#332. Tiago: A Verdadeira Fé

Espalhe este texto!

#332. Tiago: A Verdadeira Fé

Res non verba. Mais do que palavras, uma verdadeira fé se mostra na prática. O comportamento cristão nada mais é do que viver como Jesus viveu.

Muitos pensam que a vida cristã restringe-se a uma “lista de pode e não pode”, e compará-la a isso seria um desatino. Infelizmente, muitas pessoas – cristãs e não-cristãs – têm uma visão distorcida do cristianismo e do que é servir a Deus. A chave para desconstruir falsos ensinamentos sempre esteve na Palavra de Deus, nosso manual de conduta, nossa regra de fé e prática. Aliás, essas três palavras (conduta, fé e prática) sintetizam bem o conteúdo do livro de Tiago, que, diferente de outras cartas do Novo Testamento, não expõe doutrina. Em vez disso, o autor adverte e exorta, incisiva e categoricamente, todos aqueles que, de fato, vivem para honrar o Senhor Jesus e Sua Palavra.

Yeshua!

A propósito, identificar quem é o “Tiago” que redigiu essa carta pode ser a dúvida de muita gente. Com base no material pesquisado para a redação deste texto, o autor desse livro é Tiago, irmão de Jesus, e não nenhum dos dois apóstolos que tinham o mesmo nome: nem o Tiago Boanerges nem o outro Tiago, filho de Alfeu. Tiago, o autor da carta, liderou a igreja em Jerusalém por vários anos (veja Atos 15), por isso acredita-se que ele tenha escrito o livro homônimo do Novo Testamento.

Quanto ao conteúdo da carta, já deu para perceber que ela aborda questões práticas através de uma série de imperativos. Os principais temas abordados por Tiago dizem respeito a viver o que se aprende na Palavra, a não apenas pregar, mas praticar o que se prega, o que, de acordo com Sua epístola, inclui:

1. Ter paciência e perseverar em meio às provações, pois elas nos levam a um processo de amadurecimento (Tg 1:2-4 e 5:7-11).

2. Orar por sabedoria e demonstrá-la na prática, como quem pensa nas coisas do alto, e não nas terrenas (Tg 1:5 e 3:13-18).

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." – Tiago 3:13-18

3. Orar com fé, pois é ela que torna a oração eficaz (Tg 1:6-8 e 5:13-18).

4. Dar atenção aos pobres sem, necessariamente, discriminar os ricos (Tg 1:9-11 e 1:27-2:13).

5. Entender que tudo o que vem de Deus é bom, e que nossos erros são culpa nossa, não dEle (Tg 1:12-18).

6. Agir com discernimento e prudência em todo nosso proceder – sempre levando em consideração o que a Palavra nos ensina –, atentando-nos para o que ouvimos e para o que falamos (Tg 1:19-26, 3:1-12 e 5:12).

7. Distinguir uma simples crença de uma fé genuína. A fé verdadeira precisa ser acompanhada por obras e colocada em prática – aqui é importante destacar que não somos justificados por nossas obras, mas somos justificados para efetuá-las (Tg 2:14-26).

8. Evitar discórdias e buscar viver em paz uns com os outros (Tg 4:1-12).

9. Não confiar em riquezas e nem pensar que, por se ter muito, deve-se oprimir quem tem menos (Tg 4:13-5:6).

10. Saber que aqueles que corrigem e reconduzem os desviados livrou uma alma da morte (Tg 5:19-20).

Viu só? Fé é mais do que uma mera confissão verbal. A verdadeira fé envolve movimento, envolve ação! Envolve uma vida nova baseada no que se crê! Se dizemos ter fé em Jesus, vivamos como Jesus! 

"Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração." – Tiago 4:8 (NVI)

REFERÊNCIAS:

Fee, G., & Stuart, D. (2013). Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova. 

Galvão, S. E. de M., Jr. (2009). Visão Geral da Carta de Tiago. Fonte: Biblioteca Bíblica: https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/04/visao-geral-da-biblia-carta-de-tiago.html
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.