#269. Gênesis: O Princípio

Espalhe este texto!

#269. Gênesis: O Princípio

Existe um Criador. Vamos conhecê-Lo?

Deus traz todas as coisas à existência e cria tudo do nada! Gênesis trata da criação divina, da rebelião humana e da busca de Deus por nos redimir. Além de retratar o começo do mundo, Gênesis traz histórias de recomeços: da criação um povo eleito, da redenção, da reconciliação e do relacionamento de Deus com uma humanidade pecadora, o que Ele faz apesar das falhas do povo e das circunstâncias, quer sejam elas boas ou ruins.
“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.” – Salmos 19:1-3; 33:6-9

Em Gênesis, vemos Deus escolher o mais jovem, o mais fraco ou o mais improvável para levar adiante Sua promessa e Seus propósitos: ao invés de escolher os primogênitos Caim, Ismael, Esaú ou Rúben (ainda que Ele não lhes desamparou), Ele chama Sete, Isaque, Jacó e Judá e lhes faz promessas a fim de que Ele lhes seja seu Deus e eles sejam Seu povo.

Veja também que a descendência advinda dessa promessa foi gerada por mulheres antes estéreis: Sara gerou a Isaque, que casou-se com Rebeca, que gerou Jacó, que casou-se com Raquel, que gerou José e Benjamim. Na verdade, por toda a Bíblia, você vê Deus pegando pessoas improváveis e fazendo coisas formidáveis através da vida deles, a fim de manifestar todo Seu poder e glória.

Gênesis: O Princípio

Outro ponto chave é que os escolhidos de Deus não devem sua escolha a seu próprio caráter ou resquício de bondade. De fato, seus defeitos são expostos escancaradamente em Gênesis: Abraão e Isaque mentem (Gn 12:10-20; Gn 26:1-11); Jacó tinha uma família bagunçada e uma história repleta de trapaças; e Judá, que além de não cumprir com sua palavra, se envolveu com sua nora, sem saber que ela estava disfarçada de prostituta (Gn 38).

Apesar das falhas desses homens e das limitações daquelas mulheres, Deus os escolheu incondicionalmente e fez com eles um pacto de que eles seriam uma nação santa, o Seu povo, propriedade particular dEle. Essas pessoas, totalmente improváveis e falhas, confiaram em Deus e em Sua promessa de que eles seriam o seu povo – um povo de quantidade imensurável – e de que herdariam a terra à qual Deus prometeu que lhes daria e que antes estiveram como estrangeiros.

Por fim, mas não menos importante: Já em Gênesis, mais especificamente em Gn 3:15, temos a primeira promessa de que um homem, um dia, esmagaria a cabeça da serpente. É esse Homem a quem chamamos de JESUS!
“Deus é o Protagonista último - o que se aplica a todas as narrativas bíblicas. Esta é, acima de tudo, a história dEle.” – Fee & Stuart, 2013

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.