#279. 1 Reis: Da Ascensão ao Declínio

Espalhe este texto!

#279. 1 Reis: Da Ascensão ao Declínio

Você tem deixado que bens, desejos ou outros relacionamentos tomem um lugar no teu coração que deveria ser de Deus? Não se afaste dEle nem deixe de honrá-Lo e servi-Lo por conta de nada nem ninguém!

Após a morte do rei Davi, seu filho Salomão assume o trono dando prosseguimento ao período monárquico de Israel. Dos 22 capítulos de 1 Reis, 11 tratam do reinado de Salomão e os outros 11 tratam dos reis que o sucederam e da consequente divisão da nação em Reino do Norte (Israel, com a capital em Samaria) e Reino do Sul (Judá, com a capital em Jerusalém).

Salomão foi o homem mais rico do seu tempo e o mais sábio que já existiu. Foi ele quem construiu o Templo em Jerusalém para que o povo se reunisse para adorar ao Senhor. Entretanto, ao construir seu palácio e envelhecer, parece que ele não sabia o que era honrar a Deus nem reconhecer pessoas que lhe ajudaram. Junto a isso, Salomão impôs tributos elevados e trabalho escravo (leia 1Sm 8:11-18 e 1Rs 5:13-18; 12:4), criando, assim, brechas para que o povo, em um futuro próximo, se dividisse.

1 Reis: Da Ascensão ao Declínio

Apesar de todo esse esplendor e grandeza, Salomão abandonou a Deus e seguiu deuses pagãos no fim de sua vida, muito diferente de seu pai, Davi, que apesar das falhas cometidas, sempre teve um coração temente e fiel ao Senhor. Após sua morte, Israel agora estava dividido entre o povo do norte e o povo do sul, cada qual com um rei – reis esses cuja maioria era demasiadamente idólatra e desobediente à aliança com o Senhor, levando o povo para longe de Deus.

Nas páginas de 1 Reis, aprendemos ainda sobre o quanto pessoas podem nos influenciar negativamente e o quanto estamos suscetíveis a estagnar após algo muito positivo nos acontecer. Veja alguns exemplos:

1 – Salomão, como supracitado, teve um reinado brilhante, contudo, ao se envolver com mulheres estrangeiras que não conheciam ao Senhor, se afastou da Presença do Santo dos Santos. Sua enorme sabedoria não lhe conferiu invulnerabilidade à queda.

2 – Roboão foi aconselhado pelos anciãos a tratar o povo com prudência, mas em vez disso, ele tomou o conselho dos seus amigos e fez exatamente o oposto do que os anciãos lhe advertiram: se Salomão escravizou o povo, o rei Roboão lhes escravizou muito mais. Sua fala foi o estopim da divisão de Israel.

3 – Um homem de Deus profetizou contra o altar de Jeroboão e após transmitir essa mensagem, ele deveria seguir adiante e não voltar pelo mesmo caminho por onde ele veio, porém enquanto estava assentado debaixo de um carvalho, foi enganado por um velho profeta e voltou pelo mesmo caminho por onde ele não deveria retornar, desobedecendo, assim, à palavra do Senhor. Seu fim foi triste, sendo morto por um leão como você pode conferir com mais detalhes neste estudo.

4 – Após desafiar 400 profetas de Baal e mostrar-lhes que só existe um Deus, o profeta Elias se viu ameaçado de morte pela rainha Jezabel, o que o fez fugir e se esconder em uma caverna na tentativa de manter-se vivo. Ataques desse tipo são possíveis a todos aqueles que buscam honrar ao Senhor, e é por isso que devemos manter-nos vigilantes e firmes na fé em todo tempo porque é Ele quem nos dá o socorro e refúgio em tempos de angústia.

5 – Dentre os reis idólatras e desobedientes de Israel, temos o rei Acabe. Ao se casar com Jezabel, ele levantou um altar a Baal e passou a servi-lo, obrando de modo mais horrendo do que todos os reis de Israel que foram antes dele. Acabe também não aceitava ser contrariado, apesar de ele ser volúvel diante de sua esposa, Jezabel. Prova disso é que ele tinha como desagradáveis as mensagens que o profeta Micaías anunciava e se viu embirrado diante da recusa de Nabote em vender sua vinha (essa atitude de Nabote é exemplar para nós, pois nosso relacionamento com o Senhor e Suas verdades são inegociáveis).

Em suma, 1 Reis nos ensina a não nos conformarmos. A aliança com o Senhor e a liderança de um povo exige compromisso, intimidade, fidelidade, perseverança em segui-Lo e obediência até o fim a Ele. Não é fácil, mas uma coisa é certa: da mesma forma que o Senhor está conosco em tempos de monte, Ele está conosco em tempos de vale. Errar, erramos quase que o tempo todo, mas Ele permanece sempre muito bom e disso não tenha dúvidas.

Referências:  
(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013.  
Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.