#106. Capítulo 6 [Dez de 2013 - Jan de 2014]

Espalhe este texto!

#106. Capítulo 6 [Dez de 2013 - Jan de 2014]

{Capítulo 6}
Rebeldia
Preciso servir e não ser servido
Quando alguém te pedir para fazer algo pra ela e você disser que não sabe como, pergunte a si próprio: “Se fosse para mim, eu saberia fazer?” Estamos nessa terra para servir. Não reclame se for necessário ajudar alguém, e, mesmo reclamando, faça de boa vontade. Seja tipo um roteador: Conecte-se a Cristo e espalhe Seus sinais de amor. Mais que um Criador você tem um Pai. Escolha honrá-Lo e mais do que escolher na teoria, honre-O na prática.

Usar alguém para te fazer feliz é algo egoísta. Pelo contrário: Faça alguém feliz. O verdadeiro amor dá sem esperar receber. {Via: 1Co 13:5} É melhor chegar e pedir desculpas do que fazer coisas "bonitinhas" para tentar agradar a quem você magoou. Por que mandar indiretas se é mais plausível conversar diretamente com a pessoa seja pessoalmente ou via chat/celular?

Egoísmo é cortar o "nós" para usar o "eu".  Fazer o que Deus te ordena não te faz melhor que ninguém. {Leia: Atos 20:24 e Lucas 17:7-10} As pessoas não precisam saber o que você faz para Deus. Elas precisam saber é que Jesus as ama e que você ama Ele além de belas palavras. Cuidado para você não integrar o grupo das pessoas que veem, mas, não enxergam. Há pessoas que precisam ouvir uma palavra vinda de Deus através de você.

"E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."
{2 Co 5:15}

Rebeldia: A fera freada pelo Leão
Quando se sentir indignado com algo, pare para observar e reter o que for bom, e não para espalhar o que você considera como certo ou errado. Desabafar suas indignações em redes sociais não muda o mundo. Comece mudando sua forma de encarar os fatos. Observe, analise, não se conforme, mas, não critique; Tenha uma postura diferencial. Um bom exemplo vale mais que várias explicações. Radicalize no estilo, radicalize na aparência, mas, não endureça o coração. Não adianta querer mudar o mundo ao seu redor se você não permitir que uma mudança comece e flua dentro de você mesmo. Se você se revolta, mas, não faz nada para melhorar, o que adianta? Nada! Revoltar significa "voltar novamente". Ou seja: Se você não se conforma com algo que está errado, faça o que você pode para melhorar. Mesmo que "aparentemente" não esteja dando resultados positivos, continue tentando. Mova-se, faça valer, não se conforme: Revolte-se! (Ignore a palavra "revolta" no sentido de "confusão", "discórdia" e "desunião".) Não confunda "senso de justiça" com "desaforo". Olhe para Jesus e não para as falhas das pessoas de dentro da igreja. {Via: Hebreus 12:1-3} Cuidado com o que você aprende (e ouve); Não permita que circunstâncias externas ou conflitos interiores alterem negativamente tua essência. Coloque o amor acima das circunstâncias.

Não existe "mais ou menos", não existe "mentirinha", não existe quase. O que existe é um "sim" e um "não". Às vezes, dizer "não" é necessário, tanto para alguém quanto para você mesmo. Controle teus pensamentos e não deixe eles te controlarem. Adore ao Senhor até com teus pensamentos; Que eles sejam agradáveis ao Pai. Não perca tempo com as coisas do diabo. Ele que se exploda! Ocupe-se com as coisas de Deus! Não jogue pérolas aos porcos. Não perca tempo no que não te acrescenta, não adicione zeros à esquerda em coisas que não darão em nada.

E se te pressionarem demais?! O que importa mesmo é o que Deus pensa sobre tua fidelidade a Ele mesmo à toda prova. {Leia: Provérbios 1:10} Se a tentação está grande, corra!! Faça como José {Gn 39:6b-12}. Não aja como aquele jovem tolo que se rendeu ao pecado {Pv 7}. Mesmo tendo a brecha, a decisão de entrar pelas beiradas é sua! Cuidado! Não faça aquilo que é errado mesmo que a maioria esteja fazendo. {Via: Êxodo 23:2}

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." {Provérbios 14:12}

O coração grita: Deus, dá me uma resposta!
Alguma vez você já perguntou a Deus o que Ele quer de ti? Então… Leia Deuteronômio 10:12. Quando você estiver em meio a dúvidas, pare e lembre-se da fidelidade de Deus, do quanto Ele te ajudou quando você já não sabia o que fazer. Situações "desesperadoras" ou ruins servem para você aprender lições positivas e ajudar pessoas que podem passar pela mesma situação. Talvez você tenha se decepcionado em querer tanto algo por agora, mas, não deu! Espere mais um pouco. O que há de vir, virá e não tardará. A tua vontade pode ser passageira, mas, a que procede do coração de Deus é perfeita. É sempre bom lembrar: Não confunda a vontade de Deus que é perfeita com aquilo que você acha que é o melhor para você. Às vezes, a resposta é tão simples, mas, talvez você esteja focando demais no brilho do sol e se esquecendo de contemplar a beleza do céu. Eu não sei de nada, exceto a certeza de que tenho tudo que preciso: Jesus.

Algumas coisas aparentemente estão confortáveis, mas, bem lá no fundo podem ferir sem você perceber. Tenha certo cuidado quando destacarem tuas qualidades. Separe o que é essencial do que é supérfluo. Pessoas que se deixam levar por palavras são persuadidas facilmente. Há momentos em que a razão precisa gritar enquanto a emoção precisa ficar calada. Há também momentos em que a razão precisa se submeter à mensagem de Cristo.

A cada dia, entendo que o Senhor é bom
Não reclame que ninguém te ama, se você ainda não se tocou que Jesus te ama como ninguém! Feche teu coração para a culpa, para o ódio e abra-o para o Espírito Santo. Tentar preencher o vazio do coração com outras coisas a não ser Deus é tipo colar um durex sobre sua própria superfície: Não cola! Você não é apenas mais um ou mais uma. Jesus te ama! Ele se importa com você. Sorria! Deus te ama não por causa das tuas qualidades e habilidades, mas, sim pelo que você é: Uma vida de valor para Ele! Está se sentindo fraco(a)? Não desista! Se entregue ao Pai mais ainda e peça a Ele que te fortaleça. É na fraqueza que a força vem. Deus é bom e não há nada, nem ninguém que prove o contrário. Há momentos em que é preciso se desapegar de câmeras, posts e coisas relacionadas a fim de se achegar mais a Deus. Prefira adorar a Deus com obediência e renúncia do que fazer tua própria vontade. {Via: Oseías 5:4} Não há atalhos para o céu. O lance mesmo é se linkar em Jesus e aguardar o momento em que Ele fará nosso upload.

Agradeça ao Pai por Ele não ter te dado algo que você tanto pediu a Ele no passado e que por Ele ser onisciente, sabia que não te faria bem. A bênção não é mais importante que Deus. Antes de querer receber, se entregue; Antes de pedir, agradeça, pois Ele é tudo que precisamos.

Mudanças, reforma, pensar diferente... Tudo novo se faz
O que mudou em tua vida depois que você teve um encontro com Jesus? Se nada mudou (positivamente), reveja teus conceitos. Pois todo aquele que está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas se passaram e tudo se fez novo! {2 Co 5:17} Há pessoas que detestam mudanças. São do tipo "eu nasci assim e vou morrer assim" e não sabem que mudanças são necessárias na vida humana como na animal em geral. Um belo exemplo é o da lagarta, que passa por uma metamorfose dentro do casulo, onde ela fica um certo período em mudanças, e quando sai já não é mais uma lagarta, mas, sim uma borboleta com asas para voar. Porém, não seja inconstante, nem volúvel; Mude quando realmente for necessário, e para melhor. Já diz o trecho de uma canção da Fernanda Brum: "Às vezes, há momentos de começar a voar em meio a temores."

Frases "bonitas" sem ações e sem amor são tão vazias… Palavras bonitas não impressionam a quem sabe que humildade e sinceridade por si só já são uma bela combinação. Como adorar a Deus sem ter amor? Se você está com as mãos estendidas, louvando a Deus, mas, está "de mal" com alguém, leia Mateus 5:23-25. "Ich liebe dich", "Ya lyublyu tebya", "Watashi wa anata o aishite imasu", "Je t'aime", enfim… O importante é viver além de lindas frases. Muitos descrevem o amor como um sentimento; Prefiro descrevê-lo como uma pessoa: Jesus.

Talvez você quis desistir de seguir a Cristo, mas, Ele não desistiu de você. Você pecou e a vergonha é tanta que você não tem coragem de pedir perdão a Deus? Estar longe dele é bem pior. Se arrependa. Ele é amor. O que tens para dar a Ele? Um coração arrependido? Ele te aceita de volta e te faz viver. Teus pecados, o passado sujo, as acusações que insistem em vir à tona não são maiores que a graça, o perdão, a misericórdia e o amor do Pai.

Tente um pouco mais
Planeje e aja silenciosamente. Espalhar projetos não é uma boa ideia. Se for espalhar, espalhe bons resultados! Enquanto Deus age naquilo que é impossível a nós, precisamos nos mover! Atitude, guerreiro(a)! Há ocasiões em que você precisa correr (tipo em situações ruins) e em outras, é preciso um passo de cada vez. Seja paciente. O fato de não ser fácil, não é desculpa para não tentar. Quando você tiver a vontade de aprender ou fazer algo e achar que é difícil, tente ao menos. O cérebro costuma aprender certas coisas por repetição, e repetição envolve práticas. Nunca se ache autossuficiente. Sozinho não dá para aprender nada! Você vai precisar da ajuda de alguém, seja diretamente ou indiretamente. Em resumo: Tente. Se errar, continue tentando. Lembre-se que o cérebro aprende por repetição. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Foco, determinação e o mais importante: Seja humilde.

Que teu coração incendeie diariamente por amor a Deus ao ponto de você entregar tua vida por inteiro a Ele.

Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde em nome do Senhor Jesus. =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.