para que Ele volte logo, contudo a nossa ansiedade não tem efeito porque certas coisas ainda precisam ser feitas. Nesse caso, pessoas ainda não O conhecem, mas certamente O conhecerão. Agora imagine outros cenários: Uma casa em reforma, uma lagarta dentro de um casulo, um programa de computador recebendo correções antes de ser lançado... Tudo isso demandará tempo, e o tempo requer espera e esperar requer paciência. Não sei se é a paciência que traz paz ou a paz que traz paciência, mas lá no fundo sei que Deus é bom; tão bom que além de nos fazer "pazscientes", nos ensina a construir uma arca enquanto a chuva não vem. Da mesma forma, a dama vermelha dos estames e o insurreto conselheiro querem logo se encontrar. O desejo de estarem pertinho um do outro fica a gritar, ambos a chorar e sonhar, mas a paz que o bom Deus lhes dá os ensina a caminhar. Caminhando a passos aparentemente lentos, firmes na certeza de que, em um dia para eles desconhecido, hão de o mesmo caminho trilhar e juntos caminhar. E viver, e sorrir, e sonhar, a Deus honrar e um ao outro amar. E parafraseando Rob Hawkins e a galera do "fogo cruzado", deixe Deus aquecer teu coração. Freie tua ansiedade, porque o calor proveniente do Deus que é o amor pode transformar esse iceberg do medo em chamas de esperança. Ele é Senhor, soberano e bom! Na esperança de que o amanhã se tornasse logo um hoje, descanso. Talvez amanhã o hoje se torne um ontem, mas parando por aí entre vírgulas e vírgulas, a interrogação agora exclama por ouvir com os olhos a resposta do alto a fim de silenciar minhas dores: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
     
    De cabeça para baixo em preto-e-branco
    Não leia!Falsidade disfarçada tão aparente. Deixe tua máscara cair e as outras cairão automaticamente. Contudo, não perca tempo com isso; o mundo é um espinho, não se dobre, firme na retidão. A tua suposta "liberdade" pode te prender, a menos que você tenha maturidade suficiente para entender o que é, de fato, ser livre. É estranho dizer que estamos "pela graça" apenas quando a situação está ruim. Da próxima vez que tudo estiver como você espera e alguém te perguntar como você está, diga que Deus é bom e, por Ele ser bom, estou bem até quando tudo não está. Se há algo de bom em sua vida (e há!) é fruto da Graça, nada mais além da Graça. No emblema do "Senhor, não tenho força" x "Senhor, dá-me força", o que você tem dito? Não lembre de alguém apenas pelo que ele/a fez hoje. Talvez quem te decepcionou hoje – humanos que somos -, tenha te estendido a mão quando ninguém mais (humanamente falando) estava lá. Muitos objetivos de vida do tipo "ser alguém na vida" enquanto o "alguém" é uma palavra indefinida. E aí? Você quer ter uma vida indefinida? Às vezes, colocar as coisas de cabeça para baixo, literalmente, faz elas se encaixarem. Na prática, isso tem funcionado! Fuja do comum. Emoticons não substituem abraços. Você não pode fazer, mas pode ajudar. Tomar parte das aflições do outro faz parte da arte de não partir o coração de quem durante algum momento tenha pensado em partir. (Fp 4:14)

    Você precisa agir com responsabilidade
    Deus é bom, mas não confunda essa bondade achando que Ele é como aqueles vovôs babões que deixam os queridos netos fazerem o que bem quiserem. Deus é bom e por Ele ser bom, Ele te exorta sempre que necessário. Nossa mania de fazer coisas erradas e colocar a culpa no Diabo ou até mesmo em outras pessoas. Não iremos amadurecer até aprendermos a ser responsáveis por nossas próprias atitudes e erros (entendendo que todos nós somos suscetíveis a cometê-los), sem colocar a culpa em outros. Preocupe-se antes em viver pelo Espírito e agir com responsabilidade. Quanto ao Acusador, seu juízo já está dado, e não, eu não sou advogado, mas se tuas culpas te martirizam e tiram teu sossego, você precisa de paz. Conheça Jesus. Ele é bom e te ama (Leia 1 João 2:1-2). Lembre-se de não esquecer: Deus é bom!

