#242. Você ainda se lembra de onde Deus te tirou?

Espalhe este texto!

#242. Você ainda se lembra de onde Deus te tirou?

Do que mais você se orgulha? Pense nas coisas que você tem e já viveu e são, de fato, coisas extraordinárias, fora do comum... coisas que ainda que simples expressam um sorriso em teu rosto só de pensar nelas.

A propósito, Deus me tirou do pó. E você?!

A história central da Bíblia é o relacionamento do Senhor Deus com nós, humanos pecadores, através de Seu Filho, Jesus. Tudo, absolutamente tudo na Palavra gira em torno de Cristo. Tudo é sobre Ele! É legal perceber que em se tratando de um Deus perfeito, Ele fez questão de deixar registrado que os homens ali expostos têm histórias semelhantes às nossas: histórias de seres humanos, não de deuses, super-heróis ou pessoas fora do comum, mas pessoas que foram separadas pelo próprio Deus para uma missão em especial. Eles nem sempre eram exemplares no que julgamos exemplar, mas eram escolhidos de Deus, o que dá outro tom à história. Veja alguns exemplos:

Gideão era covarde, mas Deus fez dele um juiz valente.
Paulo, um assassino, foi escolhido por Deus para pregar o Evangelho aos gentios.
Pedro era esquentadinho, mas Deus fez dele um pescador de homens.

Isso sem falar de Davi, Elias, Jonas, Jacó, Abraão, Mateus, Tomé, Raabe e tantos outros que tiveram um passado vergonhoso, mas um futuro brilhante após Deus intervir em suas histórias. Atente-se, ainda, para a própria definição que o profeta Isaías deu a respeito de Cristo:

“Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” – Isaías 53:3
Se você relacionar essa passagem de Isaías e outros trechos da Palavra que trazem a humanidade de Jesus à tona, você verá que Ele foi o oposto do conceito que todos tinham de um herói ideal: desprezado, sofreu nas mãos dos que o crucificaram da mesma forma que muitos discípulos Seus, os mártires cristãos, durante toda a História morreram por amá-Lo e espalharem Seu amor e Sua Palavra.

Em se tratando de ficção, não sei se você costuma acompanhar as histórias de alguns super-heróis, visto que filmes sobre eles estão em alta, mas vamos trazer alguns exemplos que se encaixam na temática deste texto:

Nas HQs do Shazam!, Billy Batson é um adolescente de 14 anos com uma história de vida difícil, mas que, ainda assim, conseguiu manter o caráter e não teve, digamos, um desvio de caráter. Por se manter firme, mesmo quando tinha motivos para se tornar um jovem rebelde, ele é escolhido por um mago para receber super-poderes de heróis lendários da Antiguidade [inclusive a sabedoria de Salomão, embora o veja como uma lenda no sentido figurado! =].

Outra história é a de Scott Lang, um ex-penitenciário bastante esperto que diante de motivos tais, poderia ser (e foi) recriminado por muitos, mas por sua perícia e visão de mundo peculiar, foi escolhido por um cientista para se tornar o Homem-Formiga (e, certamente, será peça-chave na derrota de Thanos no próximo filme do Universo Cinematográfico da Marvel).

Por fim, cabe ainda a história do Capitão América: um super-soldado que antes de passar pelo experimento que lhe concedeu habilidades sobre-humanas, era um menino magrelo que não tinha chances algumas de servir no exército norte-americano, mas tinha algo que nenhum dos outros recrutas tinha: coragem! Por ser destemido, o jovem Steve Rogers foi escolhido por um cientista para participar do experimento supracitado e se tornou o Capitão América.

No meio de todas essas histórias, tanto as dos quadrinhos quanto as da Bíblia que alguém (um mago, um cientista, ou, em nosso caso, Deus) confiou algo de valor a alguém que antes foi rejeitado e tinha todo o descrédito do mundo ao seu redor. Essas histórias se parecem com a minha e com a tua história, porque é assim, como nos diz a Palavra em 1 Coríntios 1:27-28:

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;”

Retornando à pergunta do início do texto, já sabe do que é que mais você se orgulha? Compare o que você tem como resposta com a continuação dos versos finais de 1 Coríntios: Deus escolheu as coisas loucas a fim de que nenhuma carne se glorie perante ele (v29), afinal vem dEle o querer e o operar! Nada é mérito nosso; tudo é dEle, por Ele e para Ele! A glória é toda dEle seja qual for a coisa mais épica que achemos que foi feita por nossas mãos.

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” – Jeremias 9:23-24

E que conste: que o teu maior orgulho seja pertencer, conhecer e prosseguir em conhecer a Cristo, porque quanto mais você O busca e O conhece, mais sabe que tem muuuuuuuito mais a buscar e conhecer. Não tínhamos crédito algum. Tínhamos uma dívida que não conseguiríamos pagar, mas Ele nos amou e Se entregou por inteiro para nos ter com Ele. E aí, topa fazer o mesmo?

A propósito, Deus me tirou do pó. E você?!

"Às vezes, são aqueles que menos esperam que fazem as coisas que ninguém imagina." - Alan Turing (O Jogo da Imitação) | Não estamos falando de progressismo!

Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.