• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 29 de fev de 2016

    #157 Amor ou Paixão? (Lições extraídas de 1 Coríntios 13)

    1 Coríntios 13 é um dos capítulos mais conhecidos de toda a Bíblia. Referenciado sempre em textos que falam sobre o amor, com este não será diferente. De início, o capítulo 13 de 1 Coríntios encontra-se (obviamente) entre os capítulos 12 e 14 em meio a uma dissertativa feita pelo apóstolo Paulo enfatizando a importância do amor frente a outros dons e habilidades que talvez possam impressionar a maioria das pessoas, inclusive, nos capítulos iniciais da epístola, Paulo repreende veementemente práticas egoístas na igreja de Corinto. Com isso em mente, vamos aos versos (referenciados como sobrescritos):

    “¹Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. ²E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, se não tivesse amor, nada seria. ³E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8O amor nunca falha.”
    {1 Coríntios 13:1-8a}

    (P.S.: Tente analisar teus sentimentos de maneira impessoal, mas com base na própria Palavra de Deus. Em determinados trechos optei por deixar alguns verbos no gênero feminino, mas nada que altere a interpretação de leitura das mulheres.)

    Versos 1 a 3: Atitudes louváveis, grandiosas ou impressionantes que atraem a atenção das pessoas, quando feitas com intuitos de autossatisfação ou de reconhecimento humanitário (sem amor) são comparadas a nada. Se eu me arrisco para chamar a atenção das pessoas (não para fazê-las felizes, de fato, mas para atrair os olhos dela para mim), estou sendo egoísta. E se não há amor, nada feito. O amor é o ingrediente especial para tornar épica uma ação qualquer, por mais simples que ela possa parecer (conforme Colossenses 3:14).

    Verso 4: O sujeito que ama sofre para ver sua amada feliz e não vê problema nisso; é bondoso e agradável por pensar mais em circunstâncias que a favoreçam do que a si mesmo; não inveja, afinal ver sua amada realizada e feliz em sua companhia é sua felicidade também; não a trata como uma qualquer, de maneira displicente e desatenciosa; e não se ensoberbece porque sabe que “seguir tudo à risca” não é e nunca será o suficiente. Quem ama não se vangloria pelas atitudes amorosas e cortesia com que trata sua amada.


    Quando é amor tudo novo se faz - Diferença entre amor e paixão - Analisando Interpretação 1 Coríntios 13

    Verso 5: No amor existe respeito, não se rompe princípios, um entende a situação do outro. Quem ama não insiste em situações que beneficiem apenas a si mesmos, mas constrangem e ferem a quem se ama; pensa mais em como sua amada se sentirá do que ele mesmo diante de diversas circunstâncias. O amor é racional (não é cego!), e mesmo nos momentos de tensão é prudente e manso. Quem ama perdoa, nunca duvida, confia! Sabe que para tudo há uma explicação e não acha que tudo deve ser interpretado ao seu próprio modo.

    Verso 6: Quem ama não encobre erros. De maneira prudente, sempre está pronto para ensinar, corrigir e aconselhar com amor. Honrar a Deus e viver como Sua palavra ordena é prioridade.

    Versos 7 e 8: Referências para quem se vê sem forças para lutar por quem se ama. Diante de situações aparentemente desfavoráveis, creia na verdade desses versos. O amor TUDO SOFRE (a dor das situações é o mínimo quando comparados à força do amor), TUDO CRÊ (mantém a fé e a esperança a todo custo), TUDO ESPERA (o tempo não importa quando a intensidade é maior), TUDO SUPORTA (porque o amor é maior que tudo). Amar vem de Deus, Deus é amor. É por isso que o amor é eterno; Deus é eterno. Ele nunca falha.

    Que o Eterno te abençoe e te guarde.
    Deus é bom! =]
    Mais textos de Edificação:

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo