#278. 2 Samuel: Entre Forças e Fraquezas

Espalhe este texto!

#278. 2 Samuel: Entre Forças e Fraquezas

A obediência parece caminhar ao lado da responsabilidade. É como Jesus disse: a quem muito for dado muito mais será cobrado.

Como rei, Davi demonstrou obediência a Deus e serviu de bom grado ao povo, o que lhe conferiu a simpatia e admiração de todo o povo de Israel, embora, mais importante que isso, é a sua sensibilidade em ouvir a voz do Senhor e a busca por obedecê-Lo sempre. A segunda parte do livro de Samuel trata dos sucessos e dos problemas dele – o rei Davi – um homem segundo o coração de Deus, humilde, ousado e sempre em oração ao Senhor, mas que por conta de seus pecados, sofreu consequências da mesma forma que todo ser humano está propenso a passar.

Lições dos acertos de Davi:
1. A vingança pertence ao Senhor. É necessário entender que há coisas com as quais não devemos nos preocupar. Se pessoas nos perseguem, não devemos retribui-las com o mal, mas com o bem, através do perdão (2Sm 16:5-13 e 2Sm 19:15-23).

2. Atribua glória a Deus sempre! Reconheçamos que somos vulneráveis e que sem Ele em nossas batalhas, estaríamos perdidos! Obediência, adoração e gratidão a Ele sempre! (2Sm 22)

3. Manter-se fiel ao que se prometeu e à palavra dita. Não esquecer do cuidado que outras pessoas demonstraram conosco no passado (ou até mesmo em situações atuais) é muito importante – isso também implica em saber ouvir e ponderar determinados conselhos daqueles com os quais podemos contar –. Deus, constantemente, usa pessoas para cuidar de nós e retribuir esse cuidado em momento oportunos é de suma importância (2Sm 9 e 2Sm 19:31-39).

Lições dos erros de Davi:
1. Todos nós somos suscetíveis às tentações e à queda. Sob hipótese alguma, confie em si próprio, mas, sim, na graça! Esteja sempre em oração e vigilância! (2Sm 11:1-2)

2. É muito fácil condenar com veemência a situação de outros quando fechamos os olhos para nossos próprios delitos. O fato é que não há um justo, nem um sequer! (2Sm 12:1-14)

3. Pecados ocultos podem ter consequências escancaradas. O momento de infidelidade de Davi veio na forma de um adultério e de um homicídio sucedido por conflitos entre irmãos e incesto (2Sm 12:11 e 2Sm 13-20).

4. Não confie em números nem em tua própria força, como supracitado. Por mais que Davi soubesse que era Deus quem lhe garantia a vitória, ele ordenou um censo a fim de vislumbrar o quão forte era seu exército. Foi um vacilo que vez ou outra cometemos quando diante das coisas “legais” que fazemos, nos achamos os tais. Fiquemos espertos quanto a isso também (2Sm 24).


2 Samuel: Entre Forças e Fraquezas

Concluindo este texto sobre 2 Samuel, um destaque para a pessoa mais importante da linhagem de Davi: o Rei Jesus, Ele que uniu povos, venceu o inimigo e em triunfo breve voltará! =]

“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lucas 1:31-33)

E nos próximos textos, aprenderemos como a continuação do período monárquico acontece na história de Deus e quais implicações esse período trouxe para Israel e para a nossa vida hoje.

Referências: 
(1) FEE, Gordon; STUART, Douglas. Como ler a Bíblia livro por livro: um guia de estudo panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2013. 

Os outros textos que tratam da visão geral de cada um dos 66 livros da Bíblia podem ser encontrados aqui.
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.