    Cremos que há músicas que falem diretamente conosco por terem em seus versos relatos daquilo que comumente vivenciamos e isso, de fato, procede, todavia, músicas assim falham por, geralmente, apresentarem o problema, mas não trazerem em sua letra, a solução. Somos impelidos e choramos pensando "Oh, essa música tem tudo a ver comigo! É o que estou passando!", todavia, aumentamos os fones mais ainda e lá se vão mais lágrimas por perceber que alguém, certamente, entende o que você está passando, no máximo, talvez você ache que o compositor saiba. Via de regra, o sentimento gerado nessas canções é o de que tais coisas sempre acontecem, é coisa da vida, isso vai passar, fique calmo, porém, lá no fundo, elas são anestésicas (ou não); tentam disfarçar a dor (às vezes, até aumenta mais - quem ouve Pablo que o diga!), contudo tentam pelo empirismo forçar o ouvinte a se acostumar com a ideia que ela passa. Tanto rodeio feito para te dizer o seguinte: há solução. Pare de se machucar e gerar lágrimas automáticas por ouvir músicas que não te trarão solução nenhuma. Cansado/a disso tudo? Faça algo novo. Caminhos tortos e decepções demais? Já provou do amor de Deus? Talvez, Ele queira te dizer através disso tudo que você precisa de um amigo verdadeiro que deu a vida por você, de um salvador. Não pare. Corra. Para os braços de Jesus, sem medo algum, corra.

    Graça!
    Qual o sentido em pedir restituição de algo que não tínhamos? Não tínhamos nada, mas Jesus se fez tudo para nós. Já parou para pensar que o melhor presente que você pode receber no presente é de graça e se chama Graça? Sabe aquelas cenas onde alguém se joga na frente de outro para o salvar? Imagine Jesus se jogando em direção à ira de Deus para salvar pecadores. Se nossos próprios méritos fossem suficientes para sermos salvos, não necessitaríamos de um Salvador. A verdade é que todos mereciam ir para o inferno, porém ninguém quer admitir. Ir para lá é merecimento; entrar no céu é fruto da graça, nada mais além. Você precisa de um Salvador e Ele tem nome: Jesus. E Ele é glorificado por Seu amor que nos constrange.

    Enquanto julgamos, pessoas precisam de amor, de abraços sinceros, de palavras amigas. Precisam mais do que qualquer outra coisa, do amor do bom Deus. Não dá para ficar com o Evangelho preso em nós, nem sermos mais os mesmos após Cristo nos encontrar. O real amor não se baseia em atitudes "gosto de tal pessoa por ela ter feito isso e isso". É algo incondicional, que não espera retorno, algo ao estilo de 1 Coríntios 13:7 (e outros versos bíblicos). Deus nos ama porque Ele assim quis e isso não depende do que façamos ou não. Ele é o amor (tão certo quanto minha mãe continuará a me amar e eu sempre serei seu filho mesmo se eu fizer coisas que ela não goste, assim penso!). Contudo, o amor do Papai é único, simplesmente único. Ele é o motivo de eu me sentir cada vez mais vivo e a cada dia Ele bondosamente me lembra que Ele é assim: bom, um Deus bom. E isso me traz paz.

    Ações ainda falam mais alto que palavras
    Aos cristãos que convivem com familiares que compartilham de dogmas distintos, sua prudência silenciosa pode gritar, se comparada à proclamação de preceitos religiosos que eles desconhecem. Não que ficar em silêncio seja a solução; o problema tem sido a imagem que uma boa parte de pessoas não-evangélicas tem dos evangélicos: crentes chatos, presunçosos, que querem obrigar todos a seguirem suas convicções. Agir assim repele, não causa admiração, e sem se esquecer que você não convence ninguém! Tente viver como alguém que espante positivamente as pessoas ao teu redor, com atitudes diferentes, palavras gentis, favores inesperados e se em algum instante você falhar em algo, não é para menos! Você é ser humano! Eu sou ser humano! No mais, atente para a instrução que nos foi dada: "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo." {1 Pedro 3:15-16}

    “... fique à vontade, pois Sua vontade é minha vontade, eu...”
    E de repente aquilo que agora é já não é mais. Para quem cuidava estar de pé, caído agora está. Um vento passa e meu coração sente um peso. Memórias, decepções, acepções, conspirações, aspirações. A monção desaparece e meu espírito aflito em Ti encontra aceitação. A pressão dessa caneta¹ não traduz a pressão que flui nas veias de um rebelde resvalado clamando por teu perdão. Se recusar talvez não seja a solução, mas há misericórdia e esperança em Tuas mãos. A coragem de cair acorda a cor das cordas desencorajadas, e agora, lá do fundo do poço, você pode perceber que aquilo não é nada engraçado, mas a cordial corda da Graça te sustenta e aquele vento de outrora agora dá lugar a uma brisa suave que no meio do silêncio me faz ouvir Tua voz me dizendo que está tudo bem. E tudo que sei até agora é que Tu permaneces bom e isso me basta. Na minha loucura, Tu és o meu remédio, ao dizer que o Senhor é bom, Tu és o sujeito e o verbo, quando quis dizer amém, me mostraste que Tu estás perto e assim sejas Tu tudo que eu quero.

    ¹Tive que digitar o rascunho manuscrito no papel.
    Mais textos de Rabiscos Sem Títulos:

    Escrito por:Vítor Macedo

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo