#273. Deuteronômio: O Lembrete

Espalhe este texto!

#273. Deuteronômio: O Lembrete

Não se esqueça do que Deus fez. Nunca se esqueça de quem Ele é.

Deuteronômio é uma repetição da aliança de Deus para uma nova geração de israelitas que logo em breve conquistariam a Terra Prometida. Na peregrinação de Números, toda a geração que saiu do Egito (com exceção de Josué e Calebe) pereceu no deserto, havendo, então, a necessidade de repetir e expor a Lei do Senhor à nova geração antes que eles entrassem em Canaã, lembrando-lhes do que sobreveio à geração anterior e conclamando toda aquela nova geração à obediência, visto que tudo dependia do obedecer. Tudo, exatamente tudo!

Deuteronômio: A Repetição

O cerne do livro é a incontestabilidade de que só existe um Deus e que através de um compromisso e obediência absoluta, devemos conhecê-Lo e amá-Lo de todo o nosso o coração, alma e entendimento.
“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” – Deuteronômio 6:4-5

Quando o povo de Israel estava sendo desprezado no Egito, o Senhor os amou primeiro. Toda a promessa que Ele havia feito a Abraão está prestes a se cumprir e tudo isso gira em torno do amor e da fidelidade dEle.
“O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.” – Deuteronômio 7:7-8

Deuteronômio é um livro de lembretes. Lembretes de que Deus, em Seu amor, cumpre com Suas promessas. É um livro que recorda o passado vislumbrando o futuro. A Terra Prometida, por ora, estava sob o controle dos cananeus, mas em breve seria dos israelitas. Lembretes insistentes para que Israel destruísse completamente qualquer rastro ou sinal de idolatria e andasse em obediência e amor ao Deus que os redimiu. Esse mesmo Deus habitará entre eles, portanto eles devem sempre colocá-Lo em primeiro lugar.

Em Deuteronômio, encontramos também:

1. As citações que Jesus fez durante a provação no deserto. Compare Mateus 4:1-11 e Lucas 4:1-13 com Deuteronômio 8:3, 6:16, 6:13 e 10:20.

2. A lei de pendurar no madeiro aquele que fosse condenado à morte. Compare Gálatas 3:13 com Deuteronômio 21:22-23.

3. Uma profecia sobre um grande profeta que havia de vir, profecia esse que, certamente, referia-se a Jesus! Veja Deuteronômio 18:15-19 e Atos 7:37-38.

Referências:

(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.

(2) Site Desfazendo Contradições - www.dc.golgota.org.
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.