#63. Somente uma motivação

Espalhe este texto!

#63. Somente uma motivação

Motivação | Tua Visão | Por que servir a Jesus? | Por que obedecer a Deus?Por que servir a Deus? Por que obedecê-Lo? Por que ir à igreja? Por que orar todos os dias? Por que buscar conhecer a Deus diariamente através de Sua palavra e de um relacionamento com Ele? E por que tantas perguntas? [Risos! =] Resumindo: Qual tem sido a nossa motivação em buscar a Deus?

01. A recompensa ou o recompensador?

Houve um tempo em que quando eu tinha a oportunidade de aconselhar alguns irmãos a permanecerem na igreja, eu dizia mais ou menos o seguinte: “Vai valer a pena. A recompensa está no céu. Imagine as pessoas que forem para o inferno, passando por um sofrimento que nunca terá fim. Ao contrário do céu! Imagine viver toda a eternidade com Deus, isso nunca vai acabar!”

Mas, hoje costumo dizer diferente disso. É claro que Jesus recompensará a todos que forem fiéis a Ele até o fim, porém a nossa motivação não pode ser as bênçãos lá no céu, mas sim o próprio Jesus! Digo isso dessa forma: “Todo mundo estava condenado a morrer e ir para o inferno, sem uma segunda chance para poder se arrepender e tudo isso por causa da falha de duas pessoas (Adão e Eva), mas aí vem Jesus, Todo-Poderoso, soberano, criador do universo e não quer ver isso acontecer. Ele (por amor incondicional e infinito) escolhe vir à terra como homem de carne e passa por aquele sofrimento todo! Foi humilhado, esbofeteado, crucificado sem necessidade (entre aspas), porque aquele castigo era nosso e não dele! Ele não precisava passar por aquilo tudo, mas por nos amar de uma forma extraordinária, Ele escolheu a vontade de Deus e nos salvar, nos dar uma nova vida, nos dar a salvação! É amor demais para vivermos para nós mesmos! Não vale a pena uma vida onde eu quero meus próprios interesses, mas vale a pena quando vivida por Jesus e para Jesus. Essa é a motivação!”

“Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.” {Hebreus 12:2 - NTLH}

Em síntese, não podemos buscar a Deus interessados no que Ele pode nos dar, pois nesse caso o foco estaria nas bênçãos (sejam elas financeiras, materiais, sentimentais ou qualquer outra) e não nEle próprio, mas sim buscar ao Senhor por tudo que Ele é: Um Deus de amor, bondade, misericórdia, compaixão e exaltado em perfeição!

02. Fuja de uma vida mecânica

Mecânica é um ramo da física que estuda o movimento, e na vida é necessário um pouco de mecânica, de ação, porém uma boa parte das pessoas gostam de coisas ou situações automáticas, mas há casos em que isso é preocupante, portanto, tenhamos cuidado com ações mecânicas em nossa vida espiritual. Exemplos: Na igreja, não louve apenas por louvar. (Fuja do louvor mecânico.) Na oração, não ore apenas por orar, nem por obrigação, mas sim por necessidade; É essencial! (Fuja da oração mecânica.) Não vá a igreja só por ir; Tenha o propósito de ir adorar a Deus, de se alimentar espiritualmente. (Fuja da vida cristã mecânica.) Se encararmos essas ações (orar, meditar na Bíblia, ir à igreja) como “obrigações” iremos enxerga-las como um fardo na vida, mas elas não são! Pelo contrário: Quando feitas com amor, com vontade de se conhecer a Deus e de se achegar mais e mais a Ele, acabam por nos fazer enxergar a vida com outros olhos, entendendo que tudo é ilusão e que somente Deus é o verdadeiro sentido da palavra “vida”. \o/ E por último, mas não menos importante, vamos fugir do amor mecânico. Infelizmente há o amor fingido, dito teoricamente, mas que é essencial ser praticado, a começar por mim.

03. É preciso se entregar por inteiro

Deus não nos quer pela metade. Seu Espírito que habita em nós, tem ciúmes de mim e de você (não é um ciúme destrutivo, mas sim um sentido bem maior envolvendo a palavra “cuidado”). Ele nos convida em Sua palavra a nos achegarmos a Ele, e Ele se achegará a nós. Deus nos dá livre arbítrio; Ele não força ninguém a estar com Ele e isso é lindo! O que cabe a nós é caminharmos em direção a Ele, escolher Ele e Sua vontade. Quando fazemos isso o resto é com Ele: Ele nos ajuda a mudar de vida, a crescer e tudo o mais. Imagine (e não apenas imagine) que lindo você ter uma relacionamento a todo instante com o teu Criador, um Deus maravilhoso que se importa intensamente com tua vida mesmo que, talvez, você às vezes pense o contrário. Essa entrega das nossas vidas a Ele depende de cada um de nós e não é apenas por um instante, nem por emoções passageiras, mas a cada dia e com amor. Entenda “entrega” como renúncias diárias por amor a Deus. Até porque só poderemos ser cheios dEle, se estivermos vazios de nós. Há situações dolorosas às vezes, mas tudo isso coopera para o bem daquele que amam ao Senhor com todo seu coração e a paz que você sente é maravilhosa! Não dá para entender, é só sentir! :)

04. E nos momentos de dor?

Na vida cristã, é normal passar (e não permanecer) por momentos de tristeza. Várias pessoas da Bíblia que serviam a Deus passaram por momentos assim, mas o final resultou em glória ao nome do Senhor. Há coisas que acontecem conosco e não entendemos a razão delas acontecerem, mas depois você pode ajudar outras pessoas que podem passar (ou estão passando) pela mesma situação que você. Deus pega situações ruins da nossa vida e transforma em bênçãos. Ele transforma em glória para Ele e, ao mesmo tempo, transforma essas situações ruins em bons aprendizados para nós e, ainda por cima, você pode (e deve) ajudar as pessoas que estão sujeitas a viverem as mesmas situações que você! Ótimo isso! \o/

05. Depois que você tem um encontro real com Jesus, tua vida não dá para ser mais igual

Depois que você passa a conhecer Jesus realmente como Ele é não dá para você ser apenas mais um cristão. Você se apaixona pelo Senhor de uma forma inimaginável! Só provando mesmo para saber como é! Quando você começa um relacionamento com Ele, tudo vai sendo moldado em teu interior: Seu caráter, forma de pensar, de agir, de falar, de tratar as pessoas, mesmo que essas mudanças sejam graduais e aos poucos. Com Jesus, a vida passa a ter outro sentido. Não dá para sentar no banco da igreja e apenas louvar, carregar uma Bíblia ou algo assim mais “limitado”. Tudo passa a ter um significado maior. Você não está mais andando sozinho, você pode conversar com Ele onde quer que seja e até rir junto de coisas que só você e Jesus entendem. Passa a ser um mundo entre você e Ele! Portanto, não entre para a igreja apenas. Ser cristão é muuuuuuito mais do que isso! É uma vida dedicada a Deus, não apenas dentro do templo, mas fora dele principalmente.

“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.” {Jó 42:5}

06. Conclusão

Para finalizar, deixo um trecho da canção “Tua Visão” do Diante do Trono:

“... Nenhuma outra ambição pra conquistar, somente uma motivação de Te agradar.”

Deus abençoe tua vida em nome do Senhor Jesus!

Nota: Texto inspirado pelo Espírito Santo.
[Elaborado em parceria com meu irmão Léo Gomes. =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